Curso Online de  completo  curso de curativos e feridas +coberturas

Curso Online de completo curso de curativos e feridas +coberturas

curso desenvolvido para todos os profissionais da saúde que desejam aprender mas sobre feridas e curativos , nesse curso você vai aprend...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 6 horas


Por: R$ 40,00
(Pagamento único)

Mais de 5 alunos matriculados no curso.

Certificado digital Com certificado digital incluído

curso desenvolvido para todos os profissionais da saúde que desejam aprender mas sobre feridas e curativos , nesse curso você vai aprender sobre a anatomia da pele , e as formas de tratamento .
vai aprenter tambem como se classifica as feridas , a fisiologia da cicatrização ,as fases do processo de cicatrização ,os tipos de cicatrização , a mensuração da lesão , os pricipais tecidos no leito da lesão , o tratamento e como ele é feito , quais as principais coberturas utilizados em curativos .

FORMAÇÃO ? Enfermeiro na ASSOCIEDADE DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO ESTADO DE GOIAS FAULDADE PADRÃO ?AECG 2013. CURSOS ESPECIALIZAÇÃO ? Unidade de terapia intensiva UTI no CGESP CENTRO GOIANO DE ENSINO PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO 2013 . ? Emergência e urgência no CGESP CENTRO GOIANO DE ENSINO PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO 2013 . EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL ? Enfermeiro supervisor no HOSPITAL DA CRIANÇA UTI PEDIÁTRICA E NEONATAL no período de outubro de 2013 a de janeiro de 2014. ? Atualmente trabalhado como enfermeiro supervisor, no HOSPITAL SANTA GENOVEVA UTI ADULTO deste de dezembro de 2013. ? Trabalho como professor de estagio supervisionado pelo colégio vitoria, nas áreas de fundamentos de enfermagem ,clinica médica , UTI no hospital SG . CAPACITAÇÕES ? Curso de capacitação de PICC adulto e pediátrico e neonatal no CGESP 2014. ? Participação 1º Capacitação para Enfermeiros no HOSPITAL DA CRIAÇA Tema: Aprimorando cuidados , realizado no dia 16 de maio de 2013. ? Curso de capacitação em INSTRUMENTAÇÃO CIRURGICA ,NO COLEGIO VITÓRIA , no dia 27/08/2011 à19/11/2011. ? Participação no III SIMPÓSIO INTERNACIONAL CEEN ?EMERGÊNCIAS CLÍNICAS E TRAUMÁTICAS realizado pelo CEEN- Centro de Estudos de Enfermagem e Nutrição , na cidade de Goiânia/GO nos dias 07 e 08 de junho de 2013. ? Participação no II SIMPÓSIO INTERNACIONAL CEEN-SEGURANÇA DO PACIENTE CIRÚRGICO, realizado pelo CEEN- Centro de Estudos de Enfermagem e Nutrição .na cidade de Goiânia/GO no dia 31 de março de 2012. ? Apresentação de palestras sobre, Câncer de mama, e Câncer do colo do Útero e Aleitamento materno , realizado no CIAMS DO JARDIM AMÉRICA nos dias 19 e 28 de março de 2012. ? Participação em ação comunitária pelo dia INTERNACIONAL DA MULHER NO COLÉGIO ESTADUAL PROF. JOSÉ DOS REIS MENDES, no projeto saúde . no dia 11de março2012. ? Participação no curso de APH-ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR, promovido pela FACULDADE UNIÃO DE GOYAZES , realizado no dia 14e 15 de maio de 2011. ? Participou de palestras sobre planejamento familiar e métodos contraceptivos Realisado no dia 12 de MAIO de 2011 FACULDADE PADRÃO. ? Participação no I SIMPÓSIO INTEMACIONAL CEEN-PROCESSO DE ENFERMAGEM, REALIZADO PELO CEEN- Centro de Estudos de Enfermagem e Nutrição .na cidade de Goiânia/GO no dia 26 de março de 2011. ? Participou de palestras sobre planejamento familiar e métodos contraceptivo Realisado no dia 12 de MAIO de 2011. ? Participou da CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA RAIVA ANIMAL e DA Capacitação Técnica em Aparecida de Goiânia-GO ,no dia 17 e18 de Setembro de 2010. ? CURSO DE Digitação,Windows,Word,Excel,PowerPoint e Multimídia ministrado na ADRENALINA INFORMÁTICA ,ministrado no período de 01/04/2008 à01/08/2008.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • CURSO completo de curativos e feridas +coberturas

    CURSO completo de curativos e feridas +coberturas

    Professor : joao Paulo Esp em urgência e emergência e UTI adulto

  • Introdução

    Introdução

    A evolução dos conceitos no tratamento de feridas só foi possível graças à
    maior compreensão e, mesmo, valorização dos aspectos anatômicos e fisiológicos da
    pele e, principalmente, do processo de cicatrização. (SANTOS, 2000)
    A pele é a principal barreira de proteção do organismo e tem como funções
    básicas impedir a perda excessiva de líquidos, proteger da ação de agentes externos,
    (inclusive microbianos), manter a temperatura corpórea, sintetizar vitamina D com a
    exposição aos raios solares, agir como órgão do sentido e participar da
    termorregulação. (BAJAY, JORGE, DANTAS, 2003)

  • Uma ferida é representada pela interrupção da continuidade de um tecido
    corpóreo em maior ou em menor extensão, causada por qualquer tipo de trauma
    físico, químico, mecânico ou desencadeada por uma afecção clínica, que aciona as
    frentes de defesa orgânica para o contra-ataque.

