Curso Online de Direitos sociais

Curso Online de Direitos sociais

Neste curso você irá estudar os Direitos Sociais, os quais visam garantir melhorias nas condições de vida dos economicamente desprivilegi...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 13 horas


Por: R$ 50,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

Neste curso você irá estudar os Direitos Sociais, os quais visam garantir melhorias nas condições de vida dos economicamente desprivilegiados, assegurando também a proteção dos direitos dos trabalhadores urbanos e rurais.
Estude os direitos à saúde, alimentação, trabalho, moradia, lazer, segurança, Previdência Social, maternidade e infância e aos Desamparados, remuneração do trabalho noturno, seguro-desemprego, FGTS, licença à gestante, e sobre a atuação do Estado na busca pela efetivação destes direitos.
Entenda os direitos coletivos dos trabalhadores, como o direito de greve sobre a liberdade de associação profissional e sindical e quais seus reflexos na vida dos trabalhadores.

Empresa Brasileira de Ensino Técnico que fornece cursos em diversas áreas. Utilizando de uma linguagem clara e objetiva temos o intuito de facilitar o acesso ao conhecimento.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • Direitos Sociais

    Conceito

  • DIREITOS SOCIAIS

    DIREITOS SOCIAIS

    CONCEITO
    Em resposta às condições de opressão e precariedade impostas à classe operária surgiram os direitos sociais. A princípios tais direitos visavam a proteção dos trabalhadores, sendo que com o passar dos anos e consequente evolução das leis, os direitos sociais passaram para outro patamar, mantendo ainda o caráter de proteção
    Direitos Sociais são aqueles garantidos constitucionalmente e que proporcionam ao homem melhores condições de vida dos que são economicamente desprivilegiados, ou seja, dos hipossuficientes, o que gera a efetivação da igualdade social.
    São pois, direitos positivados a serem efetivados pelo Estado na busca pela melhoria das condições de vida dos ser humano.
    Seguindo o raciocínio, podemos concluir que tais direitos trazem a obrigação do Estado de prestar alguns serviços essenciais à uma vida digna.

  • DIREITOS SOCIAIS

    DIREITOS SOCIAIS

    Também são arrolados como direitos sociais, os direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, bem como os direitos coletivos dos trabalhadores.
    A Constituição Federal de 1988 deu aos direitos sociais status de direitos fundamentais, conforme podemos verificar em seu inciso IV do art. 1º, conforme podemos verificar:

    No texto constitucional foi previsto capítulo destina à tais direitos, abrangendo do art. 6º ao 11, sendo também tratados no título Da Ordem Social.

    Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:
    IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; Grifo Nosso

  • DIREITOS SOCIAIS

    DIREITOS SOCIAIS

    DIREITOS SOCIAIS

    SÃO DIREITOS DE 2º GERAÇÃO, OU SEJA, SÃO DIREITOS LIGADOS À IGUALDADE MATERIAIS, POSITIVOS E QUE DEVEM SER EXECUTADOS PELO ESTADO

    SÃO DEVER DO ESTADO, ASSIM É NECESSÁRIA A ATUAÇÃO DO ESTADO PARA QUE SEJAM EXERCIDOS/ACESSADOS, BEM COMO PODEM SER EXIGIDOS DESTE

    OBJETIVAM A MELHORA DAS CONDIÇÕES DE VIDA DAQUELES QUE SE ENCONTRAM EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL.

