Curso Online de Os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN'S
4 estrelas 32 alunos avaliaram

Curso Online de Os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN'S

compreendendo os paramentros Curriculares Nacionais

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 8 horas

Por: R$ 23,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

compreendendo os paramentros Curriculares Nacionais

Graduada em Direito, Pedagogia e Licenciaturas em Filosofia e Sociologia, com pós-graduação em Direito Tributário, Ambiental, Auditoria Gestão e Perícia Ambiental, Educação Ambiental e sustentabilidade, Inclusão. Coordenadora do Eixo 3, meio Ambeinte e saude (Proex/UFU)


- Priscila Oliveira Torres Da Silva

- Marilza Do Rosário

- Rosangela Berenice Silva Gomes

- Darcleide Marques Da Silva

- Sandra Lucia Da Silva Dias

- Eliana Garcia De Albuquerque

- Dr. Alan Valadares Xavier

- Kátia Cristine Zanini Silva

- Francisca Maria Dos Santos

- Zilda Galvão Leite Dos Santos

- Gabriela De Souza Santos

- Roberta De Oliveira Andre De Souza

- AndrÉa Rodrigues Da Rocha

- Janaina De Souza Oliveira Da Silva Ferreira

- Jaildo Juvenal De Araújo

- José Vinícius Sabido De Lima

- Elton Dias Da Silva

- Andreia Cristina M. Coser Mendes

- Adriana Ferreira Lêgo Guedes Alves

- Flávia Da Costa Gomes

- Maria Das Dores Nunes

- Angela Maria Gonçalves Azevedo

- Rosangela Lima De Souza

- Andreia Xavier Lombas Silva

- Viviane Brito Barroso Vieira

- Silvana Dan

- Telma Almeida Dos Santos

- Marusa Zanon Valente

- Joana D'arc De Araújo

- Wisterlânia Kilry De Araújo

- Rita Rodrigues Da Cruz

- Ana Carina Alves

  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
  • Os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs

    Os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs

    “Para compreender o real significado da legislação não basta ater-se à letra da Lei; é preciso captar o seu espírito. Não é suficiente analisar o texto; é preciso analisar o contexto. Não basta ler nas linhas; é preciso ler nas entrelinhas”.

    Dermeval Saviane.

  • O QUE É?

    O QUE É?

    Os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN - são referências de qualidade para os Ensinos Fundamental e Médio do país, elaboradas pelo Governo Federal

    Propiciar subsídios à elaboração e reelaboração do currículo, tendo em vista um projeto pedagógico em função da cidadania do aluno e uma escola em que se aprende mais e melhor.

    OBJETIVO

  • Garantir a todas as crianças e jovens brasileiros, mesmo em locais com condições socioeconômicas, o direito de usufruir do conjunto de conhecimentos reconhecidos como necessários para o exercício de cidadania. Não possuem caráter de obrigatoriedade e, portanto, pressupõe-se que serão adaptados às peculiaridades locais.

  • Breve histórico

    Breve histórico

    Até dezembro de 1996 o ensino fundamental esteve estruturado nos termos previstos pela Lei Federal n. 5.692, de 11 de agosto de 1971. Essa lei, ao definir as diretrizes e bases da educação nacional, estabeleceu como objetivo geral, tanto para o ensino fundamental (primeiro grau, com oito anos de escolaridade obrigatória) quanto para o ensino médio (segundo grau, não obrigatório), proporcionar aos educandos a formação necessária ao desenvolvimento de suas potencialidades como elemento de auto-realização, preparação para o trabalho e para o exercício consciente da cidadania.

    A nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei Federal n. 9.394), aprovada em 20 de dezembro de 1996, consolida e amplia o dever do poder público para com a educação em geral e em particular para com o ensino fundamental. Assim, vê-se no art. 22 dessa lei que a educação básica, da qual o ensino fundamental é parte integrante, deve assegurar a todos “a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhes meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores”, fato que confere ao ensino fundamental, ao mesmo tempo, um caráter de terminalidade e de continuidade

  • Essa LDB reforça a necessidade de se propiciar a todos a formação básica comum, o que pressupõe a formulação de um conjunto de diretrizes capaz de nortear os currículos e seus conteúdos mínimos, incumbência que, nos termos do art. 9º, inciso IV, é remetida para a União.

    Para dar conta desse amplo objetivo, a LDB consolida a organização curricular de modo a conferir uma maior flexibilidade no trato dos componentes curriculares, reafirmando desse modo o princípio da base nacional comum (Parâmetros Curriculares Nacionais), a ser complementada por uma parte diversificada em cada sistema de ensino e escola na prática, repetindo o art. 210 da Constituição Federal.

  • O ensino proposto pela LDB está em função do objetivo maior do ensino fundamental, que é o de propiciar a todos formação básica para a cidadania, a partir da criação na escola de condições de aprendizagem para:

    I - o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;

    II - a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;

    III - o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;

    IV - o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social” (art. 32).

