Curso Online de AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Curso Online de AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Conceitos de Avaliação, discussão sobre Avaliação em Educação Física e sua ligação com os objetivos e conteúdos com os a Parâmetros Curri...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 4 horas


Por: R$ 23,00
(Pagamento único)

Mais de 10 alunos matriculados no curso.

Certificado digital Com certificado digital incluído

Conceitos de Avaliação, discussão sobre Avaliação em Educação Física e sua ligação com os objetivos e conteúdos com os a Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Apresentação de uma pesquisa realizada em 2011, resultados obtidos e considerações finais.

Especialista em Educação Física e o Esporte na Escola, Graduada em Educação Física pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • AVALIAÇÃO
    EM
    EDUCAÇÃO FÍSICA.

  • Ao iniciarmos este estudo é necessário, primeiramente, entendermos o que significa avaliar.
    Falando de forma genérica, avaliar significa determinar valor, dar importância. Se pensarmos somente através deste significado estaremos fora do contexto da Educação Física (EF), tendo em vista que a EF da qual estamos falando aqui é a escolar.

  • Se avaliar, para a EF, vai além do significado de apenas dar valor/importância, então o que vem a ser avaliar?

  • De acordo com o Coletivo de Autores, avaliação são práticas avaliativas que imprimem uma perspectiva de busca constante da identificação de conflitos no processo ensino-aprendizagem, bem como a superação dos mesmos, através do esforço crítico e criativo dos alunos e as orientações do professor.

    Então o que é avaliar?

    Conceito 1

  • Isto quer dizer que, para que haja uma avaliação de qualidade, é necessário que tenha uma conexão aluno/professor e professor/aluno, pois assim é possível identificar o ensino e a aprendizagem como um todo.
    Veja o exemplo a seguir:

  • Dois alunos, sendo que um, no início do bimestre consegue quicar a bola no chão por três vezes sem que perca o controle da mesma e o outro não consegue.
    No final deste bimestre, o primeiro aluno continua quicando a bola no chão por três vezes sem que perca o controle da mesma, sendo que o segundo agora também quica a bola por três vezes.

    Exemplo:

  • Em que conclusão você chega ao ler este exemplo?

    Vejamos uma das possíveis conclusões:
    Se o professor avaliar os dois alunos da mesma forma estará sendo injusto com o segundo aluno, pois o mesmo, claramente, aprendeu e evoluiu. E o primeiro não.

  • Bem, o professor pode ter se equivocado ao pensar que o primeiro aluno evoluiria (e em alguns casos evoluem) sem a necessidade da mesma atenção voltada ao segundo.
    Muitas hipóteses podem ser formadas em cima deste simples exemplo: turma com muitos alunos, utilização da quadra com outras turmas, despreparo do docente etc.

    O que pode ter acontecido neste caso?

  • Para encerrarmos esta primeira discussão sobre avaliação vista sob o ponto de vista dos Coletivo de Autores, vejo a necessidade de retomarmos o conceito (slide 4), dando enfoque nas seguintes palavras: processo ensino-aprendizagem/superação/esforço crítico e criativo.
    Leia novamente o conceito, analise estas palavras e percebe que avaliar é muito mais que dar uma nota.

  • Para Luckesi (2005) na avaliação nós não precisamos julgar, necessitamos isto sim, de diagnosticar [...]. Para isso, não é necessário nem ameaça, nem castigo, mas sim acolhimento e confrontação amorosa.

    Então o que é avaliar?

    Conceito 2

  • Arrisco dizer que, com certeza, você já deve ter ouvido a frase: “todo mundo gosta do professor de Educação Física.”

    Mas porque este sentimento é tão explícito? Creio que seria por este acolhimento e confrontação amorosa que nos trás Luckesi. E isto implica na avaliação como um todo.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 23,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.