Curso Online de BNCC e os Descritores de Matemática - Inter-relacionando Habilidades e Competências
5 estrelas 1 aluno avaliou

Curso Online de BNCC e os Descritores de Matemática - Inter-relacionando Habilidades e Competências

Neste curso introdutório, tratamos sobre a Prova Brasil, sobre a TRI e sobre os descritores de Matemática utilizados para a construção do...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 40 horas


Por: R$ 24,90
(Pagamento único)

Mais de 30 alunos matriculados no curso.

Certificado digital Com certificado digital incluído

Neste curso introdutório, tratamos sobre a Prova Brasil, sobre a TRI e sobre os descritores de Matemática utilizados para a construção do respectivo exame do 5º Ano do Ensino Fundamental.
Especificamente, tratamos sobre como a TRI é utilizada para aferição dos resultados das avaliações em larga escala, bem como suas relações com o desenvolvimento dos conteúdos e descritores de Matemática relativos aos temas:
Espaço e Forma
Grandezas e Medidas
Números e Operações/Álgebra e Funções
Tratamento da Informação

Os conteúdos pertinentes aos descritores de Matemática, assim como a distribuição dos mesmos por níveis de proficiência, constituem os fundamentos para a construção das questões (itens) da Prova Brasil. Tal distribuição de conhecimentos em níveis crescentes de dificuldade (ou proficiência) fornecem o alicerce para que competências, habilidades e conteúdo específicos sejam articulados na elaboração das questões. A partir desse referencial que são construídas as escalas de proficiência que estabelecem o desempenho dos estudantes no respectivo exame.

Meu nome é Valter Magalhães e sou graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade de São Paulo (2004); também sou Mestre em Tecnologia Nuclear pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN-USP), 2011 e concluí recentemente o Mestrado em Educação Matemática pelo IME-USP, 2017. Atualmente sou professor de Matemática no ensino fundamental II na empresa Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia de Taboão Da Serra atuando também em cursinhos pré-vestibulares como plantonista de Matemática e Física.


- Valeria Rodrigues De Souza Porto

  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • INTRODUÇÃO

  • Neste curso, tratamos sobre a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e os Descritores de Matemática da Prova Brasil, bem como aspectos relevantes sobre o desenvolvimento de competências e habilidades pertinentes ao ensino de Matemática e os descritores utilizados para a construção do respectivo exame do 5º Ano do Ensino Fundamental.

    INTRODUÇÃO

  • Especificamente, buscamos relacionar as habilidades pertinentes aos Descritores e BNCC a fim de poder contribuir para que professores e coordenadores possam organizar seus trabalhos no contexto escolar. Para tanto, também mostramos como a TRI é utilizada para aferição dos resultados das avaliações em larga escala, bem como suas relações com o desenvolvimento dos conteúdos e descritores de Matemática relativos aos temas:
    Espaço e Forma
    Grandezas e Medidas
    Números e Operações/Álgebra e Funções
    Tratamento da Informação
    INTRODUÇÃO

  • Para tanto, também mostramos como a TRI é utilizada para aferição dos resultados das avaliações em larga escala, bem como suas relações com o desenvolvimento dos conteúdos e descritores de Matemática relativos aos temas:
    Espaço e Forma
    Grandezas e Medidas
    Números e Operações/Álgebra e Funções
    Tratamento da Informação
    INTRODUÇÃO

  • Assim, exploramos os conteúdos pertinentes aos descritores de Matemática, assim como a distribuição dos mesmos por níveis de proficiência, que constituem os fundamentos para a construção das questões (itens) da Prova Brasil, juntamente com aquelas habilidades a serem desenvolvidas previstas na BNCC do Ensino Fundamental I.
    INTRODUÇÃO

  • Consideramos que tal distribuição de conhecimentos em níveis crescentes de dificuldade (ou proficiência) fornecem o alicerce para que competências, habilidades e conteúdo específicos sejam articulados na elaboração de questões e desenvolvimento do trabalho escolar.
    INTRODUÇÃO

  • Em linhas gerais, o nível de proficiência do educando tem estreita relação com o desenvolvimento de capacidades superiores de pensamento, como as capacidades de comparar, relacionar, etc., além de mobilizar conhecimentos próprios da área do conhecimento pertinente ao exame.
    INTRODUÇÃO

  • Portanto, a partir do referencial dos exames de Matemática das avaliações externas por exemplo, mostramos que as habilidades previstas na BNCC podem suportar um trabalho em sala de aula de Matemática, pois ambos exigem que os estudantes façam análises, relações e comparações simultaneamente à mobilização de conceitos, ideias, noções e ferramentas próprias da Matemática durante o processo de resolução de situações problemas.
    INTRODUÇÃO

  • É a partir dessa compreensão que nesse curso tentamos fornecer um entendimento global ao professor do real significado sobre o desenvolvimento dos descritores de Matemática do Ensino Fundamental I e das Habilidades previstas na BNCC com o intuito de deslocar a atenção do mesmo para o desenvolvimento de competências e habilidades em sala de aula de Matemática, paralelamente ao ensino dos conteúdos. Ou seja, esquematicamente:
    INTRODUÇÃO

  • INTRODUÇÃO

  • Um trabalho que almeje desenvolver competências e habilidades em sala de aula, além de favorecer um bom desempenho em avaliações externas, também pode contribuir para o educando entender e lidar com vários aspectos da realidade próxima de maneira independente e objetiva, satisfazendo, dessa forma, as exigências de nossa sociedade atual, que está em constante transformação devido aos avanços das tecnologias da informação.
    INTRODUÇÃO


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 24,90
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • INTRODUÇÃO
  • Módulo I Avaliações em Larga Escala
  • Módulo 2: O que é Avaliar?
  • Módulo 3: Sobre o Desenvolvimento de Competências e Habilidades
  • Módulo 4: Matriz de Referência do Exame de Matemática
  • Módulo 5: Teoria da Resposta ao Item (TRI)
  • Módulo 6: Argumentação sob a Ótica dos Diversos Raciocínios Matemáticos
  • Módulo 7: Espaço e Forma Descritores de Matemática, seus Conteúdos e Habilidades na BNCC
  • Módulo 8: Grandezas e Medidas Descritores de Matemática, seus Conteúdos e Habilidades na BNCC
  • Módulo 9: Números e Operações/Álgebra e Funções Descritores de Matemática, seus Conteúdos e Habilidades na BNCC
  • Módulo 10: Tratamento da Informação Descritores de Matemática, seus Conteúdos e Habilidades na BNCC
  • Referências