  • Classificação das feridas

    Classificação das feridas

    As feridas podem ser classificadas de acordo com o tempo de reparação
    tissular em agudas e crônicas. As feridas agudas são originadas de cirurgias ou
    traumas e a reparação ocorre em tempo adequado, sem complicações. As feridas
    crônicas são aquelas que não são reparadas em tempo esperado e apresentam
    complicações. (BLANES, 2004)
    A terapia tópica envolve, além da limpeza e desbridamento, a oclusão com os
    chamados curativos e/ou coberturas. (SANTOS, 2000)

  • A escolha do tipo de cobertura a ser utilizada está diretamente relacionada
    com sua função, que pode ser: proteção e absorção de umidade, absorção de
    exsudato e odores, desbridamento (limpeza), prevenção da contaminação exógena,
    compressão para minimizar acúmulo de fluidos, bem como a imobilização ou
    proteção contra traumas mecânicos. (BAJAY, JORGE, DANTAS, 2003)

  • Qual o curativo ideal para prescrever perante as lesões que nos deparamos diariamente? O curativo ideal é aquele que consegue melhorar a lesão ou fecha-la. Irei abordar com você os tipos de lesões , quais os mecanismos de ação e a fisiopatologia

    Qual o curativo ideal para prescrever perante as lesões que nos deparamos diariamente? O curativo ideal é aquele que consegue melhorar a lesão ou fecha-la. Irei abordar com você os tipos de lesões , quais os mecanismos de ação e a fisiopatologia

  • Anatomia da pele

    Anatomia da pele

    A pele é um órgão complexo composto por diversos tecidos, tipos celulares e
    estruturas especializadas. Constitui a interface do corpo humano com o meio
    externo, exercendo funções cruciais para a vida, como termorregulação, vigilância
    imunológica, sensibilidade e proteção do indivíduo contra agressões exógenas, de
    natureza química, física ou biológica e contra a perda de água e de proteínas para o
    meio externo. Sua espessura é variável, dependendo da região anatômica, da idade e
    do sexo.

  • É o maior órgão do corpo humano e representada por 15% do peso corpóreo, com variações estruturais ao longo de sua extensão, sendo composta por três camadas interdependentes: a epiderme (mais externa), a derme (intermediária) e a hipoderme ou panículo adiposo (conhecido anteriormente como subcutâneo). (CÂMARA, 2009)

    A epiderme: é a camada mais externa, composta por três diferentes linhagens celulares: os queratinócitos, os melanócitos e as células de Langerhans. (ARNOLD,et al, 1994)

  • Queratinócitos e Melanócitos

    Queratinócitos e Melanócitos

    Queratinócitos: Células produzidas pela camada basal. Sintetizam a queratina e, à medida que migram para a superfície, transformam-se progressivamente, formando uma queratinizada, caracterizada por células com estruturas achatadas e rígidas de queratina. A queratina, proteína fibrosa filamentosa que promove firmeza à epiderme, garante a impermeabilização da camada externa e a protege da desidratação. A renovação total da epiderme se dá a cada 25 a 50 dias.

    Melanócitos: Células especializadas, presentes, sobretudo na camada basal,que podem sintetizar um pigmento escuro, a melanina, cuja função é de proteger a pele contra os raios ultravioletas do sol. A exposição à luz solar provoca a produção de maiores quantidades de melanina.

  • Células de Langerhans

    Células de Langerhans

    Células de Langerhans: Células imunitárias gigantes, de forma estrelada que se estendem entre os queratinócitos. Elas são produzidas pela medula óssea e migram para a epiderme onde atuam como macrófagos e contribuem à ativação do sistema imunitário. São capazes de ingerir partículas estranhas e
    microrganismos e, em seguida saem da epiderme e passam para os gânglios linfáticos satélites onde apresentam os determinantes do antígeno aoslinfócitos T. (UFRJ, 2006)

  • FISIOLOGIA DA CICATRIZAÇÃO

    FISIOLOGIA DA CICATRIZAÇÃO

    A cicatrização da ferida pode ser definida como o processo fisiológico através do qual o organismo restaura e restabelece os tecidos lesionados.
    Qualquer lesão que leva à interrupção da continuidade da pele pode ser chamada de ferida podendo atingir desde a epiderme até estruturas mais profundas como fáscia, músculos, aponeuroses e órgãos cavitários. (BATISTA, 2010).


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 40,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • CURSO completo de curativos e feridas +coberturas
  • Introdução
  • Classificação das feridas
  • Qual o curativo ideal para prescrever perante as lesões que nos deparamos diariamente? O curativo ideal é aquele que consegue melhorar a lesão ou fecha-la. Irei abordar com você os tipos de lesões , quais os mecanismos de ação e a fisiopatologia
  • Anatomia da pele
  • Queratinócitos e Melanócitos
  • Células de Langerhans
  • FISIOLOGIA DA CICATRIZAÇÃO
  • FASES DA CICATRIZAÇÃO 1.Fase inflamatória 2.Fase proliferativa 3.Fase de epitelização 4.Fase de maturação
  • TIPOS DE CICATRIZAÇÃO
  • Fatores que influenciam no processo de cicatrização
  • CLASSIFICAÇÃO DAS FERIDAS
  • AGENTE CAUSAL
  • GRAU DE CONTAMINAÇÃO
  • COMPROMETIMENTO TECIDUAL
  • AVALIAÇÃO
  • PRINCIPAIS TECIDOS PRESENTES NO LEITO DA LESÃO:
  • TRATAMENTO DA FERIDA
  • ESCOLHA DA COBERTURA:
  • PRINCIPAIS COBERTURAS Ácidos Graxos Essenciais/Triglicerídeos de Cadeia Média
  • Solução Fisiológica a 0,9%:
  • Gel hidratante/ absorvente para feridas (Saf- gel ou hidrogel)
  • Sulfadiazina de prata: