Curso Online de Dominando HTML e CSS

Curso Online de Dominando HTML e CSS

O curso online Dominando HTML e CSS foi criado com exemplos práticos para facilitar o aprendizado do aluno. O autor levou em consideração...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 11 horas

Por: R$ 23,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

O curso online Dominando HTML e CSS foi criado com exemplos práticos para facilitar o aprendizado do aluno. O autor levou em consideração a sua experiência no ensino de informática.

Do primeiro ao último exemplo pode ser testado em qualquer navegador, até mesmo off-line, pois se tratando da linguagem HTML se permite a partir de uma pasta local, como sugerida no curso, abrir o Internet Explorer ou até mesmo outro navegador.

Bons estudos!

Joaquim B. de Souza é professor formado em Pedagogia. Sempre atuou em escritório de empresas, tendo em todas elas exercido cargo de chefia e liderança: Gerente Administrativo, Chefe Administrativo e por último exerceu por quatro anos o cargo de Secretário Municipal de Planejamento e Serviços Públicos em seu município, onde atuou também na implantação de programas de computador em alguns setores da administração. Atualmente, atua como professor de informática e desenvolvedor de softwares.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
  • DOMINANDO HTML & CSS Com Exemplos Práticos

    DOMINANDO HTML & CSS Com Exemplos Práticos

    Autor Joaquim B. de Souza

  • Introdução

    Introdução

    Segundo os autores Roberto Caribé e Carlos Caribé, em seu livro Introdução à Computação, da editora FTD, 1996, “A história da civilização já passou por vários estágios, que para serem alcançados foram precedidos do que chamamos de ‘revolução’”, (Prefácio).
    Os autores não deixam de ter razão. Atualmente é muito fácil adentrar numa loja e pedir por algo pronto, como computador, Iphone, tablet, sem se dar conta dos longos caminhos para chegar a essa tecnologia, embora sofisticada, está compilada num “aparelhinho”.

  • As linguagens de programação não nasceram da noite para o dia. Longos anos e muitas pesquisas foram desenvolvidas para seus avanços. Linguagens como Assembler, Fortan, Cobol, Basic, C, deram os primeiros passos para o que temos hoje, inclusive com o advento da Web, as linguagens dinâmicas como HTML, CSS, etc. que passaram a dominar o mercado quando o assunto é a criação de página para Internet, seja através de blogs ou homepages.

    Mini dicionário:

    HTML – HyperText Markup Language;
    CSS – Cascading Style Sheets;
    Blogs são espaços na web para o registo cotidiano de suas opiniões, emoções, ou seja, um mural pessoal.
    Homepages são páginas inicial de um site da internet.

    Introdução

  • Mas o foco deste livro vai estar na linguagem HTML – HyperText Markup Language, em português, Linguagem de Marcação de Hipertexto. E, CSS - Cascading Style Sheets, em português, Folha de Estilo em Cascata. Iremos estudar cada uma destas linguagens com exemplos práticos, passo a passo.

    Portanto, este livro trará no bojo de seus exercícios conceitos de programação à medida que ensina a criar formulários HTML e aplicar formatação comum em diversas páginas através do estilo CSS.

    Desta forma, teste cada exercício. Refaça cada exercício criando o seu próprio estilo ou característica. Com isso, demonstrar que dominou corretamente as técnicas de criação de páginas Web.

    Boa leitura! Bons estudos!

    Introdução

  • CAPÍTULO I Criando o Local de Hospedagem

    CAPÍTULO I Criando o Local de Hospedagem

    Vamos criar uma Pasta na Unidade C: denominada LIVROHTML. Nesta pasta você irá guardar todos os itens que serão utilizados em seus exercícios, arquivos HTML, arquivo CSS, suas imagens e vídeos.
    Execute o Windows Explorer.
    Selecione a Unidade C:
    Clique com o botão direito do mouse numa área livre no painel à direita, em seguida, aponte para Novo e, por último, clique em Pasta. Em Nova Pasta, digite LIVROHTML e, tecle Enter. Pronto!

  • Agora eu sugiro que dentro da pasta LIVROHTML você crie mais duas pastas, uma de IMAGENS e outra de SOM. Isso vai facilitar na separação e manuseio de seus arquivos.

