Curso Online de Cabeamento de Redes

Curso Online de Cabeamento de Redes

Muitas vezes, temos a impressão de que, ao contrário de outras áreas da informática, as redes são um assunto mais constante, onde pouca c...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 8 horas


Por: R$ 23,00
(Pagamento único)

Mais de 30 alunos matriculados no curso.

Certificado digital Com certificado digital incluído

Muitas vezes, temos a impressão de que, ao contrário de outras áreas da informática, as redes são um assunto mais constante, onde pouca coisa muda. Entretanto, essa impressão não poderia estar mais longe da realidade. A cada dia, novas tecnologias e novos padrões são criados e novas áreas de conhecimento são adicionadas.

Licenciado em Física, Matemática e Pedagogia; Pós-Graduado em Física e Tecnólogo em Superior em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • Curso de Cabeamento de Redes

    EAD ONLINE

  • Cabo Par Trançado

  • O cabo de par trançado é constituído de dois filamentos isolados de cobre torcidos. Há dois tipos de cabos de par trançado :
     
    Par trançado não blindado (UTP, Unshielded Twisted-Pair);
    Par trançado blindado (STP, Shielded Twisted-Pair).

  •         Este é sem duvida o cabo mais utilizado neste tipo de rede, o cabo UTP é de fácil manuseio, instalação e permite taxas de transmissão em até 100 Mbps com a utilização do cabo CAT 5 são usados normalmente tanto nas redes domesticas como nas grandes redes industriais e para distancias maiores que 100 metros.

            UTP - Unshielded Twisted Pair - Par trançado sem blindagem.

  •         O cabo blindado STP é muito pouco utilizado sendo basicamente necessários em ambientes com grande nível de interferência eletromagnética. Deve-se dar preferência a sistemas com cabos de fibra ótica quando se deseja grandes distâncias ou velocidades de transmissão, podem ser encontrados com blindagem simples ou com blindagem par a par.

            STP - Shielded Twisted Pair - Par trançado com blindagem.

  • Freqüentemente, vários fios de par trançado são agrupados e fechados em um revestimento protetor para formar um cabo. O número real de pares em um cabo varia. A torção elimina o ruído elétrico dos pares adjacentes e de outras fontes, como motores, relés e transformadores.

  • Par trançado não-blindado (UTP):
    O UTP que utiliza a especificação 10BaseT é o tipo mais popular de cabo de par trançado e rapidamente se tornou o mais popular cabeamento de LAN.
     
    O UTP é constituído por dois fios de cobre isolados. Dependendo da finalidade, há especificações de UTP que controlam o número de torções permitidas por metro de cabo.

  • O UTP é especificado no Commercial Building Wiring Standard (padrão de cabeamento de prédios comerciais), da Associação de indústrias Eletrônicas e Associação de Indústrias de Telecomunicações (EIA/TIA, Eletronic Industries Assoaciation/Telecommunication Industries Association) 568.
    A EIA/TIA 568 utilizou o UTP para criar padrões que se aplicam a várias situações de construção e cabeamento e garantir a compatibilidade de produtos para os clientes. Esses padrões incluem cinco categorias de UTP:

  • §         Categoria 1
    Refere-se ao cabo telefônico UTP (Unshielded Twisted-Pair) tradicional que pode transportar voz, mas não dados. A maioria dos cabos telefônicos anteriores a 1983 era de cabos pertencentes a Categoria 1.
     
    §         Categoria 2
    Esta categoria certifica o cabo UTP (Unshielded Twisted-Pair) para transmissão de dados de até 4 Mbps (megabits por segundo). Contém quatro pares trançados.

  • §         Categoria 3
    Esta categoria certifica o cabo UTP para a transmissão de dados até 10 Mbps (megabits por segundo). Contém quatro pares trançados com cerca de nove torções por metro.
     
    §         Categoria 4
    Esta categoria certifica o cabo UTP (Unshielded Twisted-Pair) para transmissão de dados até 16 Mbps (megabits por segundo). Contém quatro pares trançados.

  • §         Categoria 5 – 5E
    Esta categoria certifica o cabo UTP (Unshielded Twisted-Pair) para transmissão de voz, dados e imagem até 100 Mbps (megabits por segundo). Contém quatro pares trançados de fio de cobre.
     
     
    §         Categoria 6
    Esta categoria certifica o cabo UTP (Unshielded Twisted-Pair) para transmissão de voz, dados e imagem até 1 Gb (Gigabit por segundo). Contém quatro pares trançados de fio de cobre.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 23,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail: