Curso Online de Curso Possibilidades Educativas do Tablet em Sala de Aula

Curso Online de Curso Possibilidades Educativas do Tablet em Sala de Aula

A constante introdução de novas tecnologias nos últimos anos tem revolucionado o cenário social, cultural e os meios de trabalho. Igualme...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 17 horas


Por: R$ 29,90
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

A constante introdução de novas tecnologias nos últimos anos tem revolucionado o cenário social, cultural e os meios de trabalho. Igualmente, essas mesmas tecnologias estão sendo inseridas nas escolas, com potencial para promover transformações significativas no processo de ensino e aprendizagem. E o Tablet é mais uma dessas mídias com potencial para contribuir com a elevação do processo educativo.

Nesse contexto, este curso propiciará aos alunos uma gama considerável de conhecimentos sobre as diversas potencialidades pedagógicas do trabalho com o Tablet. De forma complementar, os cursistas também terão conhecimentos sobre como realizar a integração do tablet com outras mídias (como datashows e TVs digitais), ampliando o seu potencial educativo. Ademais, serão sugeridos variados exemplos para aplicação deste equipamento nas mais diversas disciplinas do currículo escolar.

O curso desenvolverá no aluno a capacidade de:

==> Conhecer o Tablet e suas principais características.
==> Utilizar esta tecnologia de forma pedagógica, contribuindo significativamente para o ensino e a aprendizagem.
==> Reconhecer os diversos aplicativos de diversão e de aprendizagem que podem ser utilizados nos Tablets.
==> Aplicar nas suas práticas educativas o uso de mais esta tecnologia (mídia educacional).
==> Integrar o Tablet a diversos outros recursos tecnológicos, ampliando o potencial de ensino e aprendizagem.

Professor efetivo nas redes municipal e estadual de educação, no estado de MS. Possui graduação em Normal Superior (UEMS), e diversas especializações na área de educação e tecnologias educativas (Instituições: UFMS, IESF,PUC-RIO).



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • Possibilidades educativas do
    Tablet em sala de aula

    UNIDADE I
    MÓDULO I - Conhecendo o tablet

  • Outra característica principal é a sua inicialização rápida.
    É preciso ter em mente que o tablet é um dispositivo pensado principalmente como plataforma para consumir conteúdo - por exemplo, ver imagens e vídeos, escutar músicas e outros sons, ler textos e e-books, entre outros – e não, necessariamente, para produzir conteúdo – por exemplo, digitar grandes textos, editar fotos ou vídeos.
    Assim sendo, com um tablet, um usuário pode, entre muitas outras coisas, navegar na internet, ler e-mails, assistir a vídeos, escutar músicas, baixar e ler livros, usar o GPS para consultar um mapa ou até mesmo jogar.
    E para tudo isso, as lojas de aplicativos contam com várias ...... alternativas gratuitas e pagas.

    MÓDULO I - Conhecendo o tablet

    1 – Por que você precisa de um tablet?

    Então vamos lá. O que é um tablet? De forma bem simples, um tablet é um computador portátil, sendo que sua principal característica é ter o formato de uma prancheta, caracterizado por uma tela sensível ao toque. Ele pode ter vários tamanhos, porém os mais comuns são os de 7 e os de 10 polegadas.

    Para conhecer melhor o equipamento que você vai usar, vamos começar falando um pouquinho sobre ele.

  • 2 – Armazenamento (sobre a capacidade de armazenamento de dados dos tablets)

    Geralmente o preço dos tablets varia de acordo com a sua capacidade de armazenamento: ou seja, quanto maior for seu potencial de armazenar arquivos, mais caro será o aparelho.
    Essa questão é muito importante saber, pois esse fator influenciará diretamente no seu uso. Se você for apenas navegar na web, guardar algumas imagens, ler livros ou armazenar vídeos para assistir durante uma viagem, por exemplo, um tablet com 16Gb (gigabytes) atenderá bem a sua necessidade. Entretanto, se o seu objetivo é armazenar vários vídeos, arquivos de música e ainda baixar jogos pesados, recomendamos que adquira os modelos a partir de 32Gb.
    Caso seu tablet tenha pouca memória, como 4Gb ou 8Gb, saiba que você pode aumentar essa capacidade. Basta adquirir um cartão de memória que pode ser adicionado facilmente ao seu tablet.
    No entanto, para os modelos de tablets da Apple, não é possível esse aumento de memória. Ou seja, eles não aceitam cartões Micro SD, pois já vem capacidade fechada.

