Curso Online de Informática Básica

Curso Online de Informática Básica

O computador surgiu como uma ferramenta para facilitar as tarefas do dia a dia. Apesar disso, muitas pessoas não sabem utilizar alguns re...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 8 horas


Por: R$ 25,00
(Pagamento único)

Mais de 5 alunos matriculados no curso.

Certificado digital Com certificado digital incluído

O computador surgiu como uma ferramenta para facilitar as tarefas do dia a dia. Apesar disso, muitas pessoas não sabem utilizar alguns recursos e programas simples, gerando, em alguns casos, vergonha e constrangimento.

Ter conhecimento básico de informática é um requisito mínimo para a maior parte dos cargos disponíveis no mercado de trabalho. Digitar um texto, criar uma pequena planilha, conhecer quais peças formam um computador e navegar de forma segura pela internet são conhecimentos básicos, mas essenciais a quem busca ter sucesso na vida pessoal e profissional.

Acadêmico do Curso de Administração, com formação Técnica em Meio Ambiente, Bacharelado Livre em Teologia, Bacharelado em Design, MBA Executivo em Marketing e MBA Executivo em Gerenciamento de Projetos.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • Prof. MBA Marcelo Saraiva Gomes

  • Curso de Informática Básica

    Significado dos ícones da apostila
    Para facilitar o seu estudo e a compreensão imediata do conteúdo apresentado, ao longo de todas as apostilas, você vai encontrar essas pequenas figuras ao lado do texto. Elas têm o objetivo de chamar a sua atenção para determinados trechos do

    conteúdo, com uma função específica, como apresentamos a seguir.

    Texto-destaque: são definições, conceitos ou afirmações importantes !

    às quais você deve estar atento.

    Glossário: Informações pertinentes ao texto, para situá-lo melhor sobre determinado autor, entidade, fato ou época, que você pode desconhecer.

    ?

    + Saiba Mais: Se você quiser complementar ou aprofundar o conteúdo apresentado na apostila, tem a opção de links na internet, onde
    pode obter vídeos, sites ou artigos relacionados ao tema.

    Quando vir este ícone, você deve refletir sobre os aspectos apontados, relacionando-os com a sua prática profissional e cotidiana.

    3

  • Sumário

    Curso de Informática Básica

    Sumário

    6 Noções sobre o funcionamento do microcomputado
    9 Elementos de hardware que compõem o microcomputador
    15 Elementos de software que compõem o microcomputador
    18 Sistemas operacionais e aplicativos básicos
    32 Editor de textos: funcionamento e comandos da barra de ferramentas
    47 Planilha eletrônica: funcionamento e comandos da barra
    52 Redes, internet e navegadores
    57 Navegadores Internet Explorer e Mozilla Firefox
    70 Redes, internet e navegadores

    4

  • Curso de Informática Básica

    APRESENTAÇÃO

    Bem-vindo(a) ao Curso de Informática Básica!

    Esta apostila oferece informações sobre como você pode utilizar o computador em seu dia a dia, a fim de obter os melhores resultados, pois hoje, na sociedade da informação, não há como viver sem saber explorar bem os recursos oferecidos por esta tecnologia.
    Mesmo que você não esteja familiarizado com a informática, este material o auxiliará a iniciar esta aventura que tem crescido e encantado as pessoas a cada dia.
    A apostila foi desenvolvida para servir como guia de referência básica, fornecendo subsídios para que você tenha noções básicas de informática, conhecendo alguns softwares e recursos mais indispensáveis à sua vida em rede. Devido à complexidade dos sistemas operacionais e seus diversos aplicativos, porém, nem todas as possibilidades ou recursos serão explorados. Entenda esses conhecimentos iniciais como um grande estímulo para que você busque se aprofundar mais na área.
    O texto apresenta uma linguagem fácil, com muitas imagens que o ajudarão a conhecer e manipular o hardware, utilizar os principais aplicativos do sistema operacional Windows e a internet em atividades básicas do seu cotidiano.
    Esperamos que você se dedique ao curso e tenha um bom aproveitamento.

    Bons estudos!

