Curso Online de Fabricando Sabonete liquido.

Curso Online de Fabricando Sabonete liquido.

Como fazer Sabonete liquido Componentes Ingredientes para formulação modo de fazer Óleos Problemas e orientações. Com fórmula rica em age...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 12 horas

Por: R$ 69,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

Como fazer Sabonete liquido
Componentes Ingredientes para formulação
modo de fazer
Óleos
Problemas e orientações.
Com fórmula rica em agentes de limpeza de origem vegetal e extrato de sua escolha, que limpa com suavidade e promove agradável textura à pele.

Cursos Livres formatados para internet .Curso O professor e as mídias na educação. CURSOS DE APERFEIÇOAMENTO e workshop!



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
  • Sabonete Liquido Fabricação

  • OS SABONETES LÍQUIDOS As principais formas com que os sabonetes são apresentados são: sólidos, líquidos ou pastosos. Cada um deles tem uma finalidade específica, sendo os sabonetes sólidos mais utilizados no banho e para lavar mãos, rosto e regiões íntimas; os sabonetes pastosos são utilizados principalmente para fazer a barba e depilações; os sabonetes líquidos podem ser utilizados para todos os fins e a cada ano vem sendo mais utilizados, principalmente em banheiros públicos devido a questões de higiene. Nesta apostila vamos ver como produzir dois tipos de sabonetes líquidos:
    • Sintéticos: são os sabonetes produzidos a partir de compostos previamente processados a partir do petróleo ou de plantas.
    • Naturais: são os sabonetes produzidos por reação direta entre óleos e um álcali.

  • Entre as vantagens de se produzir sabonetes líquidos sintéticos podem-se citar:
    • Controle do pH: permitem fácil controle do seu pH para que fique próximo ao da pele humana, neutro ou mesmo básico.
    • Viscosidade: podem-se obter sabonetes bastante líquidos, densos ou na forma de gel.
    • Aditivos: os aditivos, como extratos glicólicos, essências e corantes, entre outros, são facilmente incorporados.
    • Custo: o custo da matéria prima para a fabricação de sabonetes líquidos sintéticos são relativamente baratos.
    • Preparo: o processo de produção dos sabonetes líquidos sintéticos é fácil e rápido.

  • Entre as vantagens de se produzir sabonetes líquidos naturais podem-se ci-tar:
    • Textura: os sabonetes líquidos naturais apresentam textura inigualável.
    • Ressecamento: naturalmente mantêm a umidade da pele sem causar res-secamentos.
    • Viscosidade: apresentam uma viscosidade intensa e adequada ao uso sem a necessidade de se acrescentar sais.

  • • Custo: o custo de produção é mais baixo que o do sabonete líquido sintético.
    • Valor: o processo de produção dos sabonetes líquidos não é fácil nem rápido, contudo agrega mais valor ao produto final.
    Por que produzir sabonetes líquidos? O principal motivador para a produção de sabonetes líquidos sintéticos ou naturais consiste em atingir um mercado crescente destes produtos, além da facilidade e diversidade de seu uso, melhor condições de preservação após iniciado seu uso e maiores condições de higiene quando o produto for utilizado coletivamente.
    Existem basicamente três formas de preparar sabonetes líquidos: os que são produzidos a partir dos compostos fundamentais, os verdadeiros sabonetes líquidos, os que são produzidos a partir de compostos sintéticos e os que são produzidos a partir da reciclagem de sabonetes sólidos. Aqui serão vistos os dois primeiros tipos.

  • OS PRINCIPAIS COMPONENTES DO SABO-NETE LÍQUIDO SINTÉTICO
    Faremos aqui uma breve descrição dos principais componentes dos sabonetes líquidos sintéticos, procurando destacar suas funções na produção do sabonete.
    Tensoativos
    Os sabonetes líquidos sintéticos são compostos por produtos chamados tensoativos, os tensoativos são responsáveis pela propriedade de tirar sujeiras e dar espumosidade. Existem quatro tipos de tensoativos:
    • Aniônicos.
    • Não-iônicos.
    • Catiônicos.
    • Anfóteros.

