Curso Online de Política Nacional de Alimentação e Nutrição e Órgãos que fiscalizam a segurança alimentar

Curso Online de Política Nacional de Alimentação e Nutrição e Órgãos que fiscalizam a segurança alimentar

Esse curso apresenta as frutas regionais da região norte, sul, sudeste e centro oeste. O Brasil apresenta uma grande riqueza natural, ...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 5 horas


Por: R$ 30,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

Esse curso apresenta as frutas regionais da região norte, sul, sudeste e centro oeste.

O Brasil apresenta uma grande riqueza natural, o que inclui frutas variadas e abundantes em nutrientes essenciais ao organismo. A riqueza de vitaminas e minerais apresentada por essas frutas é explorada inclusive pela indústria cosmética, que busca na natureza substâncias cada vez mais poderosas para o fortalecimento dos cabelos e a saúde da pele.

Empresa Brasileira de Ensino Técnico que fornece cursos em diversas áreas. Utilizando de uma linguagem clara e objetiva temos o intuito de facilitar o acesso ao conhecimento.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • POLÍTICA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO (PNAN)

  • O Programa Nacional de Alimentação e Nutrição foi aprovado em 1999, com o objetivo de respeitar, proteger e prover o direito das pessoas a alimentação e saúde.

    Para garantir esse direito, o Programa apresenta normas e diretrizes para a melhoria das condições de alimentação.
    Visa promover a população uma melhoria da saúde, através de novas práticas alimentares e prevenção à doenças relacionadas a nutrição e alimentação.

    Programa Nacional de Alimentação e Nutrição

  • Os hábitos alimentares da população brasileira é importante alvo de discussão. Quando citamos Nutrição no Brasil verificamos deficiência de nutrientes como a Vitaminas A e o ferro e o consumo excessivo de Sal.

    Programa Nacional de Alimentação e Nutrição

    Nutrição no Brasil

  • O Sistema Integrado de Diagnose e Recomendação (DRI’s) é reconhecido por produzir diagnósticos nutricionais detalhados, tornando possível a redução de custos de produção, aumento da produtividade agrícola e redução dos impactos ambientais em relação ao cultivo dos alimentos.

    Em alguns estados brasileiros à escassez da Vitamina A, devido a mesma ser consumida abaixo da quantidade recomendada pelas DRI’s.

    Programa Nacional de Alimentação e Nutrição

    Nutrição no Brasil

  • A vitamina A é encontrada em grande concentração em frutas, legumes e vegetais.

    A deficiência da Vitamina A no organismo ou Hipovitaminose A pode causar doenças como a cegueira e até a morte. O Programa Nacional de Alimentação e Nutrição está sempre atento a essas questões para tentar solucioná-las.

    Programa Nacional de Alimentação e Nutrição

    Nutrição no Brasil – Vitamina A

  • A deficiência de ferro é outra questão de grande preocupação para os profissionais da saúde. Há no Brasil, crianças anêmicas, ou seja, suas hemoglobinas no sangue estão abaixo do normal, devido a carência de um ou mais nutrientes essenciais. As anemias podem ser causadas por deficiência de vários nutrientes como ferro, zinco, vitamina B12 e proteínas.  A Anemia mais comum é a Ferropriva, causada por deficiência do ferro, mais frequente em mulheres gestantes.

    Programa Nacional de Alimentação e Nutrição

    Nutrição no Brasil – Ferro

  • O consumo de sal em excesso pode levar ao aumento da pressão arterial, doenças cardiovasculares, derrames e acidente vascular cerebral. A Organização Mundial da Saúde recomenda que o consumo diário de sal não exceda a seis gramas por dia, que equivale a uma colher de chá.

    Programa Nacional de Alimentação e Nutrição

    Nutrição no Brasil – Sal

  • Vale lembrar que grande parte dos idosos no Brasil tem a Hipertensão associada a doenças crônicas e não transmissíveis.

    Em algumas regiões, principalmente Norte e Nordeste, há casos de pessoas com a doença de Bócio, causada pela deficiência de iodo (encontrado no sal).

    Programa Nacional de Alimentação e Nutrição

    Nutrição no Brasil – Sal

  • O Programa Nacional de Alimentação e Nutrição é um auxílio para as pessoas que não possuem fácil acesso aos profissionais da área da Saúde. Devemos estar sempre atento para garantir esse direito.

    Programa Nacional de Alimentação e Nutrição

  • 1 - Organização da atenção nutricional

    Essa diretriz verifica e analisa quais as deficiências, em termos de alimentação, existem no Brasil, quais as doenças causadas por alguma deficiência nutricional e quais são seus níveis de gravidade formas de tratamento.

    Programa Nacional de Alimentação e Nutrição

    Diretrizes do Programa

  • 2 - Promoção da alimentação adequada e saudável

    Caracteriza-se em ofertar a todos informação e acesso a uma alimentação rica em nutrientes, prevenindo doenças e melhorando a qualidade de vida de todos.

    Programa Nacional de Alimentação e Nutrição

    Diretrizes do Programa


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 30,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • Órgãos que Fiscalizam a Segurança Alimentar