Curso Online de Nivelamento sobre Ortografia
5 estrelas 1 aluno avaliou

Curso Online de Nivelamento sobre Ortografia

A ortografia é um assunto muito importante na vida das pessoas, pensando neste aspecto foi desenvolvido um curso com um conteúdo atualiza...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 15 horas


Por: R$ 23,00
(Pagamento único)

Mais de 10 alunos matriculados no curso.

Certificado digital Com certificado digital incluído

A ortografia é um assunto muito importante na vida das pessoas, pensando neste aspecto foi desenvolvido um curso com um conteúdo atualizado dentro do novo acordo ortográfico que traz grandes mudanças na sociedade e na educação como um todo.

Somos uma equipe formada por pessoas com graduação e pós-graduação em diversas áreas de conhecimento, trazendo vários cursos com diferentes temas e assuntos. A equipe vem desenvolvendo vários cursos nas áreas de educação, Engenharias, Administração, Saúde, Meio Ambiente e varias outras. Para qualquer dúvida e informação estamos a disposição. CFEP - Centro de Formação e Educação Profissional e-mail: paula_his@hotmail.com


- Cintia Adriana Taborda Camargo

  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • Curso de Nivelamento sobre Ortografia

    Curso de Nivelamento sobre Ortografia

    Carga Horária Total: 15 HORAS

  • Todas as palavras da Língua Portuguesa apresentam uma sílaba tônica. Sílaba tônica é aquela pronunciada com mais intensidade, mais força que as demais.

    Todas as palavras da Língua Portuguesa apresentam uma sílaba tônica. Sílaba tônica é aquela pronunciada com mais intensidade, mais força que as demais.

  • As outras são chamadas átonas. Só existe uma sílaba tônica em cada palavra. Por exemplo: na palavra cadeira, a sílaba tônica é a penúltima (dei); as outras (ca) e (ra) são átonas.

    As outras são chamadas átonas. Só existe uma sílaba tônica em cada palavra. Por exemplo: na palavra cadeira, a sílaba tônica é a penúltima (dei); as outras (ca) e (ra) são átonas.

  • Na língua portuguesa, a sílaba tônica só pode ocorrer nas três últimas sílabas (sempre contadas de trás para frente): a última é chamada de oxítona; a penúltima, de paroxítona; e a antepenúltima, de proparoxítona.

    Na língua portuguesa, a sílaba tônica só pode ocorrer nas três últimas sílabas (sempre contadas de trás para frente): a última é chamada de oxítona; a penúltima, de paroxítona; e a antepenúltima, de proparoxítona.

  • Nem todas as palavras da nossa língua são acentuadas. Apesar de existirem palavras que não levam acento, elas possuem sílaba tônica.

    Nem todas as palavras da nossa língua são acentuadas. Apesar de existirem palavras que não levam acento, elas possuem sílaba tônica.

  • Veremos adiante em que ocasiões devemos acentuar as palavras, conforme algumas regras, mas lembrese de que, quando uma palavra recebe acento, este deve ser colocada necessariamente na sílaba tônica.

    Veremos adiante em que ocasiões devemos acentuar as palavras, conforme algumas regras, mas lembrese de que, quando uma palavra recebe acento, este deve ser colocada necessariamente na sílaba tônica.

  • Exemplos: Ja-ca-RÉ (última) - oxítona Ca-RÁ-ter (penúltima) - paroxítona MÁ-qui-na (antepenúltima) - proparoxítona

    Exemplos: Ja-ca-RÉ (última) - oxítona Ca-RÁ-ter (penúltima) - paroxítona MÁ-qui-na (antepenúltima) - proparoxítona

  • Portanto, de acordo com a posição da sílaba tônica, as palavras podem ser classificadas em: Oxítonas – café, Peru. Paroxítonas – cadeira, lápis. Proparoxítonas – médico, lâmpada.

    Portanto, de acordo com a posição da sílaba tônica, as palavras podem ser classificadas em: Oxítonas – café, Peru. Paroxítonas – cadeira, lápis. Proparoxítonas – médico, lâmpada.

  • Em todos os exemplos mencionados tínhamos palavras com mais de uma sílaba. Existem, todavia, na nossa língua, as palavras com uma única sílaba, são os chamados monossílabos, que podem ser tônicos ou átonos.

    Em todos os exemplos mencionados tínhamos palavras com mais de uma sílaba. Existem, todavia, na nossa língua, as palavras com uma única sílaba, são os chamados monossílabos, que podem ser tônicos ou átonos.

  • Tônicos: são independentes e possuem a mesma força das sílabas tônicas. Ex.: ré, tua, cá etc. Átonos: precisam de outras palavras que lhe deem suporte, pois não são independentes e se parecem com sílabas átonas. Não têm

    Tônicos: são independentes e possuem a mesma força das sílabas tônicas. Ex.: ré, tua, cá etc. Átonos: precisam de outras palavras que lhe deem suporte, pois não são independentes e se parecem com sílabas átonas. Não têm

  • sentido quando usadas de forma isolada. Fazem parte desse grupo os artigos, pronomes oblíquos, preposições, junções de preposições e artigos, conjunções, pronome relativo que. Ex.: a, lhe, com etc.

    sentido quando usadas de forma isolada. Fazem parte desse grupo os artigos, pronomes oblíquos, preposições, junções de preposições e artigos, conjunções, pronome relativo que. Ex.: a, lhe, com etc.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 23,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • Ortograf