Curso Online de Microbiologia Industrial

Curso Online de Microbiologia Industrial

Importância dos microrganismos na industria e seus produtos; Propriedade do MO na indústria; exemplos de produtos da microbiologia indust...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 7 horas

Por: R$ 23,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

Importância dos microrganismos na industria e seus produtos; Propriedade do MO na indústria; exemplos de produtos da microbiologia industrial; processo de escalonamento; biocatálise; metabolismo primário e secundário; fermentação em larga escala; controle e monitoração da fermentação; antibióticos; purificação e otimização de produção e bioconverção microbiana.

Formada em Ciência Biológicas pela UnigranRio



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
  • Microbiologia Industrial

  • INTRODUÇÃO

    Em microbiologia industrial uma produção altamente viável tem que ser realizada em largas escalas. A fim de se produzir um produto economicamente competitivo por meio da fermentação microbiana, o meio de cultura utilizado deve apresentar baixo custo, e os recipientes de cultura devem ser extremamente grandes.

  • O processo microbiano deve ser altamente refinado e realizado com elevada eficiência na produção em larga escala, quando se objetiva a geração de um produto em quantidades necessárias à comercialização bem sucedida.

  • MICRORGANISMOS INDUSTRIAIS E PRODUTOS

    Os principais organismos utilizados em processos biocatalíticos correspondem aos fungos (leveduras e bolores), além de determinados procariotos, particularmente do gênero Streptomyces. Via de regra, os microrganismos industriais correspondem a especialistas metabólicos, passíveis em manipulação em cultura em larga escala, os quais visam à produção de grandes quantidades de um ou mais produtos.

  • Para que tal especialização metabólica seja alcançada, as linhagens de microrganismos industriais são frequentemente submetidas a alterações genéticas por meio de mutação ou recombinação, que geralmente busca preservar a quantidade gerada de um produto em particular, sintetizado por uma determinada linhagem.

  • A partir do desenvolvimento de microrganismo com valor industrial, como em grandes coleções nacionais de culturas microbianas, tais como American Type Culture Collection (ATCC), nos Estados Unidos, ou a Deutsche Sammlung von Mikroorganismen und Zellkulturen (DSMZ), na Alemanha. Nessas coleções, as culturas de microrganismos são disponibilizadas para fins de educacionais de pesquisa e industriais.

  • Quando um novo processo biocatalítico é patenteado, a linhagem capaz de realizar tal processo deve ser depositada em uma dessas coleções. No entanto, por diversas razões, principalmente em relação aos direitos autorais, as linhagens depositadas não correspondem à(s) verdadeira(s) linhagem(ns) de alta produção, mas a uma linhagem, ou linhagens, que realiza o processo com menor rendimento.

  • PROPRIEDADES DE UM MICRORGANISMO DE INTERESSE INDUSTRIAL

    Um microrganismo adequado deve produzir a substância de interesse; contudo, as exigências não se limitam a esta. O organismo deve ser capaz de crescer e originar o produto em larga escala. Além disso, o organismo deve preferencialmente ser capaz de produzir esporos ou algum outro tipo de célula reprodutiva que facilite sua inoculação em grandes fermentadores.

  • Outra importante característica de um organismo industrial refere-se a sua capacidade de crescer rapidamente, sintetizando o produto desejado em um período de tempo relativamente curto. O organismo deve também ser capaz de crescer em meio de cultura líquido, de custo relativamente baixo e obtenível em grandes quantidades. Muitos processos microbiológicos industriais utilizam os rejeitos de carbono oriundos de outras indústrias, como ingredientes principais ou suplementares de meios de cultura em larga escala.

  • Estes incluem água da moagem do milho (um produto da indústria de moagem úmida de milho, rico em nitrogênio e fatores de crescimento), soro de leite (um rejeito líquido da indústria de laticínios, contendo lactose e minerais), além de outros rejeitos industriais com elevado teor de carbono orgânico. Além disso, um microrganismo industrial não deve ser patogênico, especialmente para o homem e para os animais ou plantas economicamente importantes.

  • Em microbiologia industrial, rendimentos crescentes foram frequentemente obtidos geneticamente, por meio de mutação e seleção. Dessa maneira um organismo produtor geneticamente estável e facilmente manipulável corresponde a uma evidente vantagem.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 23,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail: