Curso Online de Saúde Mental e Educação
5 estrelas 1 aluno avaliou

Curso Online de Saúde Mental e Educação

O curso aborda os conceito de Saúde Mental, dados quantitativos em relação a saúde mental de crianças e jovens no mundo, orientações e cu...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 5 horas


Por: R$ 24,90
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

O curso aborda os conceito de Saúde Mental, dados quantitativos em relação a saúde mental de crianças e jovens no mundo, orientações e cuidado voltado para o professor e instituições de atendimento pública e privada.

Mestra em Gestão e Formação de Professores, Especialista em Pedagogia Empresarial e Licenciada em Pedagogia. Atua como professora de ensino médio na modalidade técnica pelo Centro Paula Souza e Orientadora Educacional.


- Alessandra Ferreira De Brito

  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • Saúde Mental e Educação

  • Índice de conteúdos

    O que é saúde mental na abordagem da Organização Mundial da Saúde ( OMS).
    Grupos de risco na atualidade.
    O que é e quais os impactos do estigma na busca por auxílio familiar, na escola e entre os pares.
    Conversa com professores.
    Onde e a quem recorrer?

  • 1. O que é saúde mental na abordagem da Organização Mundial da Saúde (OMS)

    A OMS é uma agência especializada em saúde. Fundada em 7 de Abril de 1949 e é subordinada á Organização das Nações Unidas (ONU).

    Tedros Adhanom Ghebreyesus
    Está à frente da instituição desde 2017

  • O conceito de saúde mental pode variar conforme a organização da cultura de cada país. Este fenômeno se dá pela multiplicidade de valores culturais, religiosos e históricos que definem o que pode ser considerado como saúde mental ou não.
    O que para algumas culturas pode ser considerado como barbárie, privação ou violência, para outras culturas é a preservação dos valores histórico culturais. Um exemplo são as relações de gênero e os papéis sociais de homens e mulheres.

    Definição de saúde mental


  • Nesta breve contextualização, a OMS define que saúde mental está ligada a autopercepção que o indivíduo tem em relação a sua vida familiar, acadêmica, laboral e de interação com os demais grupos sociais, considerando a sua noção de pertencimento ou sua posição de vida nos mais diversos contextos e valores que estes grupos sociais possuem. (FUSAR-POLI et al., 2019;2020)

    Definição de saúde mental

  • Em suma, saúde mental é o estado de bem-estar em que o individuo percebe suas habilidades, pode lidar com o estresse do seu cotidiano e contribuir de forma produtiva no contexto dos grupos sociais: família, trabalho, escola, círculo de amizades entre outros.( Fleitlich;Goodman,2004; Sancassiani F, et al.,2015; Nochaiwong S.et al.,2020)

    Definição de saúde mental

  • Se houver sintomas de problemas relacionados a saúde mental, a autopercepção dos indivíduos fica comprometida a medida em que sua autopercepção pode ficar comprometida. Neste sentido, os pares são essenciais para a observação de possíveis comportamentos que se diferem do que é dito como típico ou “normal” a faixa etária de idade correspondente a criança, jovem e/ou adolescente
    Definição de saúde mental

  • Quais diagnósticos podemos associar a Problemas de Saúde Mental? ( PSM)

    As PSMs englobam desde transtornos como dislexia, autismo, síndrome de Down, demência senil, depressão, ansiedade, estresse, dependência de álcool, perturbações psicóticas, como a esquizofrenia entre outros.

  • REFERÊNCIAS


    Fleitlich-Bilyk B, Goodman R. Prevalence of child and adolescent psychiatric disorders in southeast Brazil. J Am Acad Child Adolesc Psychiatry. 2004; 43(6):727-34.

     FUSAR-POLI, P. et al. European college of neuropsychopharmacology network on the prevention of mental disorders and mental health promotion (ECNP PMD-MHP). European Neuropsychopharmacology, v. 29, n. 12, p. 13011311, 2019.
    ___. What is good mental health? A scoping review. European Neuropsychopharmacology, v. 31, p. 3346, 2020.

    Nochaiwong S, Ruengorn C, Thavorn K, Hutton B, Awiphan R, Phosuya C et al. Global prevalence of mental health issues among the general population during the coronavirus disease-2019 pandemic: a systematic review and meta-analysis. Sci Rep [internet]. 2021; 11(1):1-18. doi: 10.1038/s41598-021-89700-8.

    Sancassiani F, Pintus E, Holte A, Paulus P, Moro MF, Cossu G et al. Enhancing the emotional and social skills of the youth to promote their wellbeing and positive development: a systematic review of universal school-based randomized controlled trials. Clin Pract Epidemiol Ment Health. 2015; 11(1):21-40

  • 2. Grupos de risco na atualidade

    Em um contexto global, os estudos relacionados a instrumentos de diagnósticos, a intervenções e políticas relacionadas a saúde mental, infelizmente são escassos. Tem se intensificado mobilizações globais para a ampliação em pesquisas, propostas de intervenções e sistemas de avaliação de qualidade na prestação de serviços em saúde mental. (Oliveira et al., 2014; OMS, 2002, 2010; Paula et al., 2015; Yang et al., 2020)

  • 2. Grupos de risco na atualidade


    No entanto, as políticas de saúde mental não protagonizaram a história da saúde global .(OCDE, 2021) Os esforços, foram direcionados para a saúde e integridade física, deixando a saúde mental como coadjuvante de ações e estratégias de atendimento de prestação de serviços públicos e/ou privados. (OMS, 2002)


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 24,90
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • 1. O que é saúde mental na abordagem da Organização Mundial da Saúde ( OMS).
  • 2. Grupos de risco na atualidade.
  • 3.O que é e quais os impactos do estigma na busca por auxílio familiar, na escola e entre os pares.
  • 4.Conversa com professores.
  • 5.Onde e a quem recorrer?