Curso Online de Educação de Jovens e Adultos
4 estrelas 9 alunos avaliaram

Curso Online de Educação de Jovens e Adultos

A educação de jovens e adultos é fundamentalmente considerada como parte integrante da história da educação no Brasil, como uma das áreas...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 40 horas


Por: R$ 23,00
(Pagamento único)

Mais de 300 alunos matriculados no curso.

Certificado digital Com certificado digital incluído

A educação de jovens e adultos é fundamentalmente considerada como parte integrante da história da educação no Brasil, como uma das áreas mais importantes aonde vem se empreendendo esforços para a democratização do acesso ao conhecimento.
Com este curso grátis de Educação de Jovens e Adultos, o aluno aprenderá:

O histórico da EJA no Brasil;
Suporte legal para EJA no país;
Os princípios didáticos pedagógicos;
Propostas curriculares de ensino fundamental;
e mais!

Curso especialmente indicado para professores, estudantes de Letras, Pedagogia e outras licenciaturas.

Nossos cursos são feitos com carinho e dedicação para seu maior aprendizado. Tratamos os alunos com respeito e fornecemos a todos uma atenção dedicada para garantir em primeiro lugar a satisfação dos mesmos. O Buzzero.com é filiado à ABED (Associação Brasileira de Ensino a Distância) na categoria institucional sob o registro número 8129. A lista de instituições filiadas à ABED pode ser acessada no endereço http://www.abed.org.br/site/pt/associados/consulta_associados_abed/?busca_rapida=buzzero Todos os cursos realizados através do Buzzero disponibilizam certificado de conclusão, emitido pelo Buzzero, informando o autor responsável pelo curso, a carga horária, o período em que o curso foi realizado e a ementa do mesmo. Segue abaixo link direto do modelo de certificado emitido pelo Buzzero.com aos alunos. http://blog.buzzero.com/wp-content/uploads/2012/02/certificado-novo_Page_1.jpg Conheça nossos cursos e propague seu conhecimento!


- Julivan De Matos Serafim

- Natália Santos Pimentel

- Diana Carvalho Assmar

- Grace Kely Costa Silva

- Lílian Ferreira De Abreu Gorgulho

- Karolina Resende Cunha

- Andréia Espindula Orige

- Dieyne Veras Silva

- Pedrina Alves Do Nascimento

  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • Curso
    Educação
    de Jovens e
    Adultos
    Certificado
    40 h0ras

  • Antes de dar inícios aos estudos quero-lhes primeiramente agradecer pela participação e qualquer dúvida sobre o conteúdo apresentado, poderá entrar em contato diretamente comigo ‘’autor’’ através da opção logo abaixo desta tela de estudos em
    ‘’Pergunte ao Autor’’.

    Em casos de dúvidas sobre o funcionamento do site,
    certificados , apostilas e outros poderá entrar em
    contato diretamente com a Buzzero.com pelo e-mail
    buzzero@buzzero.com

    Desejo-lhe , bons estudos!

  • Educação
    de Jovens
    e Adultos

  • Conteúdo programático neste tema:

    Introdução  Estrutura Organizacional Pedagógica Suporte legal da Educação de Jovens e Adultos Funções da educação de jovens e adultos Filosofia e Princípios Didático-Pedagógicos da Educação de
    Jovens e Adultos Currículo: Língua Portuguesa Currículo: Artes Currículo: Língua estrangeira Moderna - Inglês Currículo: Matemática Currículo: Ciências Currículo: História Currículo: Geografia Currículo: Educação Religiosa O perfil do professor da EJA Atribuições do Coordenador da Educação de Jovens e Adultos Processos de Avaliação Anexos Bibliografia/Links Recomendados

  • Introdução

    1. RETROSPECTIVA HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL

    A educação de jovens e adultos é necessariamente considerada como parte integrante da história da educação no país, como uma das arenas mais importantes aonde vem se empreendendo esforços para a democratização do acesso ao conhecimento. Nesse sentido se faz necessário iniciar o presente curso fazendo uma revisão histórica das políticas educacionais que marcaram o seu desenvolvimento, discorrendo sobre os principais fatos que ocorreram nas décadas , a começar pela de 30 , até os dias atuais.

  • 1.1. As Políticas Educacionais voltadas para a Educação de Jovens e Adultos

    A educação básica de adultos começou a delimitar seu lugar na história da educação no Brasil a partir da década 30, quando finalmente começa a se consolidar um sistema público de educação elementar no país. Neste período a sociedade brasileira passava por grandes transformações, associada ao processo de industrialização e concentração populacional em centros urbanos, a oferta do ensino básico gratuito estendia-se consideravelmente, abrangendo setores sociais cada vez mais diversos.

  • A ampliação da educação elementar foi impulsionada pelo governo federal, mais precisamente a partir da experiência encabeçada por Anísio Teixeira, segundo explica PAIVA(1987, p. 172)

    ...a educação de adultos começa assumir importância desde o início dos anos vinte (20), embora englobada no problema mais geral da difusão do ensino elementar. A primeira manifestação importante que anuncia o desvinculamento da educação elementar é o Convênio Estatístico de 1931 no qual se inclui a categoria ensino supletivo. Por outro lado, a experiência do Distrito Federal chamou atenção para importância desse campo de atuação educativa.

  • A partir dessa experiência o Governo Federal passou a traçar diretrizes educacionais para todo o país, determinando as responsabilidades dos estados e municípios. Tal movimento inclui esforços articulados nacionalmente de extensão do ensino elementar aos adultos, especialmente nos anos 40.

    Com o fim da ditadura de Vargas em 1945, o país vivia a efervescência política da redemocratização. A segunda guerra mundial recém terminara e a ONU - Organização das Nações Unidas – alertava para a urgência de integrar os povos visando à paz e a democracia.

  • Tudo isso contribuiu para que a educação de adultos ganhasse destaque dentro da preocupação geral com a educação elementar comum. Era urgente a necessidade de aumentar as bases eleitorais para a sustentação do governo central, integrar as massas populacionais de imigração recente e também aumentar a produção. Esse fato está de acordo com a afirmação de VIEIRA(1987, p. 77):

    ... a educação em cada fase da evolução histórica é sempre um produto cultural da sociedade, reflete os interesses nela dominantes, o que (para a sociedade onde há diversas classes) significa: preponderantemente os interesses daqueles que tem a direção da comunidade.

  • Nesse período a educação de adultos define sua identidade tomando a forma de uma campanha nacional de massa, a Campanha de Alfabetização de Adolescentes Adultos - CAAA, lançada em 1947. Pretendia-se, numa primeira etapa, uma ação extensiva que previa a alfabetização em três meses, e mais a condensação do curso primário em dois períodos de sete meses. Conforme PAIVA(1987, p. 189-190), seguiria depois uma “ação em profundidade”, voltada à capacitação profissional e ao desenvolvimento comunitário. Nos primeiros anos , sob a direção do professor Lourenço Filho, a campanha conseguiu resultados significativos, articulando e ampliando os serviços já existentes e estendendo-os às diversas regiões do país. Num certo período de tempo, foram criadas várias escolas supletivas, mobilizando esforços das várias esferas administrativas de profissionais e voluntários.

  • O clima de entusiasmo começou a diminuir na década de 50, iniciativas voltadas à ação comunitária em zonas rurais, tentadas através da Campanha Nacional de Educação Rural – CNER, não tiveram o mesmo sucesso e a campanha se extinguiu no final da década, caracterizando-se fundamentalmente pelo seu aspecto extensivo. Ainda assim, sobreviveu uma rede de ensino supletivo por meio dela implantada assumida pelos estados e municípios.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 23,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • Introdução
  • Estrutura Organizacional Pedagógica
  • Suporte legal da Educação de Jovens e Adultos
  • Funções da educação de jovens e adultos
  • Filosofia e Princípios Didático-Pedagógicos da Educação de Jovens e Adultos
  • Currículo: Língua Portuguesa
  • Currículo: Artes
  • Currículo: Língua estrangeira Moderna - Inglês
  • Currículo: Matemática
  • Currículo: Ciências
  • Currículo: História
  • Currículo: Geografia
  • Currículo: Educação Religiosa
  • O perfil do professor da EJA
  • Atribuições do Coordenador da Educação de Jovens e Adultos
  • Processos de Avaliação
  • Anexos
  • Bibliografia/Links Recomendad