Curso Online de A Influência da Literatura Infantil nas séries iniciais do Ensino Fundamental

Curso Online de A Influência da Literatura Infantil nas séries iniciais do Ensino Fundamental

Nesse presente trabalho acadêmico , explicarei a grande importância da Literatura Infantil nas áreas da pedagogia, psicologia para a prát...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 5 horas


Por: R$ 50,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

Nesse presente trabalho acadêmico , explicarei a grande importância da Literatura Infantil nas áreas da pedagogia, psicologia para a prática discente de alunos e na prática docente de professores do 5 º ano do Ensino Fundamental.

Meu nome é Carlos Augusto Marques Monteiro,nasci no dia 02/06/1983 na Cidade de São João de Meriti, Rio de Janeiro,morei por anos no Bairro Monsuaba,Angra dos Reis, nesta cidade e neste bairro , estudei no CELAMM,fui professor da Escola Bíblica Dominical para crianças,na Primeira Igreja Batista em Monsuaba. Na cidade de Conceição da Barra E.S ,fui professor da Escola Bíblica para crianças na Igreja Batista Renovada Vida e paz. Na cidade de São Mateus,E.S, fui estudante de Pedagogia na Faculdade Vale do Cricaré.Nessa faculdade fiz vários cursos extra - curriculares. No bairro de Vila Isabel,na cidade do Rio de Janeiro,me tornei membro da Igreja Internacional da Graça de Deus,nesta igreja sou evangelista. Sou estudante de Informática na Faetec, Vila Isabel, Rio de Janeiro. Escrevi vários textos religiosos e acadêmicos para Internet no site Recanto das letras e tenho sites de religião e literatura no comunidades.net. Faço muitos cursos livres na área pedagógica e afins na internet.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • FACULDADE VALE DO CRICARÉ

    CARLOS AUGUSTO MARQUES MONTEIRO

    A INFLUÊNCIA DA LITERATURA INFANTIL NO 5 º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

    SÃO MATEUS
    2012

  • RESUMO:

    RESUMO:

    Nesse presente trabalho acadêmico, explicarei a grande importância da Literatura Infantil nas áreas da pedagogia, psicologia para a prática discente de alunos e na prática docente de professores do 5 º ano do Ensino Fundamental. Os escritores da literatura infantil como o escritor Esopo introduziu as fábulas á sua sociedade grega, ela incentiva o seu povo a criticar a política de sua época. Charles Perrault ensinava as crianças a respeitarem os valores éticos e morais de sua sociedade francesa. Os Irmãos Grimm, são considerados os percursores da Literatura Infantil, pois introduziram a valorização da fantasia, da linguagem alemã, a didática ,a ludicidade, da psicologia etc.

    Palavras – chaves: Literatura Clássica, Pedagogia, Psicologia , alunos e professores.

  • 1. INTRODUÇÃO

    1. INTRODUÇÃO

    A Literatura Infantil está presente em todo contexto social ao qual pertencemos, essa literatura faz com que a criança e adulto crie uma interação única e versátil entre os conhecimentos humanos presentes tanto na ficção quanto na realidade.

    Esse trabalho acadêmico tem como objetivo incentivar os professores e alunos a melhorarem suas práticas educacionais da disciplina de Literatura Infantil no 5 º ano do Ensino Fundamental .

    A Literatura me incentiva a ser tornar um ótimo profissional, compreendendo a analogia que há entre a literatura e pedagogia dentro do processo de ensino aprendizagem no 5 º ano do ensino fundamental.

    O meu trabalho contribui para a sociedade, pois através de uma pesquisa bibliográfica demonstrarei que a Literatura Infantil estimula as crianças e adultos a reconhecerem as semelhanças e diferenças do mundo real e ficcional, a dialética entre didática e diversão etc...

    O meu trabalho contribuirá muito para o conhecimento cientifico pois pesquisei em vários livros científicos e literários sobre a grande contribuição da literatura na sociedade cientifica , ainda mas a sua relação com a psicologia.

