Curso Online de Questões sobre Políticas Públicas em Saúde, SUS

Curso Online de Questões sobre Políticas Públicas em Saúde, SUS

São 140 Questões sobre Políticas Públicas em Saúde, SUS, das principais provas de residências do pais. Provas de 2017 até o ano de 2021;

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 10 horas


Por: R$ 28,90
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

São 140 Questões sobre Políticas Públicas em Saúde, SUS, das principais provas de residências do pais. Provas de 2017 até o ano de 2021;

FORMADA EM FISIOTERAPIA. DIVERSOS CURSOS NA ÁREA DA SAUDE DA CRIANÇA, ORTOPEDIA, NEUROFUNCIONAL. ESPECIALIZAÇÃO EM FISIOTERAPIA INTENSIVA EM NEONATAL E PEDIÁTRICA. Aproveitem para se atualizar profissionalmente, cursos de ótima qualidade, temas diversos. CURSOS DE QUALIDADE, COM EMBASAMENTO CIENTIFICO PARA FAZER UMA ATUALIZAÇÃO/EXTENSÃO DE QUALIDADE.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • QUESTÕES SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS EM SAÚDE, SUS PROVAS DE RESIDÊNCIASMULTIPROFISSIONAL

  • CONTÉM QUESTÕES DE PROVAS DOS ANOS ANTERIORES DAS RESIDÊNCIAS MULTIPROFISSIONAIS

    UFPB
    HUB
    UFS
    UFC
    UFG
    UFJF
    UFMA
    UFCE
    USP
    SIRIO LIBANÊS
    UNIRIO
    CEFET
    ENARE
    PUC, ENTRE OUTRAS
    140 QUESTÕES DOS ANOS DE 2017 ATÉ 2021

  • 1) Sobre o que diz a Constituição Federal de 1988, na Seção II, que trata especificamente da saúde, é correto afirmar, EXCETO:
    a) É vedada aos gestores locais do SUS a admissão de agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias por meio de processo seletivo público ou por contratação direta.
    b) A descentralização, com direção única em cada esfera de governo, a participação da comunidade e o atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais, constituem as diretrizes do SUS.
    c) A iniciativa privada poderá participar do SUS, de forma complementar, mediante contrato de direito público ou convênio, tendo preferência as entidades filantrópicas e as sem fins lucrativos.
    d) A saúde como direito de todos e dever do Estado é garantida por meio do acesso universal e igualitário às ações e aos serviços para sua promoção, proteção e recuperação

  • 2) Leia a seguinte afirmativa e, em seguida, marque a resposta INCORRETA. Conforme consta no Art. 200 da Constituição Federal de 1988, compete ao SUS, além de outras atribuições:
    a) controlar e fiscalizar procedimentos, produtos e substâncias de interesse para a saúde e participar da produção de medicamentos, equipamentos, imunobiológicos, hemoderivados e outros insumos.
    b) ordenar a formação de recursos humanos na área de saúde.
    c) fiscalizar e inspecionar alimentos, compreendido o controle de seu teor nutricional, bem como bebidas e águas para consumo humano.
    d) participar da formulação da política e da execução do controle social e epidemiológico.

  • 3) Em relação aos principais princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), marque a opção INCORRETA.

    a) integralidade de assistência nos processos curativos
    b) igualdade na assistência à saúde, sem preconceitos ou privilégios de qualquer espécie
    c) universalidade de acesso em todos os níveis de assistência
    d) participação da comunidade por meio das entidades representativas

  • 4) A Lei n°. 8.080 dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços. Em função do que rege essa lei, marque a alternativa INCORRETA.
    a) A saúde é um direito fundamental do ser humano, e o Estado tem a responsabilidade de prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício.
    b) O Sistema Único de Saúde (SUS) é constituído por ações e serviços de saúde, prestados por órgãos e instituições públicas das três instâncias de governo, da administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público.
    c) Faz parte do campo de atuação do SUS a execução de ações de vigilância sanitária e epidemiológica, saúde do trabalhador e de assistência previdenciária e terapêutica integral, inclusive farmacêutica.
    d) As ações e os serviços de saúde executados pelo SUS, de forma direta ou pela participação complementar da iniciativa privada, são organizados de forma regionalizada e hierarquizada em níveis crescentes de complexidade.

