Curso Online de CURSO GESTÃO ESCOLAR

Curso Online de CURSO GESTÃO ESCOLAR

? A Gestão Democrática é uma forma de gerir uma instituição de maneira que possibilite a participação, transparência e democracia.

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 5 horas


Por: R$ 30,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

? A Gestão Democrática é uma forma de gerir uma instituição de maneira que possibilite a participação, transparência e democracia.

MINI CURRÍCULO Sou Rosimeire Moreira Quintela, formada em Pedagogia com habilitação em Supervisão Educacional e Pós-Graduada em Educação Especial, Mídias integradas na Educação pelo CIPEAD, e pós em Psicopedagogia em Educação a Distância pela FACINTER, já participei de dois GTR Grupo de Trabalho em Rede pela SEED organizado pelo PDE como cursista e de várias jornadas pedagógicas oferecidas pala UNIOESTE e SEED, trabalho há 28 anos como professora na Escola de Educação Especial Cristian Eduardo Hack Cardozo (ACDD) em Foz do Iguaçu, com alunos Deficientes Físicos Neuromotores, sou concursada 40 horas pela Secretaria de Educação do Estado do Paraná-SEED. Atualmente estou trabalhando na Tutoria Presencial do curso de Pedagogia - UEM/UAB Polo de Foz do Iguaçu e na equipe Pedagógica do Colégio Paganoto e realizando Especialização no Ensino de Ciências. Amo fazer vídeos educativos...



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • CURSO

    CURSO

    GESTÃO ESCOLAR

  • ROSIMEIRE MOREIRA QUINTELA


    Olá prezad@s cursistas!

    Meu nome é Rosimeire Moreira Quintela, sou formada em Pedagogia, Pós-graduação em Educação Especial, Mídias Integradas na Educação atuo como tutora na EaD desde 2012, e na educação Espacial desde 1995 no 1º semestre de 2012 comecei a atuar como tutora da UEM aqui no polo de Foz do Iguaçu Sou pedagoga no município de Foz do Iguaçu /PR e também tutora em um site de cursos online. Conclui 3 GTR/SEED/PR, e o curso de Gestão Escolar com ênfase na Orientação Educacional. Percebendo a importância da Educação a Distância e Continuada em minha vida profissional e pessoal, decidi me dedicar e me aperfeiçoar. Contudo, gostaria de me colocar a disposição para ajudar, contribuir, interagir, e com certeza aprender com tod@s durante esse processo.
    Meus horários de tutoria serão no período noturno, nos dias segunda, terça, quarta e sexta-feira a partir das 19:00 horas, e no período matutino no a partir das 08:00 horas na sexta-feira.
    Quero me colocar a disposição, deixando @s a vontade para quaisquer dúvidas, pedidos e auxílios necessários.
    Um abraço carinhoso, e bons estudos a tod@s, Rosi

  • ÍNDICE

    ÍNDICE

    1 Princípios
    2 Gestão Democrática na Escola
    2.1 Conselhos escolares
    2.2 Projeto político pedagógico
    2.3 Eleição para diretor
    3 Referências gerais

  • Gestão democrática

    Gestão democrática

    A Gestão Democrática é uma forma de gerir uma instituição de maneira que possibilite a participação, transparência e democracia.

  • Princípios

    Princípios

    Os princípios que norteiam a Gestão Democrática são:
    Descentralização: A administração, as decisões, as ações devem ser elaboradas e executadas de forma não hierarquizada.

  • Participação: Todos os envolvidos no cotidiano escolar devem participar da gestão: professores, estudantes, funcionários, pais ou responsáveis, pessoas que participam de projetos na escola, e toda a comunidade ao redor da escola.
    Transparência: Qualquer decisão e ação tomada ou implantada na escola tem que ser de conhecimento de todos.

  • Gestão Democrática na Escola

    Gestão Democrática na Escola

    A Gestão Democrática na escola é formada por alguns componentes básicos: Constituição do Conselho escolar; Elaboração do Projeto Político Pedagógico de maneira coletiva e participativa; definição e fiscalização da verba da escola pela comunidade escolar; divulgação e transparência na prestação de contas; avaliação institucional da escola, professores, dirigentes, estudantes, equipe técnica; eleição direta para diretor(a);

  • Conselhos escolares

    Conselhos escolares

    O Conselho Escolar (CE) é um colegiado com membros de todos os segmentos da comunidade escolar com a função de gerir coletivamente a escola. Com suporte na LDB, lei nº 9394/96 no Artigo 14, que trata dos princípios da Gestão Democrática no inciso II –

  • "participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes", esses conselhos devem ser implementados para se ter uma gestão democrática. Porém, como diz Carlos Drummond Andrade: "as leis não bastam. Os lírios não nascem das leis" (SEED 1998, p. 44).

  • Dessa forma, os Conselhos Escolares podem servir somente para discutir problemas burocráticos, ser compostos apenas por professores e diretor(a), como um ‘Conselho de Classe’, mas se estiver dentro dos princípios da Gestão Democrática esse Conselho terá que discutir politicamente os problemas reais da escola e do lugar que ela está inserida com a participação de todos os sujeitos do processo.

  • Para que se garanta a constituição de um Conselho Escolar com essas características, Antunes (SEED, 1998) aponta alguns parâmetros importantes a serem considerados:


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 30,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • CURSO
  • ÍNDICE
  • Gestão democrática
  • Princípios
  • Gestão Democrática na Escola
  • Conselhos escolares
  • Projeto político pedagógico
  • Eleição para diretor
  • REFERÊNCIAS
  • CONSIDERAÇÕES FINAIS