Curso Online de Jogos, Brincadeiras - A importância na educação
4 estrelas 5 alunos avaliaram

Curso Online de Jogos, Brincadeiras - A importância na educação

O jogo e o brincar fazem parte do ser humano em toda e qualquer idade, são fundamentais para o desenvolvimento, pois estimula construção ...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 14 horas


Por: R$ 23,00
(Pagamento único)

Mais de 100 alunos matriculados no curso.

Certificado digital Com certificado digital incluído

O jogo e o brincar fazem parte do ser humano em toda e qualquer idade, são fundamentais para o desenvolvimento, pois estimula construção de conhecimento através de aprendizagem significativa. Desta forma, no processo de alfabetização o professor pode contar com o uso de diferentes jogos pedagógicos, como estratégias de trabalho auxiliando o aluno neste processo.

SOU FORMADA EM HISTORIA,PEDAGOGIA,ARTES,TENHO CURSO DE AUXILIAR ADMINISTRATIVO E FINANCEIRO TENHO PÓS- GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL, E PSICOPEDAGOGIA, DOU AULA NA APAE, HÁ 7 ANOS, MAS JÁ TRABALHO NA ENTIDADE HÁ 17 ANOS,ATUO NO ESTADO COMO EVENTUAL NA ÁREA DE HISTÓRIA E ARTES.


- Joelma Picolli

- Adriana Regina De Campos Nascimento

"Amei as leituras e informações que o curso me proporcionou."

- Inez Garcia Mendes

"MUITO BOM"

- Thays Rosa Selois De Moura

"Não gostei do nome do curso, achei muito voltado a crianças com necessidades especiais e nao era isso que eu procurava (deveria constar isso no tema) o curso anterior foi muito bom, este nao superou minhas expectativas."

- Moyses Chama De Carvalho

  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • jogos, brincadeiras,
    musicoterapia,
    artes, é importantíssimo na educação e na aprendizagem da criança...

    autor:adriana

  • FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO ARTÍSTICA

    tudo isso mediante a elaboração de idéias, sensações, hipóteses e esquemas pessoais que o aluno vai estruturando e transformando, ao interagir com os diversos conteúdos de arte manifestados nesse processo dialógico. a partir do que é pensado, a importância do ensino da arte, em todos os períodos de formação do aluno como protagonista do novo, o cidadão pensante que adquirir conhecimento para interagir, transformar e mudar o espaço e a vida ao seu redor, é de fundamental importância quando se leva em questão o conhecimento trazido por este indivíduo.

    fundamentos e metodologia da educação artística

  • IMPORTÂNCIA DAS ARTES NO ENSINO FUNDAMENTAL

    na consciência da existência de uma ilimitada corrente de teorias que norteiam a educação escolar, esta que tem valores ideológicos pré-definidos, sentimos necessário discutir sobre as artes na escola. artes que se tem ausentado da atual prática educacional e se tornado para nós um assunto que merece bastante atenção, por ter uma importância muito significativa na formação integral do educando. as artes libertam a alma, proporcionam representar o mundo e seus conflitos, permitem a criança recriar os acontecimentos.

    importância das artes no ensino fundamental

  • IMPORTÂNCIA DAS ARTES NO ENSINO FUNDAMENTAL

    importante função é atribuída ao ensino da arte, pelo pcn, no que diz respeito à dimensão social das manifestações artísticas. por ser uma forma rápida e eficaz de comunicação, que por meio dos sentidos, possibilita uma relação mais ampla e diferenciada da pessoa com o meio, a obra de arte é capaz de atingir o interlocutor por meio de uma síntese ausente na explicação dos fatos.

    importância das artes no ensino fundamental

  • IMPORTÂNCIA DAS ARTES NO ENSINO FUNDAMENTAL

    nos pcns:
    “... entende-se que aprender arte envolve não apenas uma atividade de produção artística pelos alunos, mas também a conquista da significação do que fazem, pelo desenvolvimento da percepção estética, alimentada pelo contato com o fenômeno artístico visto como objeto de cultura através da história e como conjunto organizado de relações formais... ao fazer e conhecer arte o aluno percorre trajetos de aprendizagem que propiciam conhecimentos específicos sobre sua relação com o mundo.”

    importância das artes no ensino fundamental

  • IMPORTÂNCIA DAS ARTES NO ENSINO FUNDAMENTAL

    a concepção da arte como atividade complexa, historicamente situada, que, impulsionada pela subjetividade, é objetivada pela razão, envolvendo as várias dimensões humanas – social, cognitiva, afetiva e motora, exige um referencial de análise que considere todas estas dimensões, presentes no homem de forma integrada, tanto no processo de produção como no de fruição da obra de arte. a teoria de henri wallon dá ênfase à integração dessas mesmas dimensões e considera o desenvolvimento como resultante da interação entre aparato orgânico e meio social, assumindo, desta forma, o contato com a cultura importante papel no desenvolvimento da criança em direção ao adulto.

