Curso Online de  CURSO APRENDIZAGEM POR PROBLEMATIZAÇÃO NA ESCOLA INCLUSIVA

Curso Online de CURSO APRENDIZAGEM POR PROBLEMATIZAÇÃO NA ESCOLA INCLUSIVA

Aprendizagem é o processo pelo qual as competências, habilidades, conhecimentos, comportamento ou valores são adquiridos ou modificados,...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 4 horas


Por: R$ 23,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído


Aprendizagem é o processo pelo qual as competências, habilidades, conhecimentos, comportamento ou valores são adquiridos ou modificados, como resultado de estudo, experiência, formação, raciocínio e observação. E a problematização é um modelo de ensino contemplado no chamado Método Paulo Freire, onde a chamada a educação libertadora, a qual valoriza o diálogo e desmistifica a realidade é posta em prática.

MINI CURRÍCULO Sou Rosimeire Moreira Quintela, formada em Pedagogia com habilitação em Supervisão Educacional e Pós-Graduada em Educação Especial, Mídias integradas na Educação pelo CIPEAD, e pós em Psicopedagogia em Educação a Distância pela FACINTER, já participei de dois GTR Grupo de Trabalho em Rede pela SEED organizado pelo PDE como cursista e de várias jornadas pedagógicas oferecidas pala UNIOESTE e SEED, trabalho há 28 anos como professora na Escola de Educação Especial Cristian Eduardo Hack Cardozo (ACDD) em Foz do Iguaçu, com alunos Deficientes Físicos Neuromotores, sou concursada 40 horas pela Secretaria de Educação do Estado do Paraná-SEED. Atualmente estou trabalhando na Tutoria Presencial do curso de Pedagogia - UEM/UAB Polo de Foz do Iguaçu e na equipe Pedagógica do Colégio Paganoto e realizando Especialização no Ensino de Ciências. Amo fazer vídeos educativos...



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • NA ESCOLA INCLUSIVA

    CURSO APRENDIZAGEM POR
    PROBLEMATIZAÇÃO

  • APRESENTAÇÂO
    OLÁ SOU ROSIMEIRE MOREIRA QUINTELA
    POS GRADUADA EM MÍDIAS INTEGRADAS NA EDUCAÇÃO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
    GRADUADA EM PEDAGOGIA PELA UNOESTE DE PRESIDENTE PRUDENTE SÃO PAULO
    CONHEÇAM OUTROS DA AUTORA
    NA ÁREA DA EDUCAÇÃO, SAÚDE E OUTROS
    ACESSE www.buzzero.com/autores/rosimeire-quintela?a=rosimeire-quintela
     

  • Aprendizagem

    Aprendizagem

    Aprendizagem é o processo pelo qual as competências, habilidades, conhecimentos, comportamento ou valores são adquiridos ou modificados, como resultado de estudo, experiência, formação, raciocínio e observação.
    Este processo pode ser analisado a partir de diferentes perspectivas, de forma que há diferentes teorias de aprendizagem. Aprendizagem é uma das funções mentais mais importantes em humanos e animais e também pode ser aplicada a sistemas artificiais.

  • Aprendizagem humana está relacionada à educação e desenvolvimento pessoal. Deve ser devidamente orientada e é favorecida quando o indivíduo está motivado. O estudo da aprendizagem utiliza os conhecimentos e teorias da neuropsicologia, psicologia, educação e pedagogia.

  • Aprendizagem como um estabelecimento de novas relações entre o ser e o meio ambiente tem sido objeto de vários estudos empíricos em animais e seres humanos. O processo de aprendizagem pode ser medido através das curvas de aprendizagem, que mostram a importância da repetição de certas predisposições fisiológicas, de "tentativa e erro" e de períodos de descanso, após o qual se pode acelerar o progresso. Esses estudos também mostram o relacionamento da aprendizagem com os reflexos condicionados.

  • Algumas pesquisas começam a revelar que os sonhos têm um papel muito importante na aprendizagem e na formação de memória. Por exemplo, alguns cientistas observaram que, durante o sono o cérebro recorda coisas que aprendeu recentemente. Durante o sono de ondas lentas, a mente recorda novas memórias. Em seguida, no sono REM - em que acontecem os sonhos -. o cérebro trabalha para guardar essas memórias por um longo prazo.
     

  • Problematização

    Problematização

    Pedagogia da problematização um modelo de ensino contemplado no chamado Método Paulo Freire, onde a chamada a educação libertadora, a qual valoriza o diálogo e desmistifica a realidade é posta em prática.  
    Com isso, objetiva-se a transformação social por meio de uma prática conscientizadora e crítica. Neste contexto problematizar não se restringe a apenas apresentar questões, ultrapassando estas até chegar à discussão dos conflitos que fazem parte e mantém o problema apresentado.

  • Problematização

    Problematização

    Problematizar é trazer a baila, ou a tona uma abordagem contextualizada . Neste sentido a palavra interdisciplinaridade cabe bem aqui.  Isto nos faz pensar que os educandos tem conhecimentos prévios sobre determinados assuntos e o problematizar é fazê-los ver o conhecimento de um outro ângulo.
    Um ensino-aprendizagem em que ambos educador educando aprendem juntos numa troca simultânea.

  • Contextualizar é problematizar. É uma forma de abordar o conteúdo.  Em uma sala de aula, por exemplo, é importante que o conteúdo não seja apresentado apenas de forma expositiva e descritiva pelo professor. O tema deve ser introduzido por alguma atividade em que se resgatem os conhecimentos prévios e as informações que o aluno traz, criando-se, assim, um contexto que irá dar um "significado" ao tema em questão, justificando ainda o fato de que ele será estudado a seguir. 

  • Problematizar o assunto que irá ser tratado, convidando os alunos à reflexão. Perguntas bem colocadas, sem dúvida, promovem o interesse do aluno, que se sente desafiado a mobilizar seus conhecimentos para resolvê-las e, mais importante, estimulado a aprender mais a respeito a fim de construir explicações satisfatórias.
    No processo todo, o estudante provavelmente irá abandonar, complementar ou reformular suas hipóteses iniciais, substituindo-as por outras mais adequadas. 

  • Está claro que a problematização não se restringe apenas ao início das atividades. A coleção Ciências: entendendo a natureza proporciona, ao longo do texto, várias oportunidades em que o aluno é desafiado e estimulado a pensar e a resolver problemas.  Ensinar um aluno escrever tijolo é uma coisa, mas quando se mostra um tijolo e mostra-se sua funcionalidade estamos contextualizando e problematizando este elemento. 


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 23,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • Aprendizagem
  • Problematização
  • AS QUESTÕES
  • O que a escola deve trabalhar com seu aluno surdo?
  • Níveis de Adaptações Curriculares:
  • Linguagem da Libras
  • Aprendizagem de Português (L2):
  • Pressuposto básico para a Aprendizagem de uma L2
  • Ponto principal antes de preparar sua proposta de Ensino a Língua Portuguesa para Surdos
  • Ensino de uma L2:
  • O problema
  • Desse modo, devemos considerar a Língua Portuguesa:
  • Estratégias de ensino de L2
  • A Escolha de um texto deve explorar o Conteúdo Real
  • A leitura de uma L2: (Quadros, 1997:97)
  • Referências https://pt.wikipedia.org/wiki/Metodologia_ativa