Curso Online de Contação de Histórias
4 estrelas 11 alunos avaliaram

Curso Online de Contação de Histórias

Contar histórias é uma arte que preserva e transmite os valores culturais de uma comunidade. A contação de histórias tem grande importân...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 20 horas

Por: R$ 23,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

Contar histórias é uma arte que preserva e transmite os valores culturais de uma comunidade.
A contação de histórias tem grande importância no desenvolvimento infantil, pois além de ser um ato de carinho por parte do adulto, é um reconhecimento de que a criança pode aprender muito com as histórias, fábulas e contos de fadas, de modo lúdico e imaginativo, sobre o mundo que a espera.

Com este curso grátis de Contação de Histórias, o aluno aprenderá:

A origem da literatura infantil;
As características de uma obra ideal para crianças;
Como tirar maior proveito das histórias;
e mais.

Curso especialmente indicado para estudantes e profissionais de pedagogia,psicopedagogia, letras, psicólogos infantis, psicólogos da educação, professores, e demais interessados na área da educação.

Nossos cursos são feitos com carinho e dedicação para seu maior aprendizado. Tratamos os alunos com respeito e fornecemos a todos uma atenção dedicada para garantir em primeiro lugar a satisfação dos mesmos. O Buzzero.com é filiado à ABED (Associação Brasileira de Ensino a Distância) na categoria institucional sob o registro número 8129. A lista de instituições filiadas à ABED pode ser acessada no endereço http://www.abed.org.br/site/pt/associados/consulta_associados_abed/?busca_rapida=buzzero Todos os cursos realizados através do Buzzero disponibilizam certificado de conclusão, emitido pelo Buzzero, informando o autor responsável pelo curso, a carga horária, o período em que o curso foi realizado e a ementa do mesmo. Segue abaixo link direto do modelo de certificado emitido pelo Buzzero.com aos alunos. http://blog.buzzero.com/wp-content/uploads/2012/02/certificado-novo_Page_1.jpg Conheça nossos cursos e propague seu conhecimento!


- Maria José Rosa De Souza

- Maria Lúcia Dos Santos

- Renato Cruz De Souza

- Viviana Aparecida Felipe Mendes

- Marta Valéria Colombo

- Claudia Cristina Leite Pereira

- Márcia Neves Dionísio

- Claudêmio Sousa Costa

- Eriane Camargo Policastro

- Daniela Aparecida Morais Peixoto

- Maria Aparecida Rolim

  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
  • Curso
    Contação de
    Histórias
    Certificado
    20 h0ras

  • Antes de dar inícios aos estudos quero-lhes primeiramente agradecer pela participação e qualquer dúvida sobre o conteúdo apresentado, poderá entrar em contato diretamente comigo ‘’autor’’ através da opção logo abaixo desta tela de estudos em
    ‘’Pergunte ao Autor’’.

    Em casos de dúvidas sobre o funcionamento do site,
    certificados , apostilas e outros poderá entrar em
    contato diretamente com a Buzzero.com pelo e-mail
    buzzero@buzzero.com

    Desejo-lhe , bons estudos!

  • Contação de Histórias

  • Conteúdo programático neste tema:

    Introdução  A origem da literatura infantil A relevância das histórias infantis para o desenvolvimento da criança do maternal Contos de Fadas e o Universo Infantil Características de uma boa obra para crianças As dificuldades de ser criança Transmissão de valores através das histórias Tirando um maior proveito das histórias Contação de histórias e interação social A Teoria sócio-histórica de Vygotsky Estudo da história infantil O processo comunicativo e a oralidade Conto: O Patinho Feio Conto: A Pequena Vendedora de Fósforos Conto: O Soldadinho de Chumbo Bibliografia/Links Recomendados

  • 1

  • Introdução
     
    Os contos transmitem a visão cultural da humanidade, estabelecendo uma relação entre o homem e a natureza, estimulando a fantasia. Mesmo com as tecnologias existentes para entretenimento, como computadores, vídeo, cinema é necessário trabalhar o contar histórias como um ato lúdico, de interação entre o contador e o ouvinte. Contar histórias é uma das formas mais usadas de comunicação.

  • Este curso entende a atividade de contar histórias como uma arte que se revela um instrumento para o trabalho pedagógico. Para tratar desse assunto foi preciso observar alguns pontos importantes como, por exemplo, o ambiente, que é essencial para despertar na criança o gosto pela leitura, assim como a história a ser escolhida e a maneira como esta será transmitida ao ouvinte. Na interação da criança com a obra literária está a riqueza dos aspectos formativos nela apresentados de maneira fantástica, lúdica e simbólica. A intensificação dessa interação, através de procedimentos pedagógicos adequados, leva a criança a uma maior compreensão do texto e a uma compreensão mais abrangente do contexto.

  • Uma obra literária é aquela que mostra a realidade de forma nova e criativa, deixando espaços para que o leitor descubra o que está nas entrelinhas do texto. A literatura infantil, portanto, não pode ser utilizado apenas como um “pretexto” para o ensino da leitura e para o incentivo à formação do hábito de ler. Para que a obra literária seja utilizada como um objeto mediador de conhecimento, ela necessita estabelecer relações entre teoria e prática, possibilitando ao professor atingir determinadas finalidades educativas. Para tanto, uma metodologia baseada em um ensino através de histórias é uma das possibilidades que tem evidenciado bons resultados no ensino nas escolas.

  • A origem da literatura infantil

  • O homem começou a contar histórias desde que desenvolveu a capacidade da fala. Na antiguidade todos eram contadores, visto que além de servir para vencer o tédio, era uma forma muito efetiva de se reunirem. A arte evoluiu naturalmente, pois se alguns gostavam de contar histórias, outros preferiam apenas ouvi-las .

    Com o tempo a história tornou-se narrativa envolvendo também mais pessoas e elementos. Os contadores então passaram a falar de heróis, lendas e mitos. Os egípcios foram os primeiros a fazer um registro escrito das suas histórias.

  • Os romanos foram bons em espalhar os acontecimentos aos povos que dominavam, assim como os ciganos, cuja vida nômade lhes permitiu levar para muito longe suas lendas. A realeza contratava contadores de histórias ou trovadores que contavam lendas sobre escândalos da corte ou fatos heroicos acompanhados por instrumentos musicais. Os trovadores gradualmente passaram a serem acompanhados por pessoas que os ajudavam a fazer das histórias um meio de entretenimento. Passaram a ser sucedidos pelos menestréis os quais viajavam de vila em vila, ganhando a vida como contadores.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 23,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • Introdução
  • A origem da literatura infantil
  • A relevância das histórias infantis para o desenvolvimento da criança do maternal
  • Contos de Fadas e o Universo Infantil
  • Características de uma boa obra para crianças
  • As dificuldades de ser criança
  • Transmissão de valores através das histórias
  • Tirando um maior proveito das histórias
  • Contação de histórias e interação social
  • A Teoria sócio-histórica de Vygotsky
  • Estudo da história infantil
  • O processo comunicativo e a oralidade
  • Conto: O Patinho Feio
  • Conto: A Pequena Vendedora de Fósforos
  • Conto: O Soldadinho de Chumbo
  • Bibliografia/Links Recomendad