    Marcelo Saraiva Gomes

    5

  • 1 Capítulo

    1
    Capítulo

    Noções sobre o funcionamento do
    microcomputador

    Hoje, o computador é indispensável na vida das pessoas e está presente em todos os lugares, realizando as mais variadas tarefas: trabalho, estudo, diversão e comunicação. Para tudo isso, é preciso aprender como usar o computador adequadamente. Nesta apostila, você aprenderá como aproveitar as vantagens que ele pode lhe oferecer.

    VISÃO GERAL DOS COMPONENTES DE UM COMPUTADOR
    O computador divide-se em duas partes: hardware e software.

    Hardware - são os componentes eletrônicos, mecânicos, elétricos, fios, cabos, etc., que formam a parte física do computador.
    Software - é o conjunto de procedimentos que envolvem o controle das atividades do computador, que são os aplicativos ou programas que fazem o equipamento funcionar.

    HARDWARE

    Gabinete e CPU: esta é a principal parte do computador. Dentro do gabinete, temos a CPU (Unidade Central de Processamento), que é onde acontece tudo que fazemos no equipamento O gabinete costuma ter duas luzinhas: uma verde e uma vermelha. A verde indica que está ligado e a vermelha que o computador está lendo ou escrevendo dados no HD dele.

    6

  • Curso de Informática Básica

    Monitor, teclado e mouse: esses três componentes são os que você terá mais contato quando utilizar o computador. O monitor mostra o que você está fazendo; já o mouse e o teclado são usados para comandar o computador e realizar a maioria das tarefas.

    Estabilizador: é o equipamento que geralmente liga todo o computador à rede elétrica.

    3. SOFTWARE

    !

    São inúmeras as tarefas que um computador pode efetuar. Assim, existe um softwa-re apropriado para cada tipo de tarefa. O Sistema Operacional (SO) é um software que coordena e supervisiona a ação do hardware e permite que todas as partes do microcomputador possam comunicar-se.

    Para que o computador funcione, a primeira tarefa a ser executada é carregar o Sistema Operacional para a sua memória principal. O SO fica gravado no disco rígido (HD) do computador e é automaticamente carregado para a memória principal no instante em que ele é ligado. Assim que o Sistema Operacional tenha sido carregado, o equipamento está pronto para ser utilizado. O sistema permanecerá na memória até que ele seja desligado.

    Atualmente, esses sistemas utilizam

    interface

    Dentre eles, podemos destacar o

    Ubuntu Linux,

    gráfica, para facilitar a vida dos usuários. que é um sistema de código aberto e está em

    franca expansão, devido à sua facilidade de uso e por ser gratuito. Outro exemplo é o Windows,

    Sistema Operacional desenvolvido pela Microsoft, o qual será objeto de estudo desta apostila, por

    ser o sistema mais usado no mundo atualmente - é encontrado em mais de 90%?dos
    computado

    Interface Gráfica: é um conceito da forma de interação entre o usuário do computadorres. e um programa por meio de uma tela ou representação gráfica, visual, com desenhos, imagens, etc. Geralmente é entendido como a “tela” de um programa (http://www.explorando.com. br/o-que-e- interface-grafica)

  • 7

  • Curso de Informática Básica

    Ubuntu: sistema operacional baseado em Linux, desenvolvido pela comunidade e é perfeito para notebooks, desktops e servidores. Ele contém todos os aplicativos que você precisa
    - um navegador web, programas de apresentação, edição de texto, planilha eletrônica, comunicador instantâneo e muito mais.

    Área de trabalho Linux

    Área de trabalho Windows

    8

  • 2

    2

    Capítulo

    Elementos de hardware que compõem o microcomputador
    1. MOUSE

    Normalmente, os modelos de mouse são compostos por dois ou três bo-tões, mas a grande maioria dos aplicativos utiliza apenas os dois externos. O botão da esquerda é o que executa a maioria das funções, e o da direi-ta tem atribuições mais específicas. Porém, os botões importantes do mou-se são três. Com eles você realizará a maioria das tarefas no computador:

    Botão direito: é principal botão e que será usado na execução de quase todas as tarefas. Exemplo: abrir uma pasta com dois cliques.

