Curso Online de Psicomotricidade na Educação Infantil Parte I

Curso Online de Psicomotricidade na Educação Infantil Parte I

As Instituições de ensino em sua racionalidade devem passar a dar maior importância quando se trata da educação para um ser integral. O c...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 7 horas


Por: R$ 23,00
(Pagamento único)

Mais de 10 alunos matriculados no curso.

Certificado digital Com certificado digital incluído

As Instituições de ensino em sua racionalidade devem passar a dar maior importância quando se trata da educação para um ser integral. O conceito da Psicomotricidade foi desmistificado por um novo olhar. Este curso mostrará todas as vertentes relacionadas ao corpo e movimento na teoria e na prática.

Nossos cursos são elaborados por uma equipe de professores graduados nas diversas áreas da educação.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • Psicomotricidade na Educação Infantil

    Psicomotricidade na Educação Infantil

    Parte I

  • Sumário

    Sumário

    Introdução.

    Psimotricidade: Atividade corpóreo-mental.

    Práticas corporais: Histórico de uma trajetória a favor da formação do indivíduo uno.

    A influência das Diretrizes Curriculares Nacionais (LDB).

    A Valorização da corporeidade como metodologia para uma Educação Integral: O fim da dualidade corpo e alma.

  • A Psicomotricidade baseada nos Estágios de desenvolvimento, segundo Piaget.
    A criança aprende no conjunto: Família, Escola e sociedade.
    Considerações Finais.
    Prévia da Parte II do curso.
    Avaliação.

  • Introdução

    Introdução

    Este curso é o resultado da pesquisa bibliográfica, da observação do cotidiano escolar e do embasamento teórico-científico de grandes Pensadores que influenciam até os dias atuais no âmbito social, econômico, político e educativo. Este tema trouxe á tona a necessidade de discutir a questão da Psicotricidade como prática educativa a favor da formação integral do indivíduo.

  • A brincadeira, a imaginação, os jogos e demais práticas lúdicas, são muitas vezes entendidas pelos educadores e pelos dirigentes escolares como perda de tempo ou como desnecessárias a construção do conhecimento. Tal concepção emperra o processo de constituição de um cotidiano escolar mais alegre, harmonioso e comprometido com a formação integral e colabora na perpetuação de uma educação dualista que compartimenta o ser humano negando a harmonia de sua plenitude. Acredita-se na relevância desse curso, a todos, por compreender a urgência da implantação de um novo cotidiano escolar.

  • Para tornar mais claro o tema em questão e assim entendermos melhor a sua prática na educação, vamos defini-lo.

    “O movimento é o meio pelo qual o indivíduo
    comunica-se e transforma o mundo que o rodeia. Chamamos este movimento de psicomotricidade.” (D.I.2008)

    Podemos encontrar em diversas fontes uma definição para a Psicomotricidade. Cada uma nos mostrará uma visão diferenciada do seu conceito, e, ao mesmo tempo, nos levará a um entendimento amplo sobre o assunto. Explicitei uma definição, peço a você, que está estudando o tema, que busque em fontes confiáveis, mais definições da mesma. Durante este curso você encontrará diversos conceitos que levarão a entender melhor a Psicomotricidade na prática.

  • Psicomotricidade: Atividade corpóreo-mental

    Psicomotricidade: Atividade corpóreo-mental

    Para falar das dificuldades centradas na aplicação de atividades corpóreo-mentais nas escolas, por parte do educador, devemos colocar em evidências, teorias que sintetizem essa questão, que se abrange no estudo do cognitivo, afetivo e social da criança.
    Dessa forma, seria relevante explicitar que diversos autores contribuem para uma dialética de compreensão das dimensões do corpo e da mente, na etapa mais importante do desenvolvimento do indivíduo.

  • O que remete a não desprezar as opiniões diversas e incongruentes entre autores, mas sim, encontrar pontos importantes e estratégicos que vão de encontro à renovação das Práticas pedagógicas, não só nas Instituições de Ensino, mas na conscientização e mudança de pensamentos, onde a valorização do corpo e da mente ainda se encontra bastante isolados. Na Educação Infantil, principalmente, este trabalho não se mostra da forma que deveria.

  • O que ocorre, em alguns casos, é que o educador não tem conhecimento e compreensão necessária para pôr em prática atividades que envolvam o corpo e o movimento na sala de aula, e em outros casos, as escolas em seu currículo não evidenciam a essencialidade de questões como esta, direcionando padrões que envolvam muito mais o trabalho mental do que o físico.
    Em suma, esta ocorrência não se situa apenas em escolas, todavia, em qualquer Instituição formal, informal e no lar do indivíduo.

  • Leloup (1998 p.9) diz que: “Hoje sabemos o quanto nos desviou da saúde integral a concepção moderna que dissociou o corpo da alma e do espírito”
    O importante é passar a olhar a realidade de todos os seus lados, para criarmos atitudes que nortearão o grande avanço educacional dentro de uma qualidade de vida esperada e com certeza alcançada.

  • O tema aqui proposto tem uma maior ênfase no âmbito escolar, mais precisamente na Educação Infantil, no entanto, não se pode desprezar a questão da universalidade contida em qualquer meio.
    Assim sendo, obtemos o olhar que a cultura, o social se encontra bastante presente, e em alguns momentos os indivíduos utilizam o tal como pressuposto para fazer seguir esses costumes.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 23,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • Psicomotricidade na Educação Infantil
  • Sumário
  • Introdução
  • Psicomotricidade: Atividade corpóreo-mental
  • Práticas corporais: Histórico de uma trajetória a favor da formação do indivíduo uno.
  • A influência das Diretrizes Curriculares Nacionais (LDB).
  • A Valorização da corporeidade como metodologia para uma Educação Integral: O fim da dualidade corpo e alma.
  • A Psicomotricidade baseada nos Estágios de desenvolvimento, segundo Piaget.
  • A criança aprende no conjunto: Família, Escola e sociedade.
  • Considerações Finais
  • Prévia da Parte II do curso.
  • Avaliação