Curso Online de Contação de Histórias

Curso Online de Contação de Histórias

Contar histórias é uma arte que preserva e transmite os valores culturais de uma comunidade. A contação de histórias tem grande importânc...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 5 horas


Por: R$ 299,90
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

Contar histórias é uma arte que preserva e transmite os valores culturais de uma comunidade.
A contação de histórias tem grande importância no desenvolvimento infantil, pois além de ser um ato de carinho por parte do adulto, é um reconhecimento de que a criança pode aprender muito com as histórias, fábulas e contos de fadas, de modo lúdico e imaginativo, sobre o mundo que a espera.




  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • Aprendendo a Contar Histórias

    Qual criança não adora ouvir histórias? Seja em quadrinhos com todas aquelas aventuras em cada quadro ou um belo conto de fadas, a hora da historinha é sem dúvida, um dos momentos mais esperados pelas crianças.

    Atualmente, existem pessoas especializadas em contar histórias e você pode se tornar um profissional nessa área também! Mas se a busca é melhorar a forma como conta histórias, como prender atenção das crianças e mantê-las interessadas e animadas, então este artigo é para você!

    Veja agora algumas dicas de formas para prender atenção dos pequenos, de histórias bem interessantes, além de dicas de como usar recursos visuais e sonoros, na arte de contar histórias lúdicas e divertidas.

  • Escolha Uma História Envolvente

    Existem tantas histórias incríveis para contar para as crianças, mas na hora de definir qual livro será mais interessante, escolha um que tenha uma história que desde o começo seja bem movimentada e deixe as crianças compenetradas em cada parágrafo contado.

    Antes de se aventurar com elas pelas páginas do livro, conheça bem a história que vai contar. Esse detalhe faz toda diferença, já que passará um conteúdo que precisa ter segurança na hora de falar e sabendo o desfecho, fica muito mais fácil organizar como ela será contada.

  • Escolha Os Recursos Necessários

    Fantoches um fundo colorido ou o uso de desenhos e imagens, são alguns recursos que ajudam a contar a história e torne mais interessante para as crianças. Organize os recursos para que você saiba exatamente a ordem de uso de cada um para não se perder.

    Em alguns casos, o uso desses recursos até são mais interessantes que a própria história e com um toque especial seu, se tornar algo novo, divertido e mais instrutivo para elas.

  • Defina Um Espaço Atraente Para As Crianças

    Dicas Para Contar Histórias De Maneira Lúdica e Divertida
    Crianças gostam de locais coloridos, enigmáticos para sua curiosidade ser explorada e que possuam brinquedos e objetos lúdicos. Um local assim é ótimo para contar histórias, principalmente se tiver tapetes coloridos pelo chão e que elas possam ficar acomodadas, ouvindo atentamente cada palavra sua.

    Um ponto negativo de locais assim é o fato de serem ambientes internos e não propiciarem interação com a natureza, além de muitas distrações como brinquedos, mexer com a atenção da criança e você perder o foco delas na história. Veja o que mais combina com a história que está contando, por que as vezes um local mais aberto, seja o melhor para a história ser contada.

  • Não Esqueça Do Som E Organize As Músicas Do Início Ao Fim

    Música deixa tudo mais divertido, e se ela ser o fundo de sua história, deixará as crianças muito mais animadas. Escolha bem a trilha musical, usando sons mais fortes e com batidas por exemplo, nos momentos mais tensos, até um som de flauta nas cenas mais tranquilas. Use a imaginação e escolha bem essa parte.

    Se for necessário, use outros recursos sonoros como instrumentos musicais e até um microfone, caso a história exija que você cante. Invista nesse recurso, pois a música emociona e impulsiona ainda mais sua interação com elas.

  • Dialogue Com As Crianças

    Durante o tempo que estiver contando a história, procure conversar com as crianças, dialogue com elas. Pergunte o que elas acham de algo na história, fale com elas de forma infantil e use recursos como os fantoches para elas interagirem melhor.

    Quando acabar a história, converse com elas sobre qual a parte que elas mais gostaram, o que elas mudariam e deixe a criatividade delas transparecer. Não limite e até crie novas histórias a partir da que ela acabaram de ouvir.

  • Trabalhe A Dicção E Entonação Ao Contar A História

    Fale com clareza, dizendo as palavras de forma que as crianças não fiquem com dúvida do que ouviram. Fale alto o suficiente para que todas fiquem atentas e use a entonação certa em todos os momentos.

    Lembre-se que numa história como Alice no País das Maravilhas, é preciso que você foque nos momentos que ela cai na toca do coelho, quando cresce e diminui, quando se encontra com outros personagens e nos momentos de perigonos momentos engraçados é preciso demonstrar riso e satisfação, tudo para elas sentirem a história de forma quase palpável.

  • As Histórias infantis desde Ínicio

    As histórias infantis acompanham a humanidade há muito tempo.

    Grande parte delas, sobretudo os contos infantis, eram no princípio bastante diferentes das versões que hoje conhecemos. Isso porque a ideia de infância era também bem diferente.

    Atualmente, os adultos utilizam histórias diversas e fábulas para entreter os pequenos, geralmente com leituras na hora de dormir.

    Por isso, selecionamos algumas histórias conhecidas e trazemos análises sobre cada uma delas.

  • 1. O patinho feio

    Era uma manhã de verão, e uma pata havia botado cinco ovos. Ela estava aguardando impaciente a chegada de seus filhotinhos.

    Assim, quando o primeiro ovo se partiu, mamãe pata ficou muito contente. Logo os outros patinhos também começaram a nascer. Mas havia um ovo que demorou para se quebrar, deixando-a ansiosa.

    Passado algum tempo, o último filhote finalmente conseguiu sair do ovo. Mas quando mamãe pata o viu, ela não ficou muito satisfeita e exclamou:

    - Esse patinho é muito diferente, muito feio. Não pode ser meu filho!

  • - Ah! Alguém te pregou uma peça. Disse a galinha que morava ali por perto.

    O tempo foi passando e o patinho feio foi ficando cada vez mais feio, cada vez mais diferente de seus irmãos e cada vez mais isolado. Os outros animais zombavam dele, o que o deixava entristecido e angustiado.

    Então, quando o inverno chegou, o patinho resolveu partir. Ele andou bastante e encontrou uma casa, assim, resolveu entrar pensando que lá talvez alguém gostasse dele. Foi o que aconteceu. Havia um homem que o acolheu, assim, o patinho passou esse tempo muito bem.

    Mas, esse homem tinha também um gato, que um dia levou o pato para fora de casa, deixando-o sozinho e triste novamente.

  • O patinho saiu caminhando e depois de muito andar encontrou um lugar muito bonito, com um lago. O pato viu um cantinho aconchegante e foi até lá descansar. Nesse momento, algumas crianças que estavam por perto, perceberam a chegada de uma nova figura. Elas ficaram encantadas e disseram:

    - Vejam, temos um visitante!

    - Nossa! E como é lindo!

    O patinho não entendeu de quem as crianças estavam falando, mas quando ele se aproximou do lago e viu seu reflexo na água, avistou um maravilhoso cisne. Então, ao olhar para o lado, ele se deu conta de que outros cisnes também moravam ali.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 299,90
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • Aprendendo a Contar Histórias
  • Escolha Uma História Envolvente
  • Escolha Os Recursos Necessários
  • Defina Um Espaço Atraente Para As Crianças
  • Não Esqueça Do Som E Organize As Músicas Do Início Ao Fim
  • Dialogue Com As Crianças
  • Trabalhe A Dicção E Entonação Ao Contar A História
  • As Histórias infantis desde Ínicio
  • 1. O patinho feio
  • 2. João e Maria
  • 3. Pinóquio
  • 4. Branca de Neve
  • 5. Cinderela, ou A gata borralheira