    Tensoativos aniônicos
    Os tensoativos aniônicos são os mais utilizados na produção de sabonetes líquidos.

  • O linear dodecil benzeno sulfonato (LAS) é o tensoativo mais utilizado, comumente chamado de ácido sulfônico. Praticamente, todos, os detergentes são formulados a partir dele. Sua popularidade se deve tanto ao baixo custo de produ-ção como a sua excelência como detergente, agente emulsionante, promotor de espuma e agente molhante.
    O LAS apresenta uma elevada capacidade de remoção de gorduras corporais. Podem ser utilizados em águas salobras. Além de tudo são compostos biode-gradáveis.
    O lauril éter sulfato de sódio (LESS), apresenta uma baixa capacidade de remoção das gorduras de constituição da pele, sendo por isso menos agressivo no uso humano. A associação entre o LESS e o LAS, acarreta numa melhoria do poder de espessamento, diminuição da irritabilidade da pele e melhoria na capacidade de limpeza. Também são compostos biodegradáveis.
    O lauril sarcosinato de sódio é um tensoativo com boa capacidade de limpeza, suave e é excelente formador e estabilizador de espuma.

  • Tensoativos não iônicos
    As alquil poliglicosídeos são bons formadores de espuma, possuem alta solubilidade em meio alcalino ou ácido, alta tolerância a eletrólitos, têm boa capa-cidade umectante e aumentam a viscosidade de outros tensoativos.
    Os tensoativos derivados dos alcoóis graxos polietoxilados possuem ex-celente poder detergente e são solúveis em água, podendo ser utilizados como so-lubilizantes de fragrâncias. São compostos facilmente biodegradáveis.
    A dietanolamida de ácido graxo de coco em particular, é excelente do-adora de viscosidade, estabilizadores de espuma, sobreengordurantes e solubili-zantes de óleos e essências.

  • Tensoativos catiônicos
    Em meio ácido, adquirem características catiônicas mais acentuadas, po-dendo apresentar incompatibilidades com alguns tensoativos aniônicos. Em pH neutro ou alcalino são totalmente compatíveis com os aniônicos. Um exemplo des-te tipo de tensoativo são as aminas oxidas.
    Estes tensoativos proporcionam efeitos como aumento de viscosidade, con-dicionamento e efeito antiestático. Os efeitos variam em função do tamanho da cadeia carbônica das aminas. São utilizados na formulação de condicionadores.

  • Tensoativos anfóteros
    Estes tensoativos têm uma notável compatibilidade com a pele. Proporciona aumento de viscosidade e estabilização da espuma. Um tensoativo importante nessa categoria é o coco amido propil betaína.
    Infelizmente estes tensoativos não são adequados para serem utilizados como tensoativo principal, devido ao seu alto custo e seu baixo desempenho como detergente.
    São chamados de anfóteros, pois em pH ácido adquire características catiô-nicas e pode reagir com alguns tensoativos aniônicos, ocasionando turvação e/ou precipitação enquanto em pH básico atua como tensoativo aniônico.

  • Espessantes
    Alguns sais, como o cloreto de sódio (sal marinho), são utilizados nos sabonetes líquidos como espessante, devido a seu baixo custo. Pode-se utilizar também o sulfato de sódio e o sulfato de magnésio.
    Também podem ser utilizados espessantes a base de polímeros orgânicos, são os espessantes poliméricos, que assim como os sais proporcionam aumento de viscosidade nas formulações, no entanto, apresentam um custo muito mais elevado.
    A viscosidade do detergente é um dos principais apelos de , visto que o consumidor entende que, quanto mais viscoso for o detergente, maior é sua “concentração” e conseqüentemente maior o seu rendimento, proporcionando uma maior economia do produto, o que não é verdade.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 69,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail: