Curso Online de História da Pedagogia

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História da pedagogia ao longo da história da humanidade

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História da pedagogia ao longo da história da humanidade

Formada em História pela Faculdades Integradas Espirita. Formada pela Faculdades Integradas Espirita em parapsicologia. Estuda o paranormal, inicialmente tarot e quiromancia, desde 2002.



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  • História da pedagogia

  • Introdução

    A educação vem desde os primórdios da sociedade. Já na pré-história educava-se uns aos outros. Nessa época era para fins de sobrevivência pois o conhecimento era relacionado a caça, plantio e coleta de alimentos não venenosos. Ainda não se separava religião do conhecimento cientifico.

  • A educação está ligada ao ser humano desde as primeiras sociedades. Nos primórdios da humanidade na pré-história a educação estava ligada a sobrevivência daquela sociedade. Não havia ainda distinção entre o que era magia e o que era ciência e se passava aos mais jovens aquilo que se achava necessário.
    A educação dos jovens, nesta fase, torna-se o instrumento central para a sobrevivência do grupo e a atividade fundamental para realizar a transmissão e o desenvolvimento da cultura. [...] o homem primitivo, que através da imitação, ensina ou aprende o uso das armas, a caça e a colheita, o uso da linguagem, o culto dos mortos, as técnicas de transformação e domínio do meio ambiente. (VIRTUOUS, 2008).
    Segundo Krauss (2010):
    A divisão da educação nas civilizações primitivas. A educação nas civilizações primitivas é dividida em dois gêneros: educação para a sobrevivência: conhecimentos reais úteis à garantia da sobrevivência humana: preparo do alimento, técnicas de caça, confecção do vestuário, construção de abrigo e armas. Educação para o mistério (magia): fenômenos naturais de origem desconhecida - como não tinha respostas para os fenômenos da natureza que ocorriam ao seu redor, o homem se lança às atividades de FÉ. Desenvolveu uma coleção de teorias mágicas e religiosas para explicar tais “mistérios”.

  • Na educação para mistérios havia inicialização e respeito aos anciãos e poderia haver punição para o descumprimento.

  • Grécia

    Foi a partir de Homero que se desenvolveu a cultura grega através da Ilíada e da Odisseia a narrativa da guerra de troia e o que acontece após seu termino. Deu liberdade a sua imaginação para escrever sobre os assuntos propostos. Se interessa pela psicologia de seus heróis na medida de saber como foram educados. Homero era uma poeta não um historiador. A sociedade homérica se desenvolveu a partir de uma outra sociedade da qual nem todos os refinamentos haviam desaparecido.

  • Os jogos junto das cerimonias são aspectos dominantes da vida destes cavaleiros homéricos. A dança e a música também fazem parte da vida dessa população. A lira é um instrumento difundido na Grécia antiga. Os jogos são uma manifestação solene organizada e regulamentada com diligência. Luta, boxe, corrida, justa, o arremesso de peso, o tiro do arco, dardo e o mais nobre e mais estimado de todos: a corrida de carros.
    Na origem da civilização Grega a educação do jovem nobre recebia do conselho e dos exemplos de um mais velho a quem foi confiado em vista a sua formação. Homero foi usado como texto base na educação dos jovens gregos. Segundo Platão Homero foi o educador da Grécia. No tocante ética a ética homérica é a ética da honra. Sua influência foi grande na educação basta ler e ver como concebe a educação de seus heróis.

  • Esparta

    Em Esparta a educação cavalheiresca de Homero começa a evoluir. Cidade militar e aristocrática não iria longe na trilha que levará a “educação de escriba” continuará, por questão de honra uma cidade de semiletrados. Ocupa lugar privilegiado da educação e da cultura helênica. É uma cidade conservadora mantendo velhos costumes já em desuso por toda a parte. As fontes que falam sobre a cidade e sobre a sua educação são tardias Xenofonte e Platão no século IV a.C. e I e II d. C. A cidade grega era um centro de cultura acolhedora para com estrangeiros, as cortes a beleza para com tudo que pretendera mais tarde repelir. Ela é o que Atenas é no século V a.C. a metrópole da civilização helênica.
    Nos séculos VIII- VI a.C. Esparta é um Estado guerreiro e seu poderio militar faz dela faz dela um dos mais vastos Estados da Grécia. A educação do jovem espartano era uma educação essencialmente militar, ou seja, a educação de um soldado. A atmosfera que envolvia a cidade era política e não senhorial. A cidade prioriza o coletivo. A educação não seleciona heróis forma uma cidade de heróis. Forma uma soltados protos a se devotarem à pátria.

  • A educação não é limitada a educação militar é também voltada a esportes. Sendo esportes hípicos e atléticos os escolhidos. Os espartanos fazem sucesso nas olimpíadas. Apesar de pouco letrada não ignora as artes havendo dança e música. Nos séculos VII a.C. e princípio do VI a. C. era a verdadeira capital musical da Grécia.

  • Por volta de 550 a. C. estacionamento brusco da evolução espartana. Ocorre um divórcio entre Esparta e as demais cidades gregas que se voltam para a democracia. Estrangeiros que antes eram bem acolhidos passam a ser hostilizados sendo ameaçados de expulsão. Começa a ocorrer empobrecimento da cultura e militarização. Educação voltada para as necessidades do Estado e nas mãos deste.
    “A lei exigente, interessa-se pela criança antes mesmo de haver nascido: há, em Esparta, toda uma política de eugenismo. Apenas nascida, a criança deve ser apresentada, no Lesqueu, a uma comissão de anciãos: o futuro cidadão só é aceito quando é belo, bem formado e robusto: raquíticos e disformes são condenados a ser lançados no monturo nos Apótetas.”
    História da Antiguidade- Marrou, Henri Irenee

  • Até os 7 anos a criança fica com a família após essa idade é requisitada pelo Estado e a ele pertence até a morte. A educação para os homens é voltada para torna-lo soldado. Todo o esforço visa a preparação militar sendo a educação física a principal matéria. A moral espartana era totalitária. Ideal de patriotismo, de devotamento ao Estado nas relações com estrangeiros e é comum o maquiavelismo. Desenvolvimento de senso comunitário e espirito de disciplina. São ensinados a resistir a dor. Já em relação as moças a música, o canto, e a dança estavam em desvantagem em relação a ginastica e ao esporte. O objetivo de fazer as virgens espartanas robustas sem complicações sentimentais que darão filhos ao melhor interesse da raça.

  • Atenas

    Aparecimento da escola
    A democratização da educação destinada aos homens livres se torna coletivo e a partir disso desenvolve-se a escola. Há debate entre a educação individual e a coletiva e a coletiva acabará se tornando a mais comum. Há educação física onde se aprende: corrida, arremesso, de disco, de dardo, salto em extensão, luta e boxe. Na educação musical se estuda a lira, a dança ligeira e o canto. Dava-se importância a poesia e quem sabia recita-la era conhecido por ser um homem culto. Na escola a criança tinha 3 professores: o pedótriba, o citarista e “aquele que ensina as letras”.


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