Curso Online de Do Comportamentalismo à Psicologia Transpessoal: breve descrição da evolução da ciência psicológica
4 estrelas 1 aluno avaliou

Curso Online de Do Comportamentalismo à Psicologia Transpessoal: breve descrição da evolução da ciência psicológica

Num breve apanhado histórico, neste curso são apresentadas as quatro forças em Psicologia, que mudaram a forma de conceber e pensar a ciê...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 8 horas

Por: R$ 23,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

Num breve apanhado histórico, neste curso são apresentadas as quatro forças em Psicologia, que mudaram a forma de conceber e pensar a ciência psicológica ao longo dos tempos. São informações pontuais para o conhecimento de cada uma delas e a compreensão de sua importância para o desdobramento de outras abordagens teóricas da atualidade.

A professora Rosana Rodrigues G Silva é Doutora em Educação, na área de concentração Psicologia Educacional, UNICAMP (2003). Mestre em Educação, também na área Psicologia Educacional, UNICAMP (1997). É licenciada em Pedagogia (Orientação Educacional e Administração Escolar, 1994 e 1997, respectivamente). Tem experiência com ensino, pesquisa e extensão na educação fundamental e superior.


"Conteúdo atualizado e adequado ao objetivo. Facilidade de acesso. Preço compatível com a proposta e acessível ao público alvo."

- Ciro Fernandes De Ferreira

  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
  • COMPORTAMENTALISMO À PSICOLOGIA TRANSPESSOAL breve descrição da evolução da ciência psicológica

    comportamentalismo à psicologia transpessoal breve descrição da evolução da ciência psicológica

    profª rosana rodrigues g silva

  • Apresentação

    apresentação

    meu nome é rosana, sou pedagoga, formada pela unicamp, com mestrado e doutorado em educação, pela mesma instituição, em campinas. sou professora universitária e atuo na educação desde 1986, nos diversos níveis de ensino. acredito na educação como base de mudança – não redenção do mundo, mas uma porta que promove transformações individuais... de grão em grão...

    este curso tem como objetivo apresentar as principais características das quatro abordagens em psicologia, que são referência para origem das outras diversas teorias psicológicas existentes.

    para efeito didático, os slides estão separados por tópicos e cada um deles, quando necessário, registrará, ao final das apresentações, no item material de apoio, esclarecimentos e informações adicionais a respeito de nomes ou termos, que estarão identificados pela cor laranja, ao longo do texto.

  • por ora, o conteúdo apresentado é apenas a uma exposição, mas coloco-me a disposição para quaisquer esclarecimentos referente a este material.

    espero que corresponda às suas expectativas e promova um novo olhar sobre as abordagens apresentadas, acrescentando conhecimentos para o seu enriquecimento pessoal.

    é um ponto de partida...

    bons estudos!!

  • 01 - Primeiras palavras

    01 - primeiras palavras

    em sua jornada, o homem sempre buscou conhecer a causa e o porquê dos fatos. tudo que diz respeito à natureza, sempre foi objeto de investigação. com o passar do tempo, com um conhecimento mais abrangente a respeito do mundo externo, o “mundo interno” limitado pela pele, passou a gerar a curiosidade a respeito dos comportamentos humanos.

    do ser fragmentado - condição para estudos preliminares - ao ser humano integral, dotado de vontade, corpo, plenitude e permanência de uma consciência através de diferentes épocas e experiências, a ciência psicológica evoluiu muito. e a história da psicologia nos possibilita acompanhar a evolução deste campo da ciência.

    aprendizagem, memória, motivação, percepção, atividade onírica e comportamento anormal sempre fizeram parte das indagações e preocupações dos filósofos, demonstrando que não houve variações acerca do objeto de estudo da psicologia.

  • o que marca uma distinção entre os primeiros estudos filosóficos sobre a natureza humana e a psicologia moderna são a abordagem e as técnicas usadas, que demonstram, através do seu desenvolvimento, que o campo de estudo atual promove intensamente o ato de fazer ciência.

    até o último quarto do século xix, os filósofos estudavam a natureza humana baseados em sua própria experiência, por intermédio da especulação, intuição e generalização (schultz e schultz, 1995). somente quando os pesquisadores passaram-se a distanciar-se dos eventos estudados, apoiando-se em observações e experimentos cuidadosamente controlados é que a psicologia passou a romper seus laços com a filosofia e adquirir identidade própria.

    também é importante frisar que, embora recebendo muitas influências internas sobre as suas preocupações fundamentais, a psicologia não se desenvolveu apenas a partir delas, mas com uma grande exposição a influências externas que a conduzira significativamente durante seu desenvolvimento. basta considerarmos as influências sociais, econômicas e políticas, além das diferentes épocas e locais.