    importância das artes no ensino fundamental

  • IMPORTÂNCIA DAS ARTES NO ENSINO FUNDAMENTAL

    a arte é importante na vida da criança, pois colabora para o seu desenvolvimento expressivo, para a construção de sua poética pessoal e para o desenvolvimento de sua criatividade, tornando-a um indivíduo mais sensível e que vê o mundo com outros olhos. os seres humanos são dotados de criatividade e possuem a capacidade de aprender e de ensinar. a criatividade da criança precisa ser trabalhada e
    desenvolvida, e é por meio do trabalho realizado com a arte nas escolas que isso será possível, pois, só com palavras, números a criança não cria o que ela criaria na arte.

    importância das artes no ensino fundamental

  • IMPORTÂNCIA DAS ARTES NO ENSINO FUNDAMENTAL

    a arte é vista e sentida de maneiras diferentes por crianças e adultos. para o adulto está associada ao belo, às exposições, a museus, à estética. já para a criança, a arte é uma forma de se expressar, pois “a natureza da criança é lidar com o mundo de modo lúdico, fazer o que lhe dá prazer e satisfação. por isso gosta tanto de brincar e desenhar, a criança faz o que lhe dá prazer e alegria, brincar e desenhar envolve-a por completo e, sempre que age, valoriza os seus desejos e as suas vontades.

    importância das artes no ensino fundamental

  • IMPORTÂNCIA DAS ARTES NO ENSINO FUNDAMENTAL

    geralmente, a criança começa a desenhar por volta dos dois anos. nesse período está aberta a experiências, não tem medo de se arriscar, pois o seu corpo é ação e pensamento: ela pode tocar, cheirar, pensar e experimentar com o corpo, e a tudo que lhe contêm.
    é nesse período que a criança inicia suas garatujas, ou seja, quando manifesta de forma gráfica, sonora ou corporal o que está sentindo, o que conseguiu “pesquisar” no ambiente.

    importância das artes no ensino fundamental

  • IMPORTÂNCIA DAS ARTES NO ENSINO FUNDAMENTAL

    os desenhos das crianças, assim como todas as suas formas de expressão podem ser considerados um reflexo da sua criatividade infantil, pois são os registros dos seus sentimentos e das suas percepções do meio, o que proporciona ao professor um modo de compreender melhor seu aluno e assim ajudá-lo, pois “a arte na escola faculta-nos não só a compreensão da criança mas também a oportunidade de estimular seu desenvolvimento, através da educação artística”.

    importância das artes no ensino fundamental

  • IMPORTÂNCIA DAS ARTES NO ENSINO FUNDAMENTAL

    é importante ressaltar que as garatujas não são apenas gráficas, pois os pequenos também podem explorar materiais sonoros e o próprio corpo para se expressarem, como quando fazem movimentos com a boca e produzem sons ou quando montam e desmontam pilhas de caixas por prazer. em todas essas situações estão pesquisando o que existe ao seu redor e o que podem fazer, a criança valoriza mais o material que está utilizando, o processo, do que o resultado final. ao se expressar de forma gráfica faz vários rabiscos, livremente, faz traços horizontais, verticais e inclinados até perceber que pode utilizar a linha curva para construir círculos de tamanhos diferentes

