Curso Online de Educação Inclusiva: Acessibilidade e Tecnologia
5 estrelas 30 alunos avaliaram

Curso Online de Educação Inclusiva: Acessibilidade e Tecnologia

O curso de Educação Inclusiva: Acessibilidade e Tecnologia pretende oferecer aos educadores um referencial teórico-pedagógico que lhes pr...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 85 horas


Por: R$ 24,90
(Pagamento único)

Mais de 650 alunos matriculados no curso.

Certificado digital Com certificado digital incluído

O curso de Educação Inclusiva: Acessibilidade e Tecnologia pretende oferecer aos educadores um referencial teórico-pedagógico que lhes propicie uma atualização e um aprofundamento em questões de Educação Inclusiva, com ênfase naquelas que têm uma implicação direta com a problemática referente ao avanço tecnológico e as formas de acessibilidade disponivés a favor do currículo e da prática pedagógica nas escolas. O objetivo é contribuir não só para o seu aprimoramento profissional, mas também oferecer à instituição melhores condições de implementação das metas pretendidas para uma Escola Inclusiva.

O IEP (Programa de Ensino Interdisciplinar) foi criado com a finalidade de oferecer cursos educacionais regulares, especiais e de capacitação em situações que refletem as necessidades da sociedade. O objetivo do Programa é oferecer, a todos os alunos, um material para suplementar seus estudos e avaliar seus conhecimentos, aperfeiçoando-se e qualificando-se cada vez mais com qualidade na modalidade EAD, ou seja, cursos de formação virtual dedicada ao ensino a distância. Com fundamentos em parâmetros interdisciplinares e contextuais, o IEP organizou seu quadro curricular para a Formação Interdisciplinar em vários cursos interdisciplinares, com conteúdos abrangentes a temáticas interdisciplinares oportunas, com apropriadas cargas horárias, e que estão organizados em interface interativa que exige a dedicação dos alunos. O IEP será constantemente alimentado com conteúdos ? novos cursos, seminários, congressos, palestras e fóruns on line, além de outros materiais. Por isso, não deixe de acessá-lo sempre.


- Hellen Cris Trevisan Cavalcante Da Silva

- Geovani Barbosa De Lima

- Sandra Lia Ribeiro Machado

- Luciana Ferreira Da Silva Santos

- Rosangela Severo Borges Ribeiro

- Morielle Santos Moura

- Maria Carmosina Lima Da Silva

- Gisele Maria Silva Jesus

- Lívia Amélia De Brito

- Laila Martina Soliman

- Norma Aparecida Almeida

- Evaldo Soares Dos Santos

- Débora Regina Faria Honda

"Excelente,assuntos claros e objetivos."

- Adriana Márcia Ribeiro De Souza

- Larissa Lopes Fardin

"Muito bom... me fez conhecer um mundo que não conhecia! Aprendei coisas novas e principalmente me fez capaz de superar muitos desafios!"

- Bianca Santos Menezes Cavalcanti

- Márcia De Azevedo Marques

- Andréa Couto Santos

"ótimo"

- Marcela De Campos Chagas

- Mariane Leischtfeld

"O curso é excelente. O tema muito relevante, além disso, os contextos historicos da informatica entres outros assuntos foi fundamental para meu desenvolvimento e aperfeiçoamento profissional. Na verdade, este curso é muito muito bom mesmo! Adorei e estarei divulgando para meus amigos. Pois em se tratando de conhecimento e aprendizagem tudo é válido e prazeroso. Não devemos restringir o conhecimento em uma determinada área e sim ampliar e sempre conhecer novos horizontes."

- Michele Maria Dos Santos

- Michele Maria Dos Santos

"excelente"

- Maria Aparecida Candido Bernardo

- Marcus Vinícius Albrecht Anversa

- Lucelia Soares Rossitto

- Claudia Maria Souza Fernandes Fagundes

- Iracema Hilda Da Silva

- Sávia Thaína Silva De Carvalho

- Geovani Barbosa De Lima

- Rosana Souza Machado

  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • EDUCAÇÃO INCLUSIVA

    Acessibilidade e Tecnologia

  • Educação Inclusiva: Acessibilidade e Tecnologia

  • O Curso Educação Inclusiva: Acessibilidade e Tecnologia, é uma adaptação mais aprofundada e aperfeiçoada dos cursos Fundamentos da Educação Inclusiva módulo I e II, oferecidos pelo IEP.

    Apesar de os conteúdos introdutórios serem praticamente os mesmo, tomamos o cuidado de enriquecê-los com texto de fundamentação teórica e vídeos para melhor compreensão do assunto. Alguns tópicos também serão revisto e atualizados além da criação de novos debates e temáticas envolvendo o uso das tecnologias associadas a educação inclusiva, como por exemplo, a contribuição de fóruns e congressos.

    Importante

  • A Inclusão como uma Força para a Renovação da Escola

    A recuperação do sentido de nosso ofício de mestre não passará por desprezar a função de ensinar, mas reinterpretá-la na tradição mais secular, no ofício de ensinar a ser humanos. Podemos aprender a ler, escrever sozinhos, podemos aprender geografia e a contar sozinhos, porém não aprendemos a ser humanos sem a relação e o convívio com outros humanos que tenham aprendido essa difícil tarefa. Que nos ensinem essas artes, que se proponham e planejem didaticamente essas artes. Que sejam pedagogos, mestres desse humano ofício.
    (Arroyo, 2000, p. 54)

    A Inclusão como uma Força para a Renovação da Escola

  • Visão Geral Histórica das Leis da Educação Inclusiva

    1948 – Declaração Universal dos Direitos Humanos
    "Todos os seres humanos nascem livres e iguais, em dignidade e direitos...(Art. 1°.), ...sem distinção alguma, nomeadamente de raça, de cor, de sexo, de língua, de religião, de opinião política ou outra, de origem nacional ou social, de fortuna, de nascimento ou de qualquer outra situação" (Art. 2°.).
    Em seu Artigo 7°., proclama que "todos são iguais perante a lei e, sem distinção, têm direito a igual proteção da lei...".

    Visão Geral Histórica das Leis da Educação Inclusiva

  • Visão Geral Histórica

    No Artigo 26°, proclama, no item 1, que "toda a pessoa tem direito à educação. A educação deve ser gratuita, pelo menos a correspondente ao ensino elementar fundamental. O ensino elementar é obrigatório. O ensino técnico e profissional deve ser generalizado..";
    No item 2, estabelece que "educação deve visar à plena expansão da personalidade humana e ao reforço dos direitos do Homem e das liberdades fundamentais e deve favorecer a compreensão, a tolerância e a amizade entre todas as nações e todos os grupos raciais ou religiosos..."

    Visão Geral Histórica

  • Visão Geral Histórica

    O Artigo 27° proclama, no item 1, que "toda a pessoa tem o direito de tomar parte livremente na vida cultural da comunidade, de usufruir as artes e de participar no progresso científico e nos benefícios que deste resultam".
    De maneira geral, esta Declaração assegura às pessoas com deficiência os mesmos direitos à liberdade, a uma vida digna, à educação fundamental, ao desenvolvimento pessoal e social e à livre participação na vida da comunidade.

    Visão Geral Histórica

  • 1990 – Declaração de Jomtien (Conferência Mundial sobre Educação para todos – Tailândia)

    Os países relembram que "a educação é um direito fundamental de todos, mulheres e homens, de todas as idades, no mundo inteiro".
    Declararam, também, entender que a educação é de fundamental importância para o desenvolvimento das pessoas e das sociedades, sendo um elemento que "pode contribuir para conquistar um mundo mais seguro, mais sadio, mais próspero e ambientalmente mais puro, e que, ao mesmo tempo, favoreça o progresso social, econômico e cultural, a tolerância e a cooperação internacional".

    1990 – Declaração de Jomtien (Conferência Mundial sobre Educação para todos – Tailândia)

  • Declaração de Jomtien

    Tendo isso em vista, ao assinar a Declaração de Jomtien, o Brasil assumiu, perante a comunidade internacional, o compromisso de erradicar o analfabetismo e universalizar o ensino fundamental no país.
    Para cumprir com este compromisso, o Brasil tem criado instrumentos norteadores para a ação educacional e documentos legais para apoiar a construção de sistemas educacionais inclusivos, nas diferentes esferas públicas: municipal, estadual e federal.

    Declaração de Jomtien

  • 1994 – Declaração de Salamanca (Conferência Mundial sobre Necessidades Educativas Especiais – Espanha)

    Nela, os países signatários, dos quais o Brasil faz parte, declararam:
    Todas as crianças, de ambos os sexos, têm direito fundamental à educação e que a elas deve ser dada a oportunidade de obter e manter um nível aceitável de conhecimentos;
    Cada criança tem características, interesses, capacidades e necessidades de aprendizagem que lhe são próprios;
    Os sistemas educativos devem ser projetados e os programas aplicados de modo que tenham em vista toda a gama dessas diferentes características e necessidades;

    1994 – Declaração de Salamanca (Conferência Mundial sobre Necessidades Educativas Especiais – Espanha)

  • Declaração de Salamanca

    Declaração de Salamanca

    As pessoas com necessidades educacionais especiais devem ter acesso às escolas comuns, que deverão integrá-las numa pedagogia centralizada na criança, capaz de atender a essas necessidades;
    As escolas comuns, com essa orientação integradora, representam o meio mais eficaz de combater atitudes discriminatórias, de criar comunidades acolhedoras, construir uma sociedade integradora e dar educação para todos;


