Curso Online de A História da Matemática e sua importância para a Física

Curso Online de A História da Matemática e sua importância para a Física

Este curso começa fazendo um resgate histórico da Matemática, evidenciando sua evolução ao longo dos tempos para atender necessidades cot...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 4 horas


Por: R$ 29,90
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

Este curso começa fazendo um resgate histórico da Matemática, evidenciando sua evolução ao longo dos tempos para atender necessidades cotidianas das pessoas, bem como apresenta a Matemática como uma ferramenta para entender as outras Ciências, em especial a Física.

Bons estudos!

Possui graduação em Matemática Licenciatura Plena pela Universidade de Passo Fundo (2003). É especialista em Matemática pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2009). É Técnico em Informática na Formação de Instrutores pelo IFRS - Campus Bento Gonçalves (2013). É especialista em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica pelo IFES Campus Espírito Santo (2021). Ver currículo completo na Plataforma Lattes em http://lattes.cnpq.br/9042427482150723 Todos os cursos do autor estão no endereço a seguir. Copie o endereço e cole-o em seu navegador. http://www.buzzero.com/autores/rubie-giordani?a=rubie-giordani Contato com o autor: rubiegiordani@gmail.com



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • A História da Matemática

    Professor Rubie José Giordani

  • Sumário

    Objetivos do curso
    Introdução
    História da Matemática
    A aplicação da Matemática na Física
    Considerações finais
    Referências bibliográficas

  • Objetivos do curso


    Apresentar um histórico da Matemática e apresentá-la como ferramenta para entender as outras Ciências, em especial a Física.

  • A História da Matemática:
    sua importância para o estudo
    das ciências, em especial a Física

  • Introdução

    Este curso começa fazendo um resgate histórico da Matemática, evidenciando sua evolução ao longo dos tempos para atender necessidades cotidianas das pessoas, bem como apresenta a Matemática como uma ferramenta para entender as outras Ciências, em especial a Física.
    Bons estudos!

  • A História da Matemática

    A ideia de que o homem é um ser intelectualmente evolutivo é irrefutável. Porém, por mais avançada que seja uma geração, seja em termos científico ou empírico, teve de partir de ideias simples ou da necessidade de resolver um problema prático do cotidiano.
    Se por um lado com a Matemática não foi diferente, por outro, fica um tanto difícil de imaginar quando e onde realmente as primeiras tentativas de seu uso ocorreram.

  • Segundo Howard Eves, ao retroceder-se no tempo, nota-se evidências do uso da Matemática nas deduções geométricas de tales de Mileto, por volta do ano 600 a.C.
    Na obtenção de fórmulas de mensuração feitas pelas civilizações pré-helênicas da Mesopotâmia e do Egito, entre outras. Porém, pode-se considerar que a mais antiga forma de Matemática, foram os primeiros esforços que o homem primitivo realizou na tentativa de sistematizar os conceitos de grandeza, forma e número.

  • O que possibilitou o surgimento do processo de contar. Nessa necessidade, não foi muito difícil para o homem primitivo reconhecer quantidades maiores e menores, o que deu origem à ideia de mais e menos em certa quantidade de objetos.
    Junto com a evolução intelectual do homem, veio a redução dos grupos nômades e a criação das comunidades, o que permitiu, além da caça e coleta de frutos, a domesticação de animais.


  • A necessidade de controlar o rebanho se tornou evidente e como uma correspondência verbal entre as quantidades ainda não havia sido definida, houve a necessidade de fazer uma correspondência material entre as quantidades, como diz Howard Eves:

  • “Para a contagem de carneiros, por exemplo, podia-se dobrar um dedo para cada animal. Podia-se também contar fazendo-se ranhuras no barro ou numa pedra, produzindo-se entalhes num pedaço de madeira ou fazendo-se nós numa corda. Então, talvez mais tarde, desenvolveu-se um arranjo de sons vocais para registrar verbalmente o número de objetos de um grupo pequeno. E mais tarde ainda, com o aprimoramento da escrita, foram surgindo arranjos de símbolos para representar esses números.” (Eves, Howard, Introdução à História da Matemática, 2004, p. 26).

  • Durante muito tempo acreditou-se que existiam tribos que não sabiam contar para além de dois, uma vez que só tinham nomes para os números um, dois e muitos. Como as quantidades foram aumentando, tornou-se incômodo a correspondência material entre elas através de riscos, nós ou montes de pedrinhas. Então, tornou-se necessário a sistematização do processo. Para tanto, os números foram dispostos em grupos básicos convenientes.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 29,90
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • A História da Matemática
  • Sumário
  • Objetivos do curso
  • Introdução
  • A História da Matemática
  • A aplicação da Matemática na Física
  • Considerações finais
  • Referências bibliográficas