  • DIREITOS SOCIAIS

    DIREITOS SOCIAIS

    São direitos sociais:

    ASSISTÊNCIA AOS DESAMPARADOS

    MORADIA

    TRABALHO

    ALIMENTAÇÃO

    SAÚDE

    EDUCAÇÃO

    PROTEÇÃO À MATERNIDADE E À INFÂNCIA

    PREVIDÊNCIA SOCIAL

    SEGURANÇA

    LAZER

  • DIREITOS SOCIAIS

    DIREITOS SOCIAIS

    DIREITO À EDUCAÇÃO:
    Trata-se de direito que visa garantir o desenvolvimento pessoal do indivíduo, bem como lhe preparar para o exercício da cidadania e qualificá-lo para o trabalho.
    É estendido a todos, sendo dever do Estado e da família, devendo sociedade participar de sua promoção.
    A promoção deste direito é norteada por princípios dispostos nos incisos do art. 206 da CF/88, dentre os quais podemos destacar:

    - Iguais condições para o acesso e permanência na escola;
    - Gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais;
    - Qualidade do ensino;

  • DIREITOS SOCIAIS

    DIREITOS SOCIAIS

    O acesso à educação se estende:
    À educação infantil, realizada em creche e pré-escola;

    Ao ensino fundamental;

    Ao ensino médio;

    Ao ensino superior (níveis mais elevados de ensino).

  • DIREITOS SOCIAIS

    DIREITOS SOCIAIS

    DIREITO À SAÚDE:
    Tal direito social alcança a todos e é de responsabilidade do Estado que deverá implementar políticas sociais e econômicas a fim de efetivá-lo, conforme disposto no art. 196 da CF/88.
    O Poder Público deverá regulamentar tal direito, dispondo nos termos da lei como será realizada sua execução, fiscalização e controle.
    Por fim, cabe ressaltar que a Constituição ainda dispõe que as ações e serviços voltados para promover/garantir a saúde irão integrar um sistema denominado SUS – Sistema único de Saúde, que será custeado com recursos da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, bem como de outras fontes.

  • DIREITOS SOCIAIS

    DIREITOS SOCIAIS

    DIREITO À ALIMENTAÇÃO:
    Após ser reconhecida como direito do cidadão no ano de 1993 em reunião da Comissão de Direitos Humanos e ser incluída na Declaração dos Direitos Humanos de 1945:

    - Antes do direito à alimentação ser introduzido na Constituição Federal com o status de direito social, já havia legislação, definindo a alimentação como direito fundamental do ser humano.

    Artigo XXV
    1. Toda pessoa tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis, e direito à segurança em caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistência fora de seu controle. (...)     Grifo Nosso

  • DIREITOS SOCIAIS

    DIREITOS SOCIAIS

    Essa definição se encontra no art. 2º da Lei 11.346/06, que tem como principal objetivo a criação do SISAN- Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, que finalidade propiciar o direito à alimentação.
    Entretanto, podemos destacar como marco a EC nº64/10, que elevou a alimentação à direito social, o que possibilitou que a preocupação com a questão da alimentação adequada fosse pautada e discutida pelos programas de saúde pública do governo em todas as suas esferas.

  • DIREITOS SOCIAIS

    DIREITOS SOCIAIS

    DIREITO AO TRABALHO:
    O direito ao trabalho é amparado na Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1945, o que pode ser observado em seu art. 23:

    Artigo XXIII
    1.Toda pessoa tem direito ao trabalho, à livre escolha de emprego, a condições justas e favoráveis de trabalho e à proteção contra o desemprego.    2. Toda pessoa, sem qualquer distinção, tem direito a igual remuneração por igual trabalho.    3. Toda pessoa que trabalhe tem direito a uma remuneração justa e satisfatória, que lhe assegure, assim como à sua família, uma existência compatível com a dignidade humana, e a que se acrescentarão, se necessário, outros meios de proteção social.    4. Toda pessoa tem direito a organizar sindicatos e neles ingressar para proteção de seus interesses.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 50,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • DIREITOS SOCIAIS
  • EXERCÍCIOS
  • Resposta dos exercícios
  • DIREITOS SOCIAIS
  • Resposta para os exercícios
  • DIREITOS SOCIAIS
  • Respostas dos Exercícios
  • DIREITOS SOCIAIS
  • EXERCÍCIOS
  • DIREITOS SOCIAIS
  • Respostas dos Exercícios
  • Você concluiu a aula.