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 24,90
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • A Inclusão como uma Força para a Renovação da Escola
  • Visão Geral Histórica das Leis da Educação Inclusiva
  • Conferência Mundial sobre Educação para todos
  • Declaração de Jomtien
  • Conferência Mundial sobre Necessidades Educativas Especiais
  • Declaração de Salamanca
  • Convenção Interamericana para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Pessoas Portadoras de Deficiência
  • Declaração da Guatemala
  • O Brasil e as Leis da Educação Inclusiva
  • Inclusão: Benefício para todos
  • Dez Elementos Críticos para a Criação de Comunidades de Ensino Inclusivo Eficaz
  • EDUCAÇÃO INCLUSIVA
  • ESCOLA PARA TODOS
  • EDUCAÇÃO PARA TODOS
  • O conceito de necessidades educativas especiais        
  • Atendimento educacional especializado
  • Política Nacional de Educação
  • A escola regular terá de ser uma escola inclusiva
  • ESINAR PESQUISANDO
  • ESTILOS DE APRENDIZAGEM
  • ENSINO E APRENDIZAGEM
  • Processo que facilita o processo de aprendizagem
  • 1- Método do TODO
  • 2- Método PARTE-TODO
  • 3- Método PARTE-PROGRESSIVA
  • FACILITANDO O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES
  • ANÁLISE DE TAREFAS
  • ANÁLISE DE ATIVIDADES
  • MODIFICAÇÕES DE ATIVIDADE
  • ESTILOS DIRETO X INDIRETO
  • ESTILOS POR COMANDO
  • ESTILO DESCOBERTA DIRIGIDA
  • ESTILO SOLUÇÕES DE PROBLEMAS
  • TÉCNICAS ORGAZACIONAIS E METODOLÓGICAS
  • ENSINO EM EQUIPE
  • ENSINO DE APOIO
  • O ciclo de aprendizagem e suas etapas
  • DEMOCRACIA E IGUALDADE
  • MAIORIAS E MINORIAS
  • DIFERENÇA
  • DESIGUALDADE
  • EQÜIDADE
  • DESIGUALDADE E DIFERENÇA
  • EXCLUSÃO E INCLUSÃO
  • DEMOCRATIZAÇÃO E AVANÇOS
  • DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO
  • INCLUSIVA E EXCLUDENTE
  • EXCLUSÃO NA ESCOLA
  • SISTEMA QUE DIVIDE
  • RESPONSABILIDADE PELA NÃO APRENDIZAGEM
  • A DIFERENÇA NA ESCOLA
  • ESCOLA DEMOCRÁTICA
  • ESCOLAS ESPECIAIS
  • COMO TER ESCOLAS INCLUSIVAS
  • PRÁTICAS DEMOCRÁTICAS: VALORES
  • PRÁTICAS DEMOCRÁTICAS: DIÁLOGO
  • PRATICAS DEMOCRÁTICAS: PARTICIPAÇÃO ATIVA DO ALUNO
  • PRATICAS DEMOCRÁTICAS: CONTEÚDO E METODOLOGIA
  • Educação Inclusiva Tecnologia Educacional
  • A Informatização da Sociedade
  • O Período Coberto
  • Mudanças Provocadas pela Informatização da Sociedade
  • A Informatização da Sociedade: o Futuro
  • A Informatização da Sociedade: A Escola e a Educação
  • A Função da Escola
  • O Paradigma Educacional Atual
  • A Evolução do Computador como Tecnologia
  • O Computador como Meio de Produção
  • O Computador como Meio de Comunicação
  • O Computador como Tecnologia Educacional
  • Uma Nova Renascença
  • A Primeira Renascença
  • A Transformação da Educação
  • Consequências fora da Educação
  • A Segunda Renascença
  • Tendências da Educação na Segunda Renascença
  • A Escola, o Professor e a Segunda Renascença
  • A Escola e o Professor e o Novo Paradigma da Educação
  • Formas de Aprendizado de Informática
  • Formas de Utilização do Computador na Escola
  • Educação e Informática
  • O computador e o processo de aquisição de informações
  • O computador e o processo de organização das informações
  • O computador e o processo de comunicação
  • O computador e o desenvolvimento de habilidades
  • O computador e o pensamento crítico
  • O computador e o gerenciamento da vida
  • Tecnologia Educacional
  • Esquema
  • Preliminar
  • Tecnologia Educacional: Conceito e funções
  • Domínios de desenvolvimento
  • Avanços tecnológicos
  • Avanços em programas
  • Planejamento educacional
  • Planejamento da aprendizagem
  • Implicaciones TIC
  • Modelos de formação flexível
  • Crise da formação
  • O que logrou a tecnologia na educação
  • TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: INOVAÇÃO NO ENSINO