    Botão esquerdo: será usado em algumas funções secundárias no computador, como criar pastas.

    Roda: fica entre os botões direito e esquerdo. Ao girá-la, você pode controlar a barra de rolagem do aplicativo que estiver em uso ou, até mesmo, rolar páginas de um texto sendo editado ou lido.

    Botão esquerdo Roda

    Botão direito

    9

  • Curso de Informática Básica

    2. LIGANDO O COMPUTADOR
    Agora que você conhece o computador, está na hora de ligá-lo. Após verificar se o ele está ligado na tomada, a primeira coisa a fazer é ligar o estabilizador. Ele irá controlar a energia elétrica fornecida ao computador, permitindo que os próximos componentes sejam ligados.

    Veja se o botão liga/desliga do estabilizador tem seguinte a identificação:

    O Desligado. I Ligado.

    Uma luz verde ou vermelha irá indicar que o estabilizador está ligado e funcionando. Agora ele está liberando a energia elétrica para os outros componentes do computador. Verifique se o monitor está ligado, vendo se a luz dele está acesa. Caso não esteja, ligue-o, apertando o botão de liga/desliga indicado no próprio monitor. Depois ligue a CPU do computador, apertando o botão de liga/desliga no gabinete. Pronto, o computador deverá ligar normalmente.

    3. ALGUMAS PARTES DA CPU

    Memória principal: é a parte ativa de armazenamento do computador, utilizada quando ele estiver executando um programa ou comando. É na memória que são armazenadas todas as informações inseridas. Quando desligamos o computador, os dados nela armazenados serão perdidos. Para não perdê-los, é necessário salvá- los no disco rígido. Adiante aprenderemos como fazer isso.

    Unidade de disco ou drive: é um dispositivo que aciona, controla e realiza leitura/ gravação de discos magnéticos, também chamados de removíveis. Os drives que utilizam os antigos disquetes são normalmente conhecidos por drive A ou drive B, e o HD (winchester) é normalmente identificado como drive C. Já os discos óticos (de CDs, DVDs ou Blue-Rays) são identificados pela letra D em diante.

    10

  • Curso de Informática Básica

    Winchester ou memória principal: também chamado de disco rígido ou disco fixo. Fica instalado dentro do computador, podendo armazenar muito mais informações do que nos discos removíveis, e do qual o computador obterá informações com maior rapidez. Os dados armazenados no disco rígido não se perdem quando desligamos o computador

    Placa-mãe: é o componente que interliga todas as outras partes e periféricos do computador. Nela há um lugar para colocar a memória, conectar o disco rígido, ligar a impressora, teclado, mouse e escâner, além de outros periféricos menos comuns.

    Processador: é a unidade central de processamento do computador. Nela acontecem todos os cálculos necessários na execução de qualquer software que você estiver usando ou tarefa que estiver executando.

    4. DISPOSITIVOS DE ENTRADA E SAÍDA E PERIFÉRICOS MAIS COMUNS
    Além do teclado e mouse, existem outros dispositivos de entrada e saída que são comuns em quase todos os computadores. São eles:

    Driver de discos de CD/DVD/Blue-Ray: são muito úteis quando queremos instalar novos programas no computador, assistir a filmes ou ouvir músicas.

    Impressora: usada para imprimir no papel algo feito no computador
    (desenhos, documentos, textos, fotos): podem ser imagens coloridas ou em preto
    e branco. Os tipos mais comuns são as impressoras de jato de tinta e a laser.

    11


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 25,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • Noções sobre o funcionamento do microcomputador
  • Elementos de hardware que compõem o microcomputador
  • Elementos de software que compõem o microcomputador
  • Sistemas operacionais e aplicativos básicos
  • Editor de textos : funcionamento e comandos da barra de ferramentas
  • Planilha eletrônica : funcionamento e comandos da barra
  • Redes , internet e navegadores
  • Navegadores Internet Explorer e Mozilla Firefox
  • Redes , internet e navegadores