Curso Online de Educação Básica e Formação Docente: Ótica de Vygotsky  

Curso Online de Educação Básica e Formação Docente: Ótica de Vygotsky  

O curso possui um caráter monográfico, pois aqui consta um trabalho de Pós-Graduação em educação pela PUC-SP. O curso atende aos diferent...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 7 horas


Por: R$ 30,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

O curso possui um caráter monográfico, pois aqui consta um trabalho de Pós-Graduação em educação pela PUC-SP. O curso atende aos diferentes estudantes da educação e profissionais da área. Explora a tematica da formação de professores em relação a educação básica e as contribuições de Vygotsky para a educação e a formação inicial e continuada de professores.

Possui graduação em Letras - Português/Inglês e Literaturas pelo Centro Universitário Paulistano (2010). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela FMU/SP (2012) e Magistério do Ensino Superior pela PUC/SP (2012). Possui experiência na área de Educação, com ênfase em ensino de Língua Estrangeira (Inglês). Atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino da Língua Portuguesa e Tipologias Textuais. Atualmente trabalhando como professor de ensino Médio e EJA na escola estadual E.E. Dom Miguel Kruse e prestação de serviços educacionais da franquia Tutores Educação Multidisciplinar. Mestrado incompleto em Linguística. Atualmente trabalhando na Empresa Escola Estude Mais, Sócio proprietário e Diretor Acadêmico, estudante de Psicologia pela FMU/SP, publicou 4 livros de diferentes campos do conhecimento e mais de 15 artigos na área de: Psicologia, sociologia, política, educação, filosofia e psicopedagogia. Aperfeiçoamento em Saúde Mental pela UCAM, Cromoterapia e Jornalismo Digital pela Prime Cursos.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • Educação Básica e Formação Docente: Ótica de Vygotsky  

    Educação Básica e Formação Docente: Ótica de Vygotsky  

    O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos.
     
     
    Eleanor Roosevelt

  • Educação

    Educação

    Amar é Educar, sendo assim, é de grande importância aos pequenos a participação conjunta entre família, comunidade e escola. Pois essa união cria paulatinamente sobre o aprender e o ensinar, responsabilidades sociais, cultura, respeito ao próximo, ao mestre e a importância da transformação humana. Educação é para todos.
    Este curso possui um caráter monográfico

    Educação: Ensino e Aprendizagem

    2

  • Trabalho apresentado à Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP

    Trabalho apresentado à Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP

    Monografia apresentada como exigência parcial para obtenção do título de ESPECIALISTA no Programa de Estudos Pós-Graduados: Lato Sensu (Especialização) Magistério do Ensino Superior, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP, Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão – COGEAE, Faculdade de Educação.

    Educação: Ensino e Aprendizagem

    3

  • Sumário

    Sumário

    INTRODUÇÃO ......................................................................................................... 9
     1. CAPÍTULO
     1.1 Vygotsky – Bibliografia resumida ....................................................................... 15
    1.2 O pensar de Vygotsky para Educação................................................................. 19
    1.3 Vygotsky e a formação docente para a educação básica............................. 24
    1.4 O desenvolvimento da criança: ciclo familiar e educacional..................... 27
     2. CAPÍTULO
     2.1 O conceito de criança e infância .......................................................................... 32
    2.2 Formação docente da educação: História e Atualidade ............................ 36
    2.3 Prática de ensino e comunidade ......................................................................... 39
    2.4 Educação: um sistema complexo - Crítica........................................................ 43
     Considerações finais ......................................................................................................... 47
    Referências bibliográficas ............................................................................................... 49