  • 2. CONCEITO DE LITERATURA INFANTIL

    2. CONCEITO DE LITERATURA INFANTIL

    Segundo Coelho(2000,p.58),a literatura infantil possui uma grande contribuição histórica ,pedagógica e social de formar nas crianças , o habito de interagir com as histórias fictícias e reais apresentadas no livro, faz com que essa atitude literária criada e executada pela criança ao ler e interpretar o livro sobre vários contextos sociais, implica na busca dela de assimilar e diferenciar as personalidades dos personagens com as suas, assim eles criaram um critério moral ao qual colocaram certos personagens como exemplos a serem seguidos ,enquanto outros serão abandonados ao longo de sua vida.
     
    Segundo Lajolo (2008,p.106), a Literatura não é apenas um emaranhado de textos construído para disciplinar crianças e adultos ,sobre o que é moral e o que é ético, é muito mas que isso , literatura é uma disciplina criativa, dinâmica ,metódica que faz o homem refletir e criticar a si mesmo e a sua sociedade, a literatura faz uma ponte do real e o imaginário, para as pessoas compreenderem que necessariamente não é preciso ser só sério para ser responsável nesse mundo competitivo, que é necessário também imaginar, sonhar, fantasiar e criar um novo mundo.

  • Segundo Carvalho (1989,p.21),a Criança cria um mundo fantástico , baseado na interação do mundo real e ficcional onde ela constrói ou destrói várias histórias organizando-as em vários roteiros, enredos, personagens, conflitos e clímax. A criança precisa de incentivo dos pais e da escola, para que cada uma delas dependendo da idade biológica e psicológica leia, interprete e escreva sobre as ideias, conceitos ,teorias e praticas sociais inseridas no contexto do livro.

  •   3. HISTÓRICO DA LITERATURA INFANTIL  

      3. HISTÓRICO DA LITERATURA INFANTIL  

    Esopo que divulgou oralmente suas fábulas a todo mundo durante o século v a.c, essas fábulas possuíam animais que falavam , agiam e recebiam recompensa ou punição por seus respectivos atos, estas fabulas como O Leão e o Ratinho refletiam o comportamento do povo grego omisso á elite aristocrática e permissiva dos poderosos, e esse povo que precisavam lutar contra os poderosos por sua liberdade.

    Charles Perrault no século XVII, divulgou os contos realistas como Chapeuzinho Vermelho onde a preocupação principal era alertar as crianças sobre as leis eclesiásticas e politicas que vigorava na época, mostrando as consequências boas ou ruins dependendo do ato cometido , negando assim a reflexão , a critica e prática social consciente de um cidadão .

    Os Irmãos alemães Wilheim e Jacob Grimm no século XIX, se tornam os precursores da literatura infantil pelo mundo, a sua versão romântica de Chapeuzinho Vermelho defendia Chapeuzinho que era considerada o símbolo da inocência e sua avó símbolo da serenidade , portanto vitimas , não merecendo morrer , o único culpado da estória é o lobo mal, o símbolo da maldade etc.
     

  • 3.1 ESOPO

    3.1 ESOPO

    Segundo Rocha (2002,pp3-4),é necessário pensar na importância que as fábulas possuem na sociedade humana, suas ações de reflexões e criticas sociais se enquadram a necessidade de um verdadeiro crescimento construtivo nos alicerces da nossa sociedade, tanto na educação familiar e escolar.

    Segundo Rocha ( 2002,p.3), a Fábula é um estilo literário utilizado como uma visão utópica e romântica onde na maioria das vezes animais usavam o pensamento e ações humanas como uma forma de refletir, criticar e mudar a sociedade mesquinha e arrogante em uma verdadeira sociedade democrática, onde todos os filhos da pátria sejam iguais perante a lei, e como tal ela passa algumas vezes a liberdade do povo e a punição dos políticos ou a punição dos ‘’vilões’’ acharem acima da lei de Deus e dos homens, de algumas ‘’vitimas’’ do sistema por não procurar o significado da verdadeira pratica social nesse sistema.