  • A formação de Educadores requer:SHERRY TURKLE
  • REAL INOVAÇÃO Gera desconfiança e medo do novo
  • NÃO BUSCAMOS NA INTERNET
  • A INTERNET POSSIBILITA
  • A INTERNET POSSIBILITA sem movermos do nosso lugar
  • O que o uso da internet permite
  • APRENDIZAGEM FLEXIVEL
  • INTERATIVIDADE
  • PERTENCEMOS
  • CARACTERÍSTICAS
  • COMUNIDADES ESCOLARES
  • INDIVIDUALIZAÇÃO
  • Pedagogia e Novas Tecnologias
  • Tecnologias Interativas e Colaborativas
  • O que é Tecnologia
  • Tecnologias de Informação
  • Tecnologias de Comunicação
  • Tecnologias de Comunicação integradas às Tecnologias de Informação
  • O que é Tecnologia Interativa
  • O professor deve
  • Para o professor
  • A Pedagogia
  • AVANÇO TECNOLÓGICO NA EDUCAÇÃO
  • AS PRIMEIRAS FERRAMENTAS
  • GARANTIA NA USABILIDADE DA TECNOLOGIA
  • DOCENTE X TECNOLOGIA
  • CRONOLOGIA DAS FERRAMENTAS
  • AS PRIMEIRAS FORMAS DE ESCRITA: DA PENA À CANETTA
  • DO PAPIRO AO LIVRO
  • A EVOLUÇÃO DA CARTEIRA ESCOLAR
  • O AVANÇO DO QUADRO NEGRO
  • MÁQUINA DE DATILOGRAFAR: DA MANUAL À ELÉTRICA
  • A EVOLUÇÃO DO RETROPROJETOR
  • DO MIMIÓGRAFO À MÁQUINA DE XEROGRAFAR
  • DO VÍDEO AO DVD
  • MÁQUINA FOTOGRÁFICA: DA ANALÓGICA À DIGITAL
  • A EVOLUÇÃO DO COMPUTADOR
  • CONTRUBUIÇÃO DO AVANÇO TECNOLÓGICO PARA A EDUCAÇÃO
  • A ADEQUADA UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS
  • O PERFIL DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO FRENTE AO AVANÇO TECNOLÓGICO
  • O PROFESSOR E A TECNOLOGIA
  • REVISÃO DE POSTURA NECESSÁRIA AO PROFESSOR
  • TECNOLOGIA EDUCACIONAL
  • MÉTODO PAULO FREIRE
  • VYGOTSKY E A EDUCAÇÃO
  • INFORMÁTICA EDUCATIVA
  • OFICINA PSICOPEDAGÓGICA
  • Gestão e Tecnologia Educacional
  • INFORMÁTICA APLICADA A EDUCAÇÃO
  • História da Informática Educativa no Brasil
  • A cultura nacional de informática na educação
  • Projeto EDUCOM voltada para a criação de núcleos interdisciplinares
  • Ação Imediata em Informática na Educação de 1o e 2o grau
  • Programa Nacional de Informática na Educação
  • PRONINFE
  • Educação à Distância
  • Os papéis (funções) que os professores podem exercer no ead
  • Tecnologia Assistiva e Acessibilidade
  • Tecnologia Assistiva conceito brasileiro
  • Categorias de Tecnologia Assistiva
  • Estabilizadores de punho
  • Controle de ambiente
  • Projetos arquitetônicos
  • Órteses e próteses
  • Auxílio para visão sub-normal
  • Algumas alterações para o espaço físico
  • Tecnologia Assistiva para deficientes visuais
  • Prática: Uso do Jaws em sala de aula
  • Ampliadores de Imagem
  • Uso de Ampliador de Imagem
  • Terminal ou Linha Braille
  • Impressoras Braille
  • Thermoform
  • PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
  • O que é planejamento
  • TIPOS DE PLANEJAMENTO
  • TIPOS DE PLANO
  • PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
  • Por que é tão difícil envolver os docentes nas práticas de planejamento
  • Do jeito que o planejamento vem sendo feito não funciona
  • CULTURA NEGATIVA EM RELAÇÃO AO PLANEJAMENTO
  • PLANEJAMENTO ESCOLAR
  • TEORIAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
  • Práticas Pedagógicas
  • O QUE NOS DIZ O MITO DA CAVERNA
  • Aprender é um ato Mecânico ou Autopoiético
  • A escolástica
  • Pedagogia Tradicional
  • Pedagogia Renovada ou Escola Nova
  • Pedagogia Tecnicista
  • Pedagogia Progressista
  • Correntes pedagógicas contemporâneas
  • Educação na era do conhecimento em rede e transdisciplinaridade
  • Construtivismo pós-piagetiano
  • Complexidade e Transdisciplinaridade
  • Plano de Ensino
  • Plano de aula
  • PLANO DE ENSINO Conceituação
  • PLANEJAMENTO ESCOLAR
  • O significado e a importância do planejamento escolar
  • O planejamento é um processo de racionalização
  • O planejamento é uma atividade de reflexão acerca de nossas opções e ações
  • A ação de planejar
  • Funções do planejamento