    Educação: Ensino e Aprendizagem

    4

  • Epígrafe

    Epígrafe

    Então, educamos e somos educados. Ao
    Compartilharmos, no dia-a-dia do ensinar e do
    aprender, ideias, percepções, sentimentos, gestos,
    atitudes e modo de ação, sempre ressignificados e
    reelaborados em cada um, vamos internalizando
    conhecimentos, habilidades, experiências, valores,
    rumo a um agir crítico-reflexivo, autônomo, criativo e
    eficaz, solidário. Tido em nome do direito à vida e à
    dignidade de todo ser humano, do reconhecimento das
    subjetividades, das identidades culturais, da riqueza de
    uma vida em comum, da justiça e da igualdade social.
    Talvez possa ser esse um dos modos de fazer pedagogia.
    (José Carlos Libâneo)

    Educação: Ensino e Aprendizagem

    5

  • Resumo

    Resumo

    O presente trabalho monográfico tende a entender os fenômenos ocorridos na educação pela ótica de Lev Semenovitch Vygotsky. Traçando a pesquisa em três importantes momentos. Primeiro conhecendo quem foi Vygotsky e suas contribuições pedagógicas e psicológicas para a educação e em especial a básica, na qual Vygotsky aborda as diversas questões sobre o socializar da criança no ambiente familiar e social. Segundo momento a importância de compreender o conceito de criança e infância sob a ótica histórica e atual pedagógica, assim como a importância da formação docente, prática, identidade profissional e comunidade. O terceiro momento é uma reflexão sobre o sistema educacional brasileiro, unificando as participações político-educacionais, sociais e instituição familiar. 

    PALAVRAS-CHAVE: Vygotsky, Educação básica, formação docente

    Educação: Ensino e Aprendizagem

    6

  • Introdução

    Introdução

    A pesquisa deste trabalho monográfico aborda três questões que permeiam a qualidade da educação básica. A formação docente, as relações entre escola, família e comunidade e as dificuldades que se faz presente todos os dias nas escolas e que são sanadas com o auxilio dos estudos da Psicologia da Educação numa perspectiva de Lev Semenovitch Vygotsky.
    O que me levou ter interesse em pesquisar sobre a formação de docentes da educação básica foi a partir da minha própria experiência de ser professor dos três ciclos de ensino, fundamental I, II e ensino médio, pois percebe-se que existem diferenças metodológicas, didáticas e de prática de ensino no processo de ensino e aprendizagem dos diferentes ciclos.
    Percebo que no atual ambiente educacional no qual sou professor é evidente a falta de informações teórico-práticas da área da psicologia da educação e da psicopedagogia que são de extrema importância para a colaboração na formação integral de alunos do ensino fundamental I que não possuem oportunidade de serem felizes no processo de aprendizagem e no desenvolvimento de relações culturais, sociais e conflituosas.

    Educação: Ensino e Aprendizagem

    7

  • Continuação

    Continuação

    Para melhor compreender o que leva a defasagem escolar é necessário antes entender a formação desses docentes que antigamente não existia um investimento adequado para a formação desse profissional que sabendo apenas ter um “jeito” com crianças era o suficiente para desenvolver um processo de alfabetização, principalmente em bairros distantes e organizados por mulheres.
    Segundo a LDB:
    A Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional (BRASIL, 1996), promoveu a integração da Educação Infantil, no âmbito da Educação Básica. É importante ressaltar que, quando esta pesquisadora iniciou sua trajetória docente, em 1987, com apenas 14 anos, lecionando em “pré-escolas” – como eram chamadas – não se exigia uma formação mínima para lecionar, principalmente, nas escolas situadas em bairros. Naquela época, o professor precisava, apenas, ter “jeito” com crianças executar bem, as tarefas pré-determinadas. Pensar e refletir sobre as questões e propostas pedagógicas, não fazia parte do universo de trabalho do profissional de Educação Infantil; assim, não se faziam necessários investimentos com a formação inicial e em serviço dos educadores/ professores, que atuavam no referido nível de ensino. (Dissertação de Mestrado).