  • infelizmente, não há como expor o desenvolvimento da ciência psicológica em sua totalidade, ao longo da história, neste curso. a história é construída por fragmentos de eventos passados que estão disponíveis para que historiadores recriem eventos e pessoas do passado. assim, partimos do pressuposto que temos alguns fragmentos encadeados para que possamos compreender a importância dos estudos psicológicos por sobre uma linha temporal, selecionando alguns fatos e nomes que representam marcos no seu desenvolvimento desta área do conhecimento.

    a partir de agora, então, faremos uma breve jornada histórica, situando e comentando as escolas psicológicas que iniciaram as discussões referentes a concepção de psicologia que temos na atualidade: o behaviorismo, a psicanálise, o humanismo e a psicologia transpessoal.

  • os primórdios...
    a grécia acolheu a civilização mais evoluída na antiguidade, permitindo que filósofos, como sócrates, platão e aristóteles, começassem a especular sobre as atitudes empreendedoras do homem grego, avançando cada vez mais para aspectos relacionados ao interior do ser humano.

    a primeira tentativa de sistematização de uma psicologia surge entre os filósofos gregos. é só lembrarmo-nos que o próprio significado do termo psicologia vem do grego: (clique!)

    etimologicamente, psicologia significa “estudo da alma”

    7

    psyché
    (psico)

    alma

    logos
    (logia)

    razão

    estudo da alma

  • no império romano, a força religiosa passa a exercer domínio sobre a política, prenunciando que o cristianismo seria a principal religião da idade média.

    as questões psicológicas, neste período, eram baseadas no conhecimento religioso. a igreja monopolizava todos os saberes, inclusive aqueles relacionados ao psiquismo humano.

    dois grandes filósofos destacam-se durante a idade média: santo agostinho (354-430) e são tomás de aquino (1225-1274) .

    no século xvii, durante o renascimento, o foco principal era a relação entre o corpo e a mente. o primeiro era o objeto de estudo da ciência por possuir volume, massa e movimento e a alma, da filosofia, por não possuir tais características...

    isto era proposto por rené descartes (1596-1650), com seu dualismo psicofísico, representando uma transição da renascença, onde a pesquisa era controlada por rígidos dogmas teológicos.

    8

  • além disto, apesar de possuírem essências diferentes, mente e corpo interagiam mutuamente e a mente influencia o corpo, mas pode também ser influenciada muito mais do que supunham anteriormente.

    um exemplo?

    na idade média, acreditava-se que a mente era responsável não só pelo pensamento e a razão, mas também pela reprodução, percepção e locomoção.

    descartes atribuía todas estas funções ao corpo e alegava que a mente só tinha a função de pensar (schultz e schultz, 1995). ele imaginou existir um sistema nervoso que explicasse as conexões entre músculos e órgãos dos sentidos, entre respostas e estímulos.

    9

  • nasce a psicologia...

    a alemanha, no final do século xix, foi o palco para o surgimento da psicologia moderna, com teóricos representativos como wundt, weber e fechner que trabalhavam juntos na universidade de leipzig, que acolheram outros estudiosos, como o inglês edward b. titchner e o americano william james.

    a medida que conseguia distanciar-se da filosofia, que havia direcionado todas as discussões sobre a condição humana até aqui, e atrai novos estudiosos e pesquisadores, que passam a utilizar novos padrões de produção de conhecimento, consegue definir seu campo de atuação e características peculiares à ciência psicológica moderna.

    gradativamente estabelece: seu objeto de estudo (o comportamento, a vida psíquica, a consciência); seu campo de estudo (diferenciando-o de áreas como a filosofia e a fisiologia); novos métodos de estudo e teorias, formuladas a partir de um corpo consistente de conhecimentos na área.

  • em 1879, wilhelm wundt (1832-1920), médico alemão, fisiólogo, filósofo, lógico e ético, fundou o primeiro laboratório de psicologia em leipzig, alemanha, marcando o nascimento da psicologia enquanto ciência.

    wundt estabeleceu análises minuciosas dos conteúdos mentais, adicionando conhecimentos de outras áreas (filosofia, astronomia, antropologia, hipnotismo) às técnicas descobertas e fisiológicas, sendo considerado o “pai” da moderna psicologia experimental.

    a consciência era o objeto de estudo da psicofísica. e como a mente não dependia do corpo, era possível estudá-la eficazmente.

    vale lembrar também, que wundt, em suas discussões, evitava abordar sobre a natureza imortal da alma e seu relacionamento com o corpo. na época, isto significou um grande avanço na ciência psicológica.

    11


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 23,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • COMPORTAMENTALISMO À PSICOLOGIA TRANSPESSOAL breve descrição da evolução da ciência psicológica
  • Apresentação
  • 01 - Primeiras palavras
  • Estruturalismo
  • Funcionalismo
  • Associacionismo
  • 02 - Behaviorismo
  • 03 - Gestalt
  • 04 - Psicanálise
  • 05 - Humanismo
  • 06 - Psicologia Transpessoal
  • Últimas palavras...
  • Referências