    Outro detalhe importante. Você pode utilizar qualquer editor de texto para trabalhar com essas linguagens, entretanto, inicialmente, iremos utilizar o Bloco de Notas. E, todas as páginas, iremos testá-las no Internet Explorer, mas você poderá fazer em outros navegadores como Mozilla ou Google Chrome.

    Caso tenha alguma dificuldade em criar essa pasta (diretório), entre em contato conosco solicitando dicas, ou ainda se preferir, acesse o curso online Windows 8 neste link: https://www.buzzero.com/cursos-online-de-informatica-e-internet/curso-online-microsoft-windows-8---sistema-operacional_52212?a=joaquim-souza&keep=true

    Criando o Local de Hospedagem

  • CAPÍTULO II Iniciação ao Código HTML

    Inicialmente, vamos conhecer os códigos de marcação da linguagem HTML. Estas marcações são elementos que definem a estrutura da página, pois a representação “tag” que jamais poderá ter erro e é determinada pelos caracteres “”.

    Você abre a tag com o sinal de “menor” e fecha com o sinal de “maior”.

    Por exemplo, para criar um título da página você deve proceder Assim:

    Meu Primeiro Exemplo .

    OBS. Importante frisar: os buscadores, como Google, utilize o título da página como fonte de pesquisa.

  • Iniciação ao Código HTML

    Mas onde devo digitar esse código? No momento não se preocupe.

    Embora, posso adiantar que você irá inserir esse código dentro da tag e , somente mais adiante durante alguns exercícios práticos vamos entrar nesses detalhes.

    Você percebeu a marcação da tag inicial é a mesma final, mas a final está precedida da “/” barra. Portanto, você finaliza a marcação utilizando o símbolo barra.

    Há casos em que não será necessário finalizar com a “/”, mas disso falaremos depois quando for o momento oportuno.

  • Isso será estudado detalhadamente em cada codificação. Como também você irá aprender que se abre o parágrafo com

    e termina com

    .

    É com os parágrafos que você vai determinar se o texto será justificado, centralizado, alinhado à esquerda ou à direita. A própria página você abre com e conclui com .

    Os elementos de uma tag podem conter propriedades associadas a ela que denominamos como atributos que modificam muito o resultado. Mas isso veremos mais adiante. Veja no slide seguinte esta estrutura, simples, mas suficiente o bastante para a exibição de uma página Web.

    Iniciação ao Código HTML

  • Iniciação ao Código HTML

    Obs.: Digite esta estrutura no Bloco de Notas e arquive em seu computador na pasta LIVROHTML.

  • Todo o documento HTML, bom que se diga, é delimitado pelo próprio elemento HTML, ou seja, compõe a tag inicial e final da página web, conteúdo da página . Lembrando que você pode construir suas páginas usando o Bloco de Notas, e foi exatamente isso que fizemos neste exemplo.

    Se você abrir esta página pelo navegador Internet Explorer, você verá uma página em branco. Pois, criou-se uma estrutura, mas ainda não foi inserida nenhuma informação. Informação esta que deverá ser inserido dentro da tag e .

    CAPÍTULO III Estrutura Básica do HTML


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 23,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • INTRODUÇÃO
  • CAPÍTULO I - CRIANDO LOCAL DE HOSPEDAGEM
  • CAPÍTULO II - INICIAÇÃO AO CÓDIGO HTML
  • CAPÍTULO III - ESTRUTURA BÁSICA DO HTML
  • CAPÍTULO IV - ESTRUTURA DO CABEÇALHO ? HEAD
  • CAPÍTULO V - ESTRUTURA DO CORPO ? BODY
  • CAPÍTULO VI - TÍTULOS ? HEADINGS
  • CAPÍTULO VII - TRABALHANDO COM PARÁGRAFOS
  • CAPÍTULO VIII - FORMATAÇÃO DE TEXTOS
  • CAPÍTULO IX - LISTA COM MARCADORES E NUMERADORES
  • CAPÍTULO X - INSERINDO IMAGENS NA HOMEPAGE
  • CAPÍTULO XI - VÍNCULOS E LINKS
  • CAPÍTULO XII - CSS (FOLHA DE ESTILO)
  • CAPÍTULO XIII - TABELAS
  • CAPÍTULO XIV - FRAMES ? FRAMESET
  • CAPÍTULO XV - DOMINANDO OS FORMULÁRIOS
  • CAPÍTULO XVI - SOM DE FUNDO E VÍDEO