Curso Online de PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Curso Online de PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A psicomotricidade é a primeira etapa do desenvolvimento infantil, dentro das praxias e com isso o processo inicial da aprendizagem e sua...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 5 horas


Por: R$ 59,90
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

A psicomotricidade é a primeira etapa do desenvolvimento infantil, dentro das praxias e com isso o processo inicial da aprendizagem e sua maturação. a criança apresenta em seus primeiros anos o grande salto nas estimulações seguindo assim a ampliação e aperfeiçoamente em vários processos cognitivos, é de sumo importância o profissional da educação conhecer essas etapas e como proceder para que a criança se desenvolva com qualidade.

Neurocientista, especializada em transtornos do neurodesenvolvimento e psicopatologia. psicanalista clinica Escritora autora dos livros; Mediador escolar recriando a arte de ensinar, transtornos do neurodesenvolvimento, conhecimento, planejamento, inclusão real.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • PSICOMOTRICIDADE
    Na Educação.
    EMANOELE FREITAS

  • PSICO: Intelectual, cognitivo emocional, afetivo, mental e neurológico.

    MOTRICIDADE: Movimento, ato, ação, gesto.

    PSICOMOTRICIDADE é a ciência que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo. Está relacionada ao processo de maturação, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas.

  • Sendo a Educação Infantil a etapa crucial do desenvolvimento, e partindo do princípio que a criança tem plenas condições de aprendizado desde os primeiros anos de vida, compreender o porquê se faz imprescindível o trabalho com a Educação Psicomotora na faixa etária de 0 a 3 anos na Educação Infantil para a prevenção das Dificuldades de Aprendizagem.

    O trabalho psicomotor possibilita ao sujeito o desenvolvimento dos aspectos motor, cognitivo e afetivo, assim sendo auxilia no desenvolvimento global.

    Os principais autores que norteiam este tema são: Fonseca (1995a,1995b), Lê Boulch (1988), Lapierre e Lapierre (2002), Bueno (1998).

  • ROSSEL: Educação psicomotora é a educação do controle mental e da expressão motora.
    AJURIAGUERRA: É a realização do pensamento através de um ato motor preciso, econômico e harmonioso.
    VAYER: É a educação da integridade do ser, através do seu corpo.
    HURTADO: É a ciência da educação que enfoca a unidade indivisível do homem (constituída pela soma e psique), educando o movimento ao mesmo tempo que põe em jogo as funções intelectuais.

  • COSTALLAT: É a ciência da educação que realiza o enfoque integral do desenvolvimento nos aspectos: físico, psíquico e intelectual de maneira harmoniosa.

    LE BOULCH: Tem por finalidade assegurar o desenvolvimento funcional, tendo em conta as possibilidades das crianças e ajudar sua afetividade a expandir-se e equilibrar-se através do intercâmbio com o ambiente humano.
    NEGRINE: Sua finalidade é promover através de uma ação pedagógica o desenvolvimento de todas as potencialidades da criança, objetivando o equilíbrio biopsico-social.
    WALLON: Propicia o estudo da função tônica da musculatura e sua relação com o emocional.
    PIAGET: Essa ciência trata da relação entre o homem, seu corpo, o meio físico e sóciocultural na qual convive.

  • 1959 APROFUNDOU SEUS ESTUDOS INTERRELACIONADO A NEUROPATOLOGIA, A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E A PSICANÁLISE.
    FINALIZA-SE A VISÃO DO DUALISMO CARTESIANO E DO PERIODO LOCALIZACIONISTA.
    RETIRA-SE O HÍFEN DE PSICO-MOTRICIDADE E DÁ A PALAVRA SUA UNIDADE.

    PSICOMOTRICIDADE!

  • A PSICOMOTRICIDADE TRATA DA CONSTRUÇÃO DO CORPO NAS SUAS TRÊS DIMENSÕES:

    MOTORA
    EMOCIONAL
    COGNITIVA
    ESTAS DIMENSÕES SÃO ENTENDIDAS COMO PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO PERMANENTE. O CORPO ADQUIRE EXISTÊNCIA A PARTIR DO CONTATO, DOS SABORES, DO OLHAR, DA ATITUDE POSTURAL, DA VOZ, DA MÍMICA FACIL, DOS GESTOS, DAS
    PRAXIAS. “são sistemas de movimentos coordenados em função de um resultado ou de uma intenção”(Piaget).

    Um Transtorno nessas funções é denominado DISPRAXIA.

  • A vertente denominada Educação Psicomotora tem por finalidade promover, por meio de uma ação pedagógica, o desenvolvimento de todas as potencialidades da criança, objetivando o equilíbrio biopsicossocial (NEGRINE, 1986).

    Le Boulch (2001) explica que a Educação Psicomotora é formadora de uma base indispensável a toda criança, pois tem como objetivo assegurar o desenvolvimento funcional, levando em conta as possibilidades da criança, possibilitando, também, por intermédio das relações interpessoais, a expansão e o equilíbrio de sua afetividade.

  • Para Falkenbach (2002), a finalidade da prática da Educação Psicomotora é:

    1º) promover um meio lúdico-educativo para a criança expressar-se por intermédio do jogo e do exercício, devendo possibilitar às crianças a exploração corporal diversa do espaço, dos objetos e dos materiais;
    2º) facilitar a comunicação das crianças por intermédio da expressividade motriz;
    3º) potencializar as atividades grupais e favorecer a liberação das emoções e conflitos por intermédio da vivência simbólica.

    A Educação Psicomotora atualmente se divide em dois eixos: a Psicomotricidade Funcional e a Psicomotricidade Relacional. Negrine define que a passagem da psicomotricidade funcional à relacional é a utilização do jogo (brincar da criança) como “elemento pedagógico”.

  • AREAS CEREBRAIS E SUAS DIVISÕES NO DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR
    A organização de base do cérebro integra a tonicidade, equilíbrio e parte da lateralização, à atenção, postura e filtragem dos dados de entrada (inptus) sensoriais, constituindo a primeira unidade de Luria (base do cérebro) (6, 9 e 10).
    Luria dividiu as funções psicomotoras cerebrais em três unidades:

    a primeira comanda a atenção, o sentir, perceber e captar sensações, ligado diretamente ao sentido de autopreservação;
    a segunda unidade Luriana comanda a noção de corpo (somatognosia) estruturação espaço-temporal, processando, analisando e realizando associações (região occipital visão, lobo temporal audição e lobo parietal sensitivo-motora, percepções, memória) (3,4 e 5, 7).
    A terceira unidade se encontra no lobo frontal e pré-frontal (regulação) e controla o ato mental e motor, planifica, programa e executa as praxias finas e globais (coordenação fina e ampla) (1 e 2).
    Na região 8 e 9, localiza-se o sistema límbico, hipotálamo, hipófise e hipocampo.

  • É a capacidade de reconhecer e compreender estímulos recebidos.
    Está ligada à atenção, consciência e memória.
    É o fenômeno de captar, distinguir, associar e interpretar as sensações.
    Divide-se em espacial, temporal, visual, auditiva, olfativa, gustativa, termo-tátil e de análise e síntese.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 59,90
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • CONCEITO
  • DEFINIÇÕES DE PSICOMOTRICIDADE
  • A EDUCAÇÃO PSICOMOTORA
  • PERCEPÇÃO
  • PRAXIAS
  • MEMÓRIA
  • RITMO, EQUILÍBRIO E TÔNUS
  • LATERALIDADE
  • NOÇÃO DE CORPO
  • PRÉ ESCRI