    MÓDULO I - Conhecendo o tablet

  • 3 – Tamanho da tela

    Outro fator que afeta diretamente no valor de um tablet é o tamanho da tela dos mesmos. Como já dissemos, atualmente, pode-se dividir os tablets em basicamente dois tipos/modelos: aqueles com tela de 7 polegadas e os que tem tela de 10 polegadas. Lembramos que pode existir outros tamanhos intermediários, porém, a nível de mercado, esses dois tamanhos são os mais comercializados.
    Aqueles de 7 polegadas são mais indicados por sua vantagem de portabilidade – isto é, cabem tranquilamente em pequenas bolsas e, até mesmo se encaixam no bolso de algumas jaquetas e pastas.
    Já os modelos de 10 polegadas são um pouco mais difíceis de carregar, entretanto, oferecem melhor resolução que os modelos menores, além de ter maior área de toque e trabalho.

    MÓDULO I - Conhecendo o tablet

  • 4 – Sistema operacional e aplicativos

    É importante saber que, dependendo da marca, variam os sistemas operacionais dos aparelhos. De uma forma geral, atualmente, existem diversos sistemas operacionais no mercado. No entanto, apenas três sistemas são mais conhecidos e comercializados no mundo todo:

    Android (do Google);

    IOS (da Apple);

    Windows RT (Mobile).

    E cada sistema operacional tem sua própria loja online de aplicativos. Isso se explica porque esses programas são feitos especificamente para cada sistema operacional. Vejamos agora algumas características sobre esses sistemas e suas lojas de aplicativos.

    MÓDULO I - Conhecendo o tablet

  • 4 – Sistema operacional e aplicativos

    Android: o sistema do Google é baseado em plataforma
    aberta. Isso facilita, por exemplo, a transmissão de dados: quando você conecta um dispositivo ao computador, ele age como um pendrive. É só arrastar e soltar os arquivos. Além disso, o sistema é bonito, intuitivo e pode ser personalizado pela fabricante – o que torna um tablet diferente do outro. Ou seja, há diferentes versões do sistema android.

    A loja de aplicativos do Google, chamada Android Market, não divulga exatamente quantos aplicativos estão disponíveis para tablets. Ao todo, estima-se que existam quase um milhão de aplicativos disponíveis (somando tablets e smartphones). O que acontece, muitas vezes, é a adaptação de um programa de celular para o ultraportátil, resultando assim na queda de qualidade.

    MÓDULO I - Conhecendo o tablet

    MÓDULO I - Conhecendo o tablet

  • 4 – Sistema operacional e aplicativos

    iOS 5: o sistema da Apple é elegante e fácil de usar. Dificilmente apresenta problemas de instabilidade. Porém, a transmissão de arquivos (imagens, vídeos e fotos) quando feita via cabo não é tão simples, pois passa toda pelo programa iTunes. Por outro lado, a Apple também aposta no sistema iCloud, que sincroniza via internet os dados entre diferentes dispositivos da marca. Quem nunca teve algum produto da Apple (como iPod ou iPhone) pode sofrer um pouco no início da relação com o iTunes.
    O iOS 5 (sistema da Apple) conta com cerca de 90 mil aplicativos específicos para tablet na App Store – boa parte deles não disponíveis no Brasil, ou vem apenas em inglês. O usuário pode instalar programas de celular (feitos para iPhone) e adequá-los à tela do tablet, o que resulta muitas vezes na perda de qualidade. Ao todo, a loja da Apple tem cerca de 600 mil aplicativos móveis.

    MÓDULO I - Conhecendo o tablet

    MÓDULO I - Conhecendo o tablet

  • 5 – Processador

    O processador, definindo de forma bem simples, é o componente mais importante do tablet. Ele é responsável, basicamente, pela rapidez na execução de tarefas do aparelho. Atualmente, há tablets com processadores de um único núcleo e tablets mais avançados, contendo dois e até quatro núcleos (também conhecidos como dual-core, ou quad-cor), ou seja, os modelos com dois ou quatro núcleos executam as tarefas de forma mais rápida.
    Se tiver que escolher entre processadores de um, de dois ou quatro núcleos, leve em consideração para que vai usá-lo. Se for para uso simples (como navegar na web, ler livros, instalar alguns jogos), um tablet com processador de um núcleo resolve. Já para quem pretende realizar tarefas mais pesadas, como jogos ou edição de vídeos e imagens, por exemplo, deve optar por processadores dual-core ou quad-core, que são bem mais potente. No entanto, lembramos que, quanto mais núcleos tiver um processador, mais caro será o aparelho.

    MÓDULO I - Conhecendo o tablet

    MÓDULO I - Conhecendo o tablet

  • 6 – Qualidade da câmera

    Praticamente todos os tablets têm câmeras fotográficas, sendo que, alguns deles possuem duas câmeras: uma frontal e outra na parte traseira.
    Geralmente a câmera frontal serve mais para realizar videoconferências ou tirar fotos de baixa qualidade. Para isso, a resolução das câmeras frontais não são tão potentes, bastante ter qualidade VGA (imagem de baixa qualidade por conter poucos pixels – pontos por polegada).
    Já as câmeras traseiras têm maior resolução, permitindo tirar fotos ou fazer vídeos com maior qualidade de imagem. A qualidade dessas câmeras também varia, dependendo de cada tipo ou modelo de tablet.
    Também há vários aplicativos que aproveitam esse recurso e permitem brincar com as imagens geradas. Se formos pensar em possibilidades educativas, esse recurso se torna uma ferramenta muito útil para enriquecer o processo de ensino e aprendizagem. Falaremos mais sobre isso nos próximos módulos.

    MÓDULO I - Conhecendo o tablet

    MÓDULO I - Conhecendo o tablet

  • 7 – Internet: Wi-Fi – 3G – 4G

    Basicamente todos os tablets vêm sistema de internet Wi-Fi. Outros, além de Wi-Fi, vem também com sistema 3G ou 4G.
    Qual a diferença entre eles?
    A opção só com Wi-Fi limita a navegação de internet apenas a locais que ofereçam essa alternativa – algo que nem sempre disponível em todos os lugares no brasil. Neste modo, não precisa de cabo e se conecta a partir de uma rede sem fio, usando algum sinal de internet wireless na localidade.
    Entretanto, para quem precisa ou prefere ter internet móvel no próprio tablet, de modo que possa navegar em locais sem conexão Wi-Fi, é preciso ter um tablet com conexão 3G ou 4G e contratar um serviço de internet móvel cobrado à parte.
    Essas conexões 3G ou 4G podem se dar de duas formas em um tablet: por meio de um chip interno que estabelece uma conexão sem fio; ou por meio de um mini modem que também estabelece conexão sem fio.

    MÓDULO I - Conhecendo o tablet

    MÓDULO I - Conhecendo o tablet

  • Responda as questões para demonstrar sua aprendizagem!

    Refletindo os conhecimentos adquiridos


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 29,90
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • ==> Conhecendo o Tablet e suas Funções
  • ==> Entendendo os Aplicativos e suas Funções
  • ==> Explorando Arquivos no Tablet
  • ==> Usando PenDrive no Tablet
  • ==> Usando o Gravador de Som do Tablet
  • ==> Usando a Câmera Fotográfica do Tablet
  • ==> Usando a Câmera Filmadora do Tablet
  • ==> Integrando o Tablet ao Datashow HDMI
  • ==> Integrando o Tablet ao Datashow VGA
  • ==> Integrando o Tablet a TV Digital
  • ==> Aplicativos Educacionais para o Tabl