Curso Online de ÉTICA PROFISSIONAL

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A Ética é o estudo geral do que é bom ou mau, correto ou incorreto, justo ou injusto, adequado ou inadequado. Um dos objetivos da Ética é...

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A Ética é o estudo geral do que é bom ou mau, correto ou incorreto, justo ou injusto, adequado ou inadequado. Um dos objetivos da Ética é a busca de justificativas para as regras propostas pela Moral e pelo Direito. Ela é diferente de ambos - Moral e Direito - pois não estabelece regras. Esta reflexão sobre a ação humana é que caracteriza a Ética.

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  • Ética e Ética Profissional

    ética e ética profissional

    ética dos bens e correntes gregas/
    direitos do advogado (art. 6º e 7º)

  • Classificação da Ética

    classificação da ética

    ética dos bens (eudemonismo, hedonismo e idealismo);
    - e ainda, a ética nas correntes filosóficas gregas (socrática, platônica, aristotélica, epicurista e estóica);

  • Ética dos Bens

    ética dos bens

    para miguel reale, o bem é a força ordenadora da ética. a vida humana deve ser o percurso em busca do bem.
    de modo geral, toda ética é (deveria ser) uma ética dos bens, posto que a finalidade da ética é a conduta dirigida para a consecução daquilo que é bom.
    na ética dos bens admiti-se a existência de um bem supremo.
    se considerarmos o agir humano pelo ângulo teleológico (da finalidade), descobriremos que todos têm a capacidade de se propor fins, escolher meios e pô-los em prática.
    nalini (2010, p.58) diz que “o que alimenta a rotina é a certeza de que se faz alguma coisa tendente a reduzir a distância entre a pessoa (o que ela por enquanto é) e o ideal que ela se propôs”.

  • Ética dos Bens

    ética dos bens

    nalini (2010, p.58) diz que “o que alimenta a rotina é a certeza de que se faz alguma coisa tendente a reduzir a distância entre a pessoa (o que ela por enquanto é) e o ideal que ela se propôs”.

  • Ética dos Bens

    ética dos bens

    assim, o supremo bem da vida consistiria na realização do fim próprio da criatura humana, afirma nalini.
    hierarquia dos fins – para se estabelecer uma hierarquia ética dos fins bastaria verificar qual deles pode ser simultaneamente meio e fim para a obtenção de um telos. quando nos deparamos com um fim que não pode ser meio para qualquer outro, então esse é o seu bem supremo.

  • Eudemonismo

    eudemonismo

    eudemonia quer dizer felicidade: a busca por um vida feliz seria o princípio e o fundamento dos valores morais.
    é eticamente positiva a atitude aproxima o homem da felicidade. mas qualquer atitude?
    todos os outros fins da vida seriam meios para se atingir a felicidade.
    desse modo, a ética teria a função de dispor sobre os meios para se atingir esse bem que é a felicidade.
    entre os gregos, exemplifica esse modo de pensar o filósofo aristóteles. propõe o justo meio (a proporcionalidade, razoabilidade têm no justo meio seu antecedente filosófico).

  • Hedonismo

    hedonismo

    para o hedonismo, o bem está no prazer. pode aparecer na forma do prazer sensual, no deleite da tranquilidade, no exercício de atividades artísticas e intelectuais.
    muitos consideram que a ética de nosso tempo é hedonista em seu viés sensual associado a tentativa de se evitar qualquer desconforto.

  • Hedonismo X Ética Cínica (ou ética do barril)

    hedonismo x ética cínica (ou ética do barril)

    para os cínicos, o princípio ético básico seria: “o verdadeiro bem está na libertação das coisas efêmeras.”
    libertar-se do luxo, do prazer, da vaidade, do poder e até mesmo da boa saúde.
    todos podem alcançar o bem pelo desapego.
    seu fundador teria sido antístenes e sua maior figura diógenes, que vivia – dizem -, num barril possuindo apenas um cajado, uma túnica e um embornal para por pães.
    sócrates no mercado de atenas teria dito: “vejam quantas coisas o ateniense precisa para viver!”.

  • Idealismo Ético

    idealismo ético

    no estoicismo, por exemplo, não se aspira a felicidade mas o ser bom.
    para o idealismo ético a finalidade última do ser humano é a prática do bem.
    a virtude é fim e não meio, ou seja, impõe-se à criatura humana ainda que não extraia dela felicidade ou prazer.

  • Formas Mistas

    formas mistas

    nalini aponta a existência de formas mistas nas quais se combinam as modalidades já apresentadas.
    temos o eudemonismo idealista, onde a felicidade é o fim e a virtude o meio para alcançá-la, e o eudemonismo hedonista, onde a felicidade é o bem supremo e o prazer seria o meio para atingi-la.
    importante afirmar que na realidade empírica o mais comum é não se encontrar formas puras.

  • Ética dos Bens – Ética Socrática

    ética dos bens – ética socrática

    princípios básicos - “só sei que nada sei” e “conhece-te a ti mesmo”;
    sócrates assume a sabedoria como a virtude máxima. ela é o supremo bem.
    seu método é o da maiêutica.
    características:
    -toma o homem como ser social e político;
    -para sócrates, conhecendo o bem o ser humano poderá praticá-lo e se tornar feliz. o mal é decorrência da ignorância.


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