Curso Online de O uso da cartografia na escola
4 estrelas 2 alunos avaliaram

Curso Online de O uso da cartografia na escola

Estudo a respeito do uso da cartografia na escola, desde os anos iniciais do Ensino Fundamental. Relação entre o ensino da cartografia e ...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 6 horas


Por: R$ 23,00
(Pagamento único)

Mais de 30 alunos matriculados no curso.

Certificado digital Com certificado digital incluído

Estudo a respeito do uso da cartografia na escola, desde os anos iniciais do Ensino Fundamental. Relação entre o ensino da cartografia e os 4 pilares da Educação.

Professora da rede pública municipal de cidade de Jacareí/SP. Graduada em Normal Superior pela UNIVAP Graduada em Pedagogia pela FACULDADE DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS GERENCIAIS DE SUMARÉ - FECGS


- Luiz Humberto De Oliveira Souza

- José Mauro Palhares

  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • o uso da cartografia na escola

    márcia m. s. nascimento

  • HISTÓRICO DA CARTOGRAFIA

    histórico da cartografia

  • a arte de traçar mapas começou com os gregos, no século vi a.c., em função de suas expedições militares e de navegação. o mais antigo mapa já encontrado foi confeccionado na suméria, em uma pequena tábua de argila, e representa um estado.

    hoje em dia a cartografia é feita através de fotometria e de sensoreamento remoto por satélite e, com a ajuda de computadores, mais informações podem ser visualizadas e analisadas pelos geógrafos, fazendo mapas que chegam a ter precisão de até 1 metro.

  • a o conceito de cartografia está ligado às inquietações que sempre se manifestaram no ser humano, no que se refere ao mundo que ele habita. hoje aceito sem maiores contestações, foi estabelecido em 1966 pela associação cartográfica internacional (aci), e posteriormente, ratificado pela unesco, no mesmo ano

  • O ENSINO DE GEOGRAFIA NOS DIAS ATUAIS

    o ensino de geografia nos dias atuais

  • vive-se no auge da globalização da economia e das comunicações, numa época marcada pelas contradições, individualismo e mudanças. dentro desse cenário pós-moderno, as escolas devem atuar impondo novos desafios para os educadores. diante dessa modernidade, como deve ser o ensino da geografia? antigamente a geografia fazia parte apenas dos livros didáticos, como se fosse feita para ficar no papel, tendo somente uma utilidade: servir a interesses militares, ou seja, ir à guerra. hoje ela continua indo a guerra, mas por uma vida melhor que não se reduz as forças armadas, mas a população, principalmente as pessoas que a veem de uma maneira crítica.

  • nesse contexto, o trabalho da educação geográfica não é mais de memorização, consiste em levar as pessoas em geral, os cidadãos, a uma consciência crítica e espacial com raciocínio de localizar e entender determinados fatos.
    a geografia estuda, analisa e tenta explicar o espaço produzido pelo homem e, enquanto matéria de ensino, ela permite que o indivíduo se perceba como participante do espaço que estuda, onde os fenômenos que ali ocorrem são resultados da vida e do trabalho dos homens e estão inseridos num processo de desenvolvimento.

  • sendo assim, o objeto de estudo da geografia na escola, é o espaço geográfico, entendido como o espaço social, concreto, em movimento dinâmico e passível de sucessivas mudanças, na medida em que a sociedade também se modifica, porém, cada novo tempo não apaga de todo espaço anterior, de maneira que o passado deixa marcas no presente. segundo milton santos (1997, p. 114): "o espaço é tempo acumulado, é história geografizada".

  • sendo, portanto, produto histórico, a geografia ensinada não deve descuidar da contextualização dos fatos, já que o aluno é um ser histórico que traz consigo e em si uma história, e um conhecimento adquirido na sua própria vivência.

    em termos mais concretos, os estudantes deveriam aprender a não apenas avaliar a sociedade de acordo com suas próprias pretensões, mas devem também ser ensinadas a pensar e agir de forma que tenham a ver com diferentes possibilidades da sociedade e diferentes modos de vida.

  • cabe à escola desenvolver no aluno a capacidade de perceber que as coisas, as formas de desenvolvimentos e organização da sociedade são construções históricas dos homens, e, portanto, possíveis de questionamentos. já que o grande desafio é tornar as coisas mais concretas e mais reais. um ensino consequentemente deve estar ligado com a vida, ter presente a historicidade das vidas individuais e dos grupos. a geografia na atualidade se preocupa com o meio ambiente, com o aumento populacional, com o fenômeno da urbanização, com a pobreza, a marginalização e com todo o espaço mundial.

  • a cartografia representa um recurso fundamental para o ensino e a pesquisa de geografia, pois, possibilita a representação dos diferentes recortes do espaço e na escala que convém para o ensino. sendo assim, a cartografia se fundamenta na leitura e representação do espaço, permitindo, pois a visualização maior desse espaço, onde o aluno entenderá como está inserido neste espaço que pode ser local, regional e global.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 23,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • HISTÓRICO DA CARTOGRAFIA
  • O ENSINO DE GEOGRAFIA NOS DIAS ATUAIS
  • O ENSINO DE GEOGRAFIA E OS QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO
  • A EDUCAÇÃO CARTOGRÁFICA
  • CONSIDERAÇÕES FINAIS