    Educação: Ensino e Aprendizagem

    8

  • Introdução

    Introdução

    A educação infantil ganhou maior “reconhecimento” depois da Constituição de 1988 e a vigência da Lei n° 9.394/96 (LDB), assim sendo a criança passa a ter um espaço educacional como sujeito de direitos em nível de ensino. Mas diante de tantas modificações e dificuldades no processo de ensino e aprendizagem, formação de professores e atuação profissional o trabalho questiona a qualidade de ensino e a prática docente. Como é visto e prepara o profissional do magistério nos dias de hoje?
    Com esse pensamento a monografia estende-se em busca de alcançar os objetivos específicos abaixo:
     Identificar a importância de Vygotsky para a educação básica.
     Analisar a formação docente de professores da educação básica.
     Compreender a prática docente.
    Refletir sobre a educação, relação professor-aluno e a comunidade.
    Para identificar esses objetivos específicos se faz necessário estudar e compreender a trajetória de formação da Instituição que servirá como objeto de pesquisa, o corpo docente e sua prática de ensino e o discente.

    Educação: Ensino e Aprendizagem

    9

  • Continuação

    Continuação

    O estudo da Psicologia da Educação mostra como funciona o processo de ensino e aprendizagem, que têm como proposta em fazer do futuro professor um investigador e conhecedor da aprendizagem infantil dentro das concepções Vygotskyana realizando a mediação entre o desenvolvimento social, cultural e educacional para a boa formação e inserção desses aprendentes dentro e fora do seu contexto de vida.
    Portanto é sim de extrema importância que todos profissionais formados em cursos de licenciaturas ou polivalentes tenham conhecimentos dos fenômenos ocorridos pelo processo de ensino e aprendizagem, neste caso em especial as contribuições de Vygotsky juntamente com a pedagogia para a educação básica.
    A educação enquanto transformadora possui a obrigação de alinhar o preciso com a saúde, portanto a pedagogia com a junção da linguística, psicologia, psicanálise entre outras áreas da saúde tem muito com o que somar para um excelente desenvolvimento cerebral, psicomotor, cultural, social, psicológico e educacional de qualquer criança em processo de aprendizagem.

    Educação: Ensino e Aprendizagem

    10

  • Continuação

    Continuação

    Com o auxilio e a ótica de Vygotsky para melhor compreendermos e apreendermos o que são os conflitos da psicologia infantil. Estudaremos a importância das dificuldades de aprendizagem e com mais qualidade para assim formar o profissional da área educacional que atuará na educação básica.
    O estudioso em questão assim como a pedagogia serão analisados de forma reflexiva para que os profissionais da área da educação tenham subsídios para se desenvolverem enquanto educadores com mais prática e com um olhar mais acolhedor para as dificuldades de aprendizagem como também criar novas situações de aprendizagem que sejam significativas para o aprendiz.
    É necessário entender o desenvolvimento infantil numa perspectiva psicogenética, desse modo estudará a conexão da criança, em diversos processos: (as descobertas no social, na escola, e no seu próprio “eu”). São momentos ao qual a psicogênese explica diversos conjuntos funcionais da emoção, do organismo, da afetividade do desenvolvimento neurológico, psicomotor, social e intelectual.

    Educação: Ensino e Aprendizagem

    11


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 30,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • Educação Básica e Formação Docente: Ótica de Vygotsky  
  • Educação
  • Trabalho apresentado à Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP
  • Sumário
  • Epígrafe
  • Resumo
  • Introdução
  • Continuação
  • Introdução
  • Continuação
  • 1.Capítulo    1.1 Vygotsky - Bibliografia  
  • Vygotsky - Bibliografia
  • 1.2 O pensar de Vygotsky para Educação
  • 1.3 Vygotsky e a formação docente para a educação básica
  • 1.4 O desenvolvimento da criança: ciclo familiar e educacional
  • 2. CAPÍTULO 2.1 O conceito de criança e infância
  • 2.1 O conceito de criança e infância
  • 2.2 Formação docente da educação: História e Atualidade
  • 2.3 Prática de ensino e comunidade
  • 2.4 Educação: um sistema complexo – Crítica
  • Considerações Finais
  • Referências Bibliográficas
  • Dados do Conteúdista