  • Atualizar o conteúdo do plano
  • Tipos de planos
  • Plano da instituição
  • Plano da disciplina
  • Plano de aula
  • Os planos precisam estar vinculados à prática
  • Requisitos para o planejamento
  • Exigências dos planos e programas oficiais
  • LITERATURA ATUAL ACERCA DO TRABALHO DOCENTE
  • TEORIA DO PROFESSOR REFLEXIVO
  • PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIA
  • CONSTRUTIVISMO
  • VALORIZAÇÃO DA ESCOLA E DO PROFESSOR
  • PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL
  • FUNÇAO DA ESCOLA
  • A FORMAÇÃO DOS PROCESSOS PSICOLÓGICOS SUPERIORES
  • FORMAÇAO DOS PROCESSOS PSICOLÓGICOS SUPERIOES
  • A ESCOLA E O DESENVOLVIMENTO DO PSIQUISMO
  • RELAÇAO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM
  • CONHECIMENTOS ESPONTANEOS
  • CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS
  • O TRABALHO PEDAGÓGICO VOLTADO PARA A FORMAÇÃO DE CONCEITOS
  • TRABALHO DOCENTE
  • A VALORIZAÇÃO DA ESCOLA E DO TRABALHO PROFESSOR NA PERSPECTIVA VIGOTSKIANA
  • TRABALHO COLETIVO
  • APROPRIAÇÃO DO CONHECIMENTO = LIBERDADE
  • AEE, PPP e acessibilidade na escola
  • Implementando o decreto 6571
  • Função do aee
  • Recursos de acessibilidade
  • Educação especial
  • PÚBLICO-ALVO DO AEE
  • Altas habilidades/superdotação
  • Financiamento da matrícula no AEE
  • Plano de AEE
  • PPP e AEE (Resolução 4)
  • Professor do AEE
  • ATRIBUIÇÕES DO PROFESSOR DO AEE
  • Acessibilidade na escola
  • Acessibilidade à informação
  • Acessibilidade na matrícula
  • Acessibilidade ao currículo
  • Acessibilidade física na escola
  • AVALIAÇÃO ESCOLAR
  • Visão tradicional
  • A avaliação acontece em todas as atividades com as trocas de informações do aluno
  • Conhecer os alunos
  • A utilização dos instrumentos
  • Prova escrita
  • Roteiro de Análise das Avaliações
  • REFLEXÕES SOBRE AVALIAÇÃO E FRACASSO ESCOLAR
  • Ambiguidades do processo de avaliação escolar
  • Avaliação na ótica do exame
  • Avaliação como mecanismo escolar de exclusão social
  • Avaliação fator de exclusão social
  • O rendimento dos alunos
  • A questão fundamental subjacente ao debate sobre avaliação
  • O desenvolvimento de uma atuação pedagógica
  • Considerações sobre avaliação como prática de inclusão
  • Avaliação Prática de inclusão
  • Indisciplina na Escola: Alternativas teóricas e práticas
  • A indisciplina e o sentimento de vergonha
  • A indisciplina na sala de aula
  • A criança, sua indisciplina e a psicanálise.
  • A desordem na relação professor aluno
  • Indisciplina, moralidade e conhecimento
  • Olhar sócio histórico
  • Olhar psicológico
  • Relação professor-aluno
  • Por uma nova ordem pedagógica
  • Relação de Poder - Foucault
  • Indisciplina e Violência
  • Escola: espaço de violência e indisciplina
  • A indisciplina e o processo educativo
  • Causas de Indisciplina
  • Características do desenvolvimento
  • A família, a escola e o aprendizado da disciplina
  • Moralidade e indisciplina
  • Perspectiva prática
  • Indisciplina e o cotidiano escolar
  • Os sentidos da indisciplina: regras e métodos como práticas sociais
  • Indisciplina como matéria do trabalho ético e político
  • Categorias comunicacionais
  • Competências comunicacionais
  • Estratégias resolutivas complementares
  • Ensinar e aprender na escola
  • Princípios de aprendizagem
  • Analisando os efeitos sobre a aprendizagem
  • Avaliação: Prática a favor dos alunos ou contra
  • ESTUDOS DE CASOS DIFICULDADES DO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM
  • AÇÕES EDUCATIVAS INCLUSIVAS
  • Inclusão Educacional
  • DIRETRIZES
  • POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA
  • ACESSIBILIDADE
  • PROMOÇÃO DA ACESSIBILIDADE
  • Programas e Ações da Educação Especial
  • Acordo de Cooperação MEC/Ministério das Cidades
  • Plano de Desenvolvimento da Educaç