Curso Online de AVALIAÇÃO E CURRÍCULO NO COTIDIANO ESCOLAR

Curso Online de AVALIAÇÃO E CURRÍCULO NO COTIDIANO ESCOLAR

AVALIAÇÃO E CURRÍCULO NO COTIDIANO ESCOLAR 45 páginas Situação Ensino-aprendizagem Testes escolares aplicados A prática do currículo no c...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 5 horas


Por: R$ 24,90
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

AVALIAÇÃO E CURRÍCULO NO COTIDIANO ESCOLAR
45 páginas
Situação Ensino-aprendizagem
Testes escolares aplicados
A prática do currículo no cotidiano
A Avaliação na organização escolar
A concretização do currículo escolar
Ferramentas da avaliação e qualidade de ensino
Cultura acadêmica X cultura experencial

Educação Infantil
Ensino Médio
Ensino Fundamental
Programação de 8 aulas

Formação *Administração Hoteleira *Pedagogia Pós Graduação *Docência para o Ensino Superior *Psicopedagogia Institucional Professora desde 2005



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • AVALIAÇÃO E CURRÍCULO NO COTIDIANO ESCOLAR

    AVALIAÇÃO E CURRÍCULO NO COTIDIANO ESCOLAR

    PEDAGOGIA – 8 Aulas Programadas
    Conteúdo

  • Instrumentos de coleta de informações sobre a situação do ensino e aprendizagem II

    Instrumentos de coleta de informações sobre a situação do ensino e aprendizagem II

  • Técnica de testagem

    A técnica de testagem caracteriza-se por apresentar uma situação comum a todos que a ela se submetem, tanto em relação às instruções como no que se refere às regras e à valorização de cada questão. Conforme Melchior (1994:93), "no Brasil, o uso de testes de modo mais generalizado está associado ao início do seu uso em exames e vestibulares, através dos quais consegue ampla divulgação.

    Técnica de testagem

  • Na avaliação escolar, a utilização de testes cresceu tanto, desde o início da década de 60, que passou a ser em muitos casos, o único dado considerado pelo professor ao emitir um resultado da etapa de desenvolvimento de seu aluno". Portanto, estes instrumentos avaliativos passaram a representar tanto para os pais como para os alunos o responsável pela aprovação ou reprovação.

  • Severas críticas têm sido feitas aos modelos de testes utilizados pelos professores no universo de sal de aula, entretanto o uso de testes em avaliação do processo ensino e aprendizagem ainda é, na maioria dos casos, o instrumento determinante do resultado do desempenho escolar.

  • Instrumentos de testagem:  testes escolares

    São instrumentos criados pelo professor com um o objetivo específico e destinados a um determinado grupo. Eles são utilizados para verificar os processo de ensino e aprendizagem. Segundo Melchior (1994:99), são feitas inúmeras críticas em relação ao uso de testes na avaliação escolar. Por outro lado, temos teóricos que defendem o seu uso se eles forem inseridos no universo avaliativo enquanto um dos instrumentos de verificação da aprendizagem.

    Instrumentos de testagem:  testes escolares

  • Teste oral

    Os testes orais estão respaldados no princípio de que o professor precisa verificar a organização mental do aluno referente ao conteúdo programático abordado em sala de aula, uma vez que ajudam o professor com informações complementares sobre o assunto avaliado. Em geral, o teste não é usado para todos os alunos, e sim para aqueles em que a questão da clareza, correção e boa dicção na área de línguas necessitam ser verificadas.

    Teste oral

  • Teste prático

    Este teste pode ser utilizado durante o processo de ensino e aprendizagem, uma vez que coloca o avaliando em situação de execução de uma tarefa real. É útil na avaliação de habilidades específicas de executar uma tarefa proposta pelo professor.

    Teste prático

  • Teste objetivo

    O teste objetivo compõe-se de questões objetivas que avaliam a extensão do conhecimento e das habilidades. Estas questões admitem uma única resposta e classificam-se em dois grupos: as que exigem rememorização das respostas e as que exigem seu reconhecimento.

    Teste objetivo

  • Os tipos de questões objetivas mais utilizados são:

  • 1. Questões de lacuna ou complemento – são sentenças com algumas partes (no máximo 3), correspondendo em espaços em brancos (lacunas) que devem ser preenchidos com palavras ou números. Normas de construção são questões de relativa facilidade de construção; as normas na sua construção são: evitar fornecer pistas para a resposta com a colocação dos artigos antes da lacuna; colocar em cada frase o número de lacunas que não prejudique a clareza da mesma (no máximo 3); nas lacunas devem constar apenas os elementos relevantes da sentença; evitar a punibilidade de mais de uma reposta correta em cada lacuna; elaborar as sentenças de forma clara, objetiva e precisa; reformular as frases do material de estudo ao reformular a questão.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 24,90
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • AVALIAÇÃO E CURRÍCULO NO COTIDIANO ESCOLAR
  • Instrumentos de coleta de informações sobre a situação do ensino e aprendizagem II
  • Técnica de testagem
  • Instrumentos de testagem:  testes escolares
  • Teste oral
  • Teste prático
  • Teste objetivo
  • CONSIDERAÇÕES FINAIS