    importância das artes no ensino fundamental


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 23,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO ARTÍSTICA
  • IMPORTÂNCIA DAS ARTES NO ENSINO FUNDAMENTAL
  • APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS.
  • O jogo como estratégia de ensino:
  • Alunos com deficiência intelectual
  • Quando você encontrar um Paralisado Cerebral, pode se portar da seguinte maneira:
  • Formas criativas para estimular a mente de alunos com deficiência O professor deve entender as dificuldades dos estudantes
  • O faz de conta refere-se ao “mundo do imaginário
  • Todas as experiências que surgem no caminho
  • Mas por onde começar quando a deficiência é intelectual?
  • Há crianças que reproduzem qualquer palavra escrita
  • Também é importante adequa-se
  • Trabalho diferente
  • A falta de compreensão da função da escrita como...
  • Quem não se comunica...
  • A falta de interação
  • "A contribuição do Lúdico para as crianças com Deficiência Intelectual"
  • O estudo apresenta o lúdico
  • Qual o papel que o professor deve ter diante de crianças com necessidades educativas especiais
  • A classificação atual da deficiência intelectual não aconselha...
  • Trata-se de uma avaliação qualitativa
  • Intermitente, Limitado
  • Extenso, Generalizado
  • A utilização da definição do Sistema de Classificação abrange cinco recomendações:
  • Em cada indivíduo, as limitações freqüentemente coexistem com as potencialidades
  • “PAPEL DO LÚDICO NA APRENDIZAGEM "
  • O papel do lúdico na aprendizagem
  • o jogo lúdico se enquadra perfeitamente no processo de desenvolvimento
  • O valor educativo dos jogos
  • As atividades lúdicas na infância desperta na criança todas as suas vontades
  • A grande evolução
  • Os jogos como meios de enriquecer o desenvolvimento intelectual
  • À medida que a criança se desenvolve, os jogos tornam-se mais significativos
  • Na era dos eletrônicos
  • Além de estimular a coordenação motora, desenvolver o raciocínio lógico
  • Os brinquedos educativos ajudam então no desenvolvimento neuropsicomotor
  • Ao trabalhar coletivamente, leva-se em consideração a hipótese que cada criança tem sobre o brinquedo
  • A essência desse acontecimento que é real na sala de aula constituída por seres pensantes
  •  Quanto mais tempo as crianças puderem viver sua infância, melhor, é nessa fase da vida
  • O jogo tem um papel importante no desenvolvimento de habilidades, de raciocínio
  • É necessário que os jogos sejam escolhidos e trabalhados com o intuito de fazer a criança ultrapassar a fase...
  • O trabalho com jogos, brinquedos e brincadeiras mais antigas como: amarelinha, cata-vento, pega varetas...
  • Esse processo se realiza durante a atividade que a criança desenvolve em relação aos objetos e fenômenos do mundo
  • Quando o objetivo dessa atividade consiste precisamente em transmitir a criança certos conhecimentos práticos
  • Pois quando a criança se diverte ela sente-se melhor e passa a gostar mais de estar nesse ambiente
  • Os jogos e brincadeiras lúdicas têm como objetivo auxiliar o educador a resgatar o interesse e o prazer pelo aprender
  • O BRINQUEDO COMO POSSIBILIDADE DO DESENVOLVIMENTO  
  • A brincadeira é uma atividade humana e social
  • O educador deverá organizar a sua ação, estar sempre atento às brincadeiras
  • O brinquedo é um elemento fundamental na vida das crianças
  • As brincadeiras dizem muito sobre as regras que legislam a convivência entre as pessoas
  • A brincadeira é uma forma privilegiada de aprendizagem
  • Nos dias de hoje já não vimos mais crianças brincando de "esconde-esconde...
  • o jogo o divertimento ao ar livre...
  • As escolas acabam por achar que tais momentos de lazer
  • Percebe-se que é  importante  o resgate de tais atividades de estimulação e a valorização dos jogos lúdicos
  • Instituições Escolares
  •   Família e Atitudes Parentais
  • As estruturas comunitárias
  • A maioria das crianças hoje não tem uma infância como deveria
  • O que elas mais aprendem é conviver com máquinas
  • Muitas crianças hoje se tornam obesas por falta de exercícios físicos
  • Musicoterapia e deficiência mental
  • Aplicações da musicoterapia
  • A musicoterapia pode ser aplicada desde a vida intra-uterina
  • A musicoterapia tem ocorrido principalmente em entidades que trabalham com crianças com deficiência mental
  • Na educação, a musicoterapia pode auxiliar no desenvolvimento psicopedagógico
  • O JOGO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
  • Os jogos podem ser classificados de diferentes formas
  • Fase pré-operatória (dos 2 aos 5 ou 6 anos aproximadamente):
  • O ato de jogar é uma atividade
  • Embora estes jogos comecem na fase maternal
  • A criança tende a reproduzir nesses jogos as...
  • Entre os 7 e 11-12 anos
  • Os jogos de construção não definem uma fase entre outras
  • Jogos de Regras
  • O que caracteriza o jogo de regras é a existência
  • O jogo como recurso pedagógico
  • O jogo é um impulso natural da criança
  • A participação em jogos contribui para a formação
  • É importante compreender que a criança pré-escolar...
  • O poder do adulto
  • Desenvolver a autonomia
  • “Entendendo os Jogos”
  • os Jogos Cooperativos, não são novidade
  • os Jogos Cooperativos, sempre existiram...
  • Desde então, estudos e programas expandiram-se...
  • A diferença
  • Inicialmente, esses jogos...
  • Comparação, entre o Jogo competitivo e o Cooperativo
  • JOGO COMPETITIVO JOGO COOPERATIVO Divertido para alguns Divertido para todos
  • JOGO COMPETITIVO
  • JOGO COOPERATIVO
  • Brincadeiras cooperativas
  • Poucos são bem sucedidos
  • REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
  • Amplie seus conhecimentos!!! ACESSE OUTROS CURSOS. SEJAM BEM VINDOS!!!
  • CURSO
  • MENSAGEM
  • AGRADECIMENTOS
  • JOGOS E BRINCADEIRAS