  • 5) De acordo com a Lei n°. 8142, sancionada pelo Presidente da República, Sr. Fernando Collor, e decretada pelo Congresso Nacional, publicada no Diário Oficial da União, em 31 de dezembro de 1990, e que dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde, marque a resposta CORRETA.
    a) A Conferência de Saúde reunir-se-á, por determinação do poder executivo, com a representação dos vários segmentos sociais para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes.
    b) A representação dos usuários nos Conselhos de Saúde e Conferências será paritária em relação ao conjunto dos demais segmentos.
    c) O Conselho de Saúde, de caráter temporário e deliberativo, constitui órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atuando na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo.
    d) As Conferências de Saúde e os Conselhos de Saúde terão sua organização e normas de funcionamento definidas pelo Conselho Nacional de Saúde.

  • 6) Leia a seguinte afirmativa e, em seguida, marque a opção INCORRETA. Conforme a Portaria nº. 399/2006-GM, são prioridades do Pacto pela vida:

    a) reduzir a mortalidade materna, infantil neonatal e infantil por doenças diarreicas e pneumonia.
    b) fortalecer a capacidade do sistema de saúde para o combate às doenças emergentes e endemias.
    c) consolidar e qualificar as ações de atenção secundária e terciária para atendimento das necessidades populacionais.
    d) buscar a atenção integral ao idoso por meio da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa.

  • 7) Leia a seguinte afirmativa e, em seguida, marque a alternativa INCORRETA. O Decreto nº. 7.508, de 2011, regulamenta a Lei nº. 8.080/1990, que dispõe sobre a organização do Sistema Único de Saúde (SUS), o planejamento da saúde, a assistência à saúde e a articulação interfederativa. Para efeito desse Decreto, considera-se:
    a) Região de Saúde: espaço geográfico contínuo constituído por agrupamentos de Municípios limítrofes, delimitado a partir de identidades culturais, econômicas e sociais e de redes de comunicação e infraestrutura de transportes compartilhados, com a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde.
    b) Contrato Organizativo da Ação Pública da Saúde: acordo de colaboração firmado entre entes federativos com a finalidade de organizar e integrar as ações e os serviços de saúde na rede regionalizada e hierarquizada, com definição de responsabilidades, indicadores e metas de saúde, critérios de avaliação de desempenho, recursos financeiros que serão disponibilizados, forma de controle e fiscalização de sua execução e demais elementos necessários à implementação integrada das ações e serviços de saúde.
    c) Portas de Entrada: serviços de atendimento inicial à saúde do usuário no SUS.
    d) Comissões Intergestores: instâncias de pactuação consensual entre os órgãos do Controle social.

  • 8) Leia a seguinte afirmativa e , em seguida, marque a opção INCORRETA. O Decreto n°. 7.508, de 28 de junho de 2011, dispõe sobre as diretrizes nacionais para a elaboração da Relação Nacional de Ações e Serviços de Saúde (RENASES), no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). São princípios da RENASES:

    a) Universalidade
    b) Segurança
    c) Qualidade
    d) Informação

  • 9) Leia a seguinte afirmativa e, em seguida, marque a resposta INCORRETA. O processo de planejamento da saúde, definido no Decreto n°. 7.508/2011, deve ser:

    a) ascendente e integrado, do nível local até o federal, ouvidos os respectivos Conselhos de Saúde, compatibilizando-se as necessidades das políticas de saúde com a disponibilidade de recursos financeiros.
    b) obrigatório para os entes públicos e será indutor de políticas para a iniciativa privada.
    c) desconsiderar os serviços e as ações prestados pela iniciativa privada na composição dos Mapas da Saúde regional, estadual e nacional, considerando o caráter de complementaridade destes serviços previsto na Constituição Federal de 1988.
    d) seguir as diretrizes definidas pelo Conselho Nacional de Saúde para elaboração dos planos de saúde, de acordo com as características epidemiológicas e da organização de serviços nos entes federativos e nas Regiões de Saúde.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 28,90
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • QUESTÕES SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS EM SAÚDE, SUS PROVAS DE RESIDÊNCIAS MULTIPROFISSIONAL
  • CONTÉM QUESTÕES DE PROVAS DOS ANOS ANTERIORES DAS RESIDÊNCIAS MULTIPROFISSIONAIS