Curso Online de CURSO RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS

Curso Online de CURSO RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS

Recursos educacionais abertos (REA) é movimento de uma comunidade internacional impulsionado pela Internet que tem como objetivo promover...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 5 horas


Por: R$ 23,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

Recursos educacionais abertos (REA) é movimento de uma comunidade internacional impulsionado pela Internet que tem como objetivo promover o acesso, uso e reuso de bens educacionais. Está baseado na ideia de bens comuns. Uma definição formal construída em colaboração com a comunidade REA no Brasil foi adotada pela UNESCO/COL...

MINI CURRÍCULO Sou Rosimeire Moreira Quintela, formada em Pedagogia com habilitação em Supervisão Educacional e Pós-Graduada em Educação Especial, Mídias integradas na Educação pelo CIPEAD, e pós em Psicopedagogia em Educação a Distância pela FACINTER, já participei de dois GTR Grupo de Trabalho em Rede pela SEED organizado pelo PDE como cursista e de várias jornadas pedagógicas oferecidas pala UNIOESTE e SEED, trabalho há 28 anos como professora na Escola de Educação Especial Cristian Eduardo Hack Cardozo (ACDD) em Foz do Iguaçu, com alunos Deficientes Físicos Neuromotores, sou concursada 40 horas pela Secretaria de Educação do Estado do Paraná-SEED. Atualmente estou trabalhando na Tutoria Presencial do curso de Pedagogia - UEM/UAB Polo de Foz do Iguaçu e na equipe Pedagógica do Colégio Paganoto e realizando Especialização no Ensino de Ciências. Amo fazer vídeos educativos...



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • CURSO RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS

  • APRESENTAÇÃO

    APRESENTAÇÃO

    OLÁ SOU ROSIMEIRE MOREIRA QUINTELA
    POS GRADUADA EM MÍDIAS INTEGRADAS NA EDUCAÇÃO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
    GRADUADA EM PEDAGOGIA PELA UNOESTE DE PRESIDENTE PRUDENTE SÃO PAULO
    CONHEÇAM OUTROS DA AUTORA
    NA ÁREA DA EDUCAÇÃO, SAÚDE E OUTROS.
    ACESSE www.buzzero.com/autores/rosimeire-quintela?a=rosimeire-quintela

  • Índice

    Índice

    1Histórico
    2Definições
    3Política pública
    3.1Federal
    3.2Estadual
    3.3Municipal

  • 4Projetos
    5Logotipo global
    6Ver também
    7Referências
    8Ligações externas

  • Recursos educacionais abertos (REA) é movimento de uma comunidade internacional impulsionado pela Internet que tem como objetivo promover o acesso, uso e reuso de bens educacionais. Está baseado na ideia de bens comuns. Uma definição formal construída em colaboração com a comunidade REA no Brasil foi adotada pela UNESCO/COL:

  • "Os REA são materiais de ensino, aprendizado e pesquisa em qualquer suporte ou mídia que estão sob domínio público ou são licenciados de maneira aberta, permitindo que sejam acessados, utilizados, adaptados e redistribuídos por terceiros.
    O uso de formatos técnicos abertos facilita o acesso e reúso potencial dos recursos.

  • Os REA podem incluir cursos completos, partes de cursos, módulos, guias para estudantes, anotações, livros didáticos, artigos de pesquisa, vídeos, instrumentos de avaliação, recursos interativos como simulações e jogos de interpretação, bancos de dados, software, aplicativos (incluindo versões para dispositivos móveis) e qualquer outro recurso educacional de utilidade.
    O movimento REA não é sinônimo de aprendizado on-line, EaD ou educação por meio de dispositivos móveis. Muitos REA mesmo que possam ser compartilhados por meio de formatos digitais também podem ser impressos."

  • Histórico

    Histórico

    O conceito mais próximo ao de REA é o de objetos de aprendizagem, pequenos recursos digitais modulares, como simulações e demonstrações, focados em objetivos educacionais previamente definidos.
    Objetos de aprendizagem são usualmente associados a pequenas animações e simulações educacionais.

  • Histórico

    Histórico

    Em muitos casos permitem a interação com o usuário para mudança de parâmetros e visualização de resultados com os disponíveis no PHET.
    REAs diferem do conceito de "objetos" principalmente pelo enfoque no conceito de abertura e inclusão de recursos não digitais como livros impressos e outras mídias.
    Associa-se o primeiro uso do termo REA a uma conferência da UNESCO realizada em Paris em 2002.

  • No Brasil, o movimento REA inclui a participação de atores dos mais diversos campos, incluindo educadores de todos os níveis, organizações da sociedade civil (como o grupo REA-Brasil, bem como o poder público.
    Uma recente referência abrangente sobre o tema é o livro aberto Recursos Educacionais Abertos: Práticas colaborativas e políticas públicas, publicado em formatos abertos (como ODT) e uma licença aberta, permitindo o remix.

  • Definições

    Definições

    Não há uma única definição sobre o que constitui um recurso educacional aberto.
    No entanto, definições mais recentes e com participação de atores dos mais diversos países e área de estudo tem ajudado a construir uma definição mais robusta para o movimento.
    Em evento organizado pela UNESCO em Julho de 2012, a "Declaração REA de Paris" define REA como:


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 23,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • APRESENTAÇÃO
  • Índice
  • Histórico
  • Definições
  • Política pública
  • Logotipo global
  • Ligações externas
  • CONSIDERAÇÕES FINAIS