  • Processo de elaboração

    Processo de elaboração

    O processo de elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais teve início a partir do estudo de propostas curriculares de Estados e Municípios brasileiros, da análise realizada pela Fundação Carlos Chagas sobre os currículos oficiais e do contato com informações relativas a experiências de outros países. Foram analisados subsídios oriundos do Plano Decenal de Educação, de pesquisas nacionais e internacionais, dados estatísticos sobre desempenho de alunos do ensino fundamental, bem como experiências de sala de aula difundidas em encontros, seminários e publicações.

  • Os PCN’s, como uma proposta inovadora e abrangente, expressam o empenho em criar novos laços entre ensino e sociedade e apresentar ideias do "que se quer ensinar", "como se quer ensinar" e "para que se quer ensinar". Os PCN’s não são uma coleção de regras e sim, um pilar para a transformação de objetivos, conteúdo e didática do ensino.

    Assim os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), respeitando as diferenças culturais, regionais e/ou políticas no nosso país, entram em consideração a necessidade de se poder fazer referenciais nacionais comuns ao processo da educação em todas as regiões do Brasil. Esses documentos tiveram um processo de construção de experiências e estudos, os quais contaram com a colaboração de inúmeros educadores brasileiros; é revista periodicamente, buscando atualizar de acordo com o contexto pedagógico atual.

  • O que analisaram para a construção dos pcn’s

    O que analisaram para a construção dos pcn’s

    Número de alunos e de estabelecimentos
    Promoção, repetência e evasão
    Desempenho
    Professores

  • Princípios e fundamentos dos parâmetros curriculares

    Princípios e fundamentos dos parâmetros curriculares

    O exercício da cidadania exige o acesso de todos à totalidade dos recursos culturais relevantes para a intervenção e a participação responsável na vida social.

    O domínio da língua falada e escrita, os princípios da reflexão matemática, as coordenadas espaciais e temporais que organizam a percepção do mundo, os princípios da explicação científica, as condições de fruição da arte e das mensagens estéticas, domínios de saber tradicionalmente presentes nas diferentes concepções do papel da educação no mundo democrático, até outras tantas exigências que se impõem no mundo contemporâneo

  • Essas exigências apontam a relevância de discussões sobre a dignidade do ser humano, a igualdade de direitos, a recusa categórica de formas de discriminação, a importância da solidariedade e do respeito. Cabe ao campo educacional propiciar aos alunos as capacidades de vivenciar as diferentes formas de inserção sociopolítica e cultural. Apresenta-se para a escola, hoje mais do que nunca, a necessidade de assumir-se como espaço social de construção dos significados éticos necessários e constitutivos de toda e qualquer ação de cidadania


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 23,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • Os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs
  • O QUE É?
  • Breve histórico
  • Processo de elaboração
  • O que analisaram para a construção dos pcn’s
  • Princípios e fundamentos dos parâmetros curriculares
  • Natureza dos Parâmetros Curriculares Nacionais
  • Educação Infantil
  • Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
  • Ensino Fundamental – 1.ª a 4.ª série - 1º ciclo (atuais 2º e 3º ano) e 2º ciclo (atuais 4º e 5º ano)
  • Ensino Fundamental - 5.ª a 8.ª série - 3º ciclo (atuais 6º e 7º ano) e 4º ciclo (atuais 8º e 9º ano)
  • Ensino Médio
  • Organização dos PCNs
  • PCN - EDUCAÇÃO INFANTIL Princípios:
  • EDUCAR
  • CUIDAR
  • BRINCAR
  • brincar
  • Aprender em situações orientadas
  • Pontos importantes a serem considerados
  • O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL
  • PERFIL DO PROFISSIONAL
  • ORGANIZAÇÃO DO REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
  • Organização em âmbitos e eixos
  • O âmbito de Formação Pessoal e Social
  • O âmbito de Conhecimento de Mundo
  • OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • PCN - ENSINO FUNDAMENTAL Princípios:
  • PCNs do Ensino Fundamental
  • Conteúdos
  • Conteúdos conceituais
  • Conteúdos Procedimentais
  • Conteúdos Atitudinais
  • Avaliação
  • Formas de avaliação
  • Orientações didáticas
  • Condições essenciais para o desenvolvimento da didática do professor
  • OS EIXOS TRANSVERSAIS SÃO TEMAS SOCIAISTÃO IMPORTANTES QUANTO AS ÁREAS CONVENCIONAIS
  •  CRITÉRIOS ADOTADOS PARA A ELEIÇÃO DOS EIXOS TRANSVERSAIS
  • TEMAS TRANSVERSAIS ÉTICA - entender o conceito de justiça baseado na equidade; adotar atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças sociais; MEIO AMBIENTE - compreender as noções básicas sobre o tema, perceber relações que condicionam a vida para posicionar-se de forma crítica diante do mundo, dominar métodos de manejo e conservação ambiental. SAÚDE – compreender que saúde é produzida nas relações com o meio físico e social, identificando fatores de risco aos indivíduos necessitando adotar hábitos de auto-cuidado. PLURALIDADE CULTURAL - trata do patrimônio cultural brasileiro, reconhecendo a diversidade como um direito dos povos e dos indivíduos e repudia toda forma de discriminação.
  • Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias
  • Interdisciplinaridade e Contextualização
  • REFERENCIAS Para aprofundamento dos pcn’s