  • FÁBULA O LEÃO E O RATINHO

    FÁBULA O LEÃO E O RATINHO

    Segundo Rocha (2002,pp.20-21),as fábulas de Esopo como o Leão e o Ratinho divulgam alguns pontos sociológicos e os psicológicos ,como a posição política de rei do Leão por isso arrogante mas do que um monarca, um ditador que se achava o dono e não administrador do reino se contrasta com a posição política do súdito rato, humilde porém ousado e corajoso, humilde por respeitar a autoridade do Rei Leão, ousado por acreditar que poderia ajudar o soberano da selva e corajoso por cumprir a sua missão salvando o leão e mostrando que amizade entre seres tão diferentes por causas naturais e políticas podem ser construído.
     

  • A FÁBULA O CÃO E A MASCARA

    A FÁBULA O CÃO E A MASCARA

    Segundo Rocha(2002,p.10),a fábula de Esopo, O Cão e a máscara, revela que a aparência física é inferior á aparência intelectual e moral, no entanto não se critica o caráter do ser humano pela sua aparência física pois pode ser natural ou artificial, porém que as pessoas devem ser avaliados para se empregado ou líder de empresas, cargos eclesiásticos pela sua intelectualidade, conhecer e praticar os ensinamentos de livros jurídicos e eclesiásticos em sua vida social , para então advogar causas ou doutrinar pessoas e pela sua moral, ter humildade , seriedade, espirito de liderança , espirito de equipe, espirito reflexivo e critico etc.
    As crianças aprendem com essa fábula, a nunca olhar seus amigos com indiferença só por ser diferente na sua etnia, religião, porém a critica construtiva que os alunos devem ter em relação a seus colegas é perceber e apartar discursões chulas dentro da sala de aula e com a intervenção do professor a criar exercícios que facilitem o convívio social dentro e fora da sala de aula.

  • FÁBULA O PAVÃO E JUNO

    FÁBULA O PAVÃO E JUNO

    Segundo Rocha(2002,p.11),a Fábula, O Pavão e Juno, é afirmado que não devemos questionar as características espirituais e físicas dadas a nós pela natureza, se uns receberam o dom de cantar, que aperfeiçoe seu dom com treinos vocais, se recebeu o dom da beleza interior e exterior , aperfeiçoe esse dom cuide de sua pele, tome banho todos dias, use xampu e condicionador , se seu dom é ser professor aperfeiçoe esse dom, lendo e interpretando a literatura especializada sobre os diversos conhecimentos humanos e para então usa-los em sala de aula.

  • FÁBULA A FORMIGA E A CIGARRA

    FÁBULA A FORMIGA E A CIGARRA

    Segundo Rocha( 2002,p.28),a fábula A Formiga e a Cigarra, oralizada por Esopo a milhares de anos, ensina a arte de poupar versus a arte do ócio humano, note que o autor usa apenas um simbolismo das virtudes da formiga, trabalhadora e os vícios da cigarra, a vagabundice, o ócio musical. Esopo no entanto não fala dos defeitos da formiga perfeccionista e nem as virtudes da cigarra , alegrar a sua sociedade.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 50,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • RESUMO:
  • 1. INTRODUÇÃO
  • 2. CONCEITO DE LITERATURA INFANTIL
  • 3. HISTÓRICO DA LITERATURA INFANTIL  
  • 3.1 ESOPO
  • FÁBULA O LEÃO E O RATINHO
  • A FÁBULA O CÃO E A MASCARA
  • FÁBULA O PAVÃO E JUNO
  • FÁBULA A FORMIGA E A CIGARRA
  • 3.2 CHARLES PERRAULT
  • 3.3 IRMÃOS GRIMM
  • 4. A INTERDISCIPLINARIEDADE DA LITERATURA INFANTIL
  • 4.1 LITERATURA E PEDAGOGIA:
  • PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM EM LÍNGUA PORTUGUESA
  • PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM EM AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA
  • PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS
  • CONTEÚDO DE CIÊNCIAS NATURAIS ? MEIO AMBIENTE
  • CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS ? SAÚDE
  • CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS ? RECURSOS TECNOLÓGICOS
  • CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO EM CIÊNCIAS
  • O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM HISTÓRIA
  • PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA
  • CONTEÚDOS DE GEOGRAFIA
  • PEDAGOGIA DE PROJETOS
  • 4.2 LITERATURA E PSICOLOGIA
  • CONCLUSÃO
  • REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA