Curso Online de Planejamento na ESF
Planejamento na ESF
Continue lendoAutor(a): Mdn Cursos On Line
Carga horária: 5 horas
Por: R$ 23,00
(Pagamento único)
Mais de 5 alunos matriculados no curso.
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
Planejamento na ESF
planejamento na esf
enf.: marcelo neves
-
O QUE É PLANEJAR?
o que é planejar?
-
TRAÇAR UMA META, UM OBJETIVO PARA QUE O MESMO SEJA ALCANÇADO COM ORGANIZAÇÃO
traçar uma meta, um objetivo para que o mesmo seja alcançado com organização
-
Para Tancredi e cols (1988), planejar é a arte de elaborar o plano de um processo de mudança. Compreende um conjunto de conhecimentos práticos e teóricos ordenados de modo a possibilitar interagir com a realidade, programar as estratégias e ações necessárias e tudo o mais que seja delas decorrente no sentido de tornar possível alcançar os objetivos e metas desejados.
para tancredi e cols (1988), planejar é a arte de elaborar o plano de um processo de mudança. compreende um conjunto de conhecimentos práticos e teóricos ordenados de modo a possibilitar interagir com a realidade, programar as estratégias e ações necessárias e tudo o mais que seja delas decorrente no sentido de tornar possível alcançar os objetivos e metas desejados.
-
Mudança e estratégia são pré-requisitos do planejamento. O exercício de planejar pressupõe a busca de situações diversas das inicialmente detectadas e que possam ser construídas mediante estratégias que avaliem os interesses de sustentação ou oposição a esse processo de mudanças.
mudança e estratégia são pré-requisitos do planejamento. o exercício de planejar pressupõe a busca de situações diversas das inicialmente detectadas e que possam ser construídas mediante estratégias que avaliem os interesses de sustentação ou oposição a esse processo de mudanças.
-
QUAIS OS ATORES ENVOLVIDOS NO ATO DE PLANEJAR?
quais os atores envolvidos no ato de planejar?
recursos humanos
-
COMO PLANEJAR?
como planejar?
elaborar um cronograma de atividades, criando um projeto, priorizando problemas -
ao formular a crítica ao planejamento normativo, matus (1989) sugere outra maneira de planejar: o planejamento estratégico situacional, que é definido por ele como a arte de governar em situações de poder compartido, identificando quatro momentos do planejamento a saber: o explicativo, normativo, o estratégico e o tático-operacional.
planejamento estratégico situacional - pes
-
matus elaborou o método tomando como ponto de partida a situação (realidade explicada por um ator,que nela vive, em função de sua ação).
ação, situação e ator formam um todo complexo
que não pode ser desagregado em seus
elementos componentes. -
Na concepção integral de um planejamento situacional, o sistema ( Conjunto de elementos que interrelacionados que interagem no desempenho de uma função) compreende:
na concepção integral de um planejamento situacional, o sistema ( conjunto de elementos que interrelacionados que interagem no desempenho de uma função) compreende:
1º nível- planejamento estratégico situacional (pes) – é um planejamento do “estado maior” no mais alto nível;
2º nível – método zoop (zielorrientierte projeckplanung, propagado pela gtz do governo da alemanha) – é um método de planejamento por projetos orientados a partir de objetivos.aqui projeto é qualquer tarefa humana criativa. trata-se de um método mais simples que o pes, de grande utilidade nos níveis intermediários que tem capacidade técnica própria ou podem obter suporte de equipes de técnicos.
3ºnível - método mapp (método altadir de planejamento popular)
desenhado para planejar na base popular e fazer efetivas as propostas de democratização e participação popular. é um método ainda mais simples que o zoop -
Os três métodos são coerentes e utilizam categorias equivalentes,mas se diferenciam pelo grau de complexidade
os três métodos são coerentes e utilizam categorias equivalentes,mas se diferenciam pelo grau de complexidade
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Planejamento na ESF
- O QUE É PLANEJAR?
- TRAÇAR UMA META, UM OBJETIVO PARA QUE O MESMO SEJA ALCANÇADO COM ORGANIZAÇÃO
- Para Tancredi e cols (1988), planejar é a arte de elaborar o plano de um processo de mudança. Compreende um conjunto de conhecimentos práticos e teóricos ordenados de modo a possibilitar interagir com a realidade, programar as estratégias e ações necessárias e tudo o mais que seja delas decorrente no sentido de tornar possível alcançar os objetivos e metas desejados.
- Mudança e estratégia são pré-requisitos do planejamento. O exercício de planejar pressupõe a busca de situações diversas das inicialmente detectadas e que possam ser construídas mediante estratégias que avaliem os interesses de sustentação ou oposição a esse processo de mudanças.
- QUAIS OS ATORES ENVOLVIDOS NO ATO DE PLANEJAR?
- COMO PLANEJAR?
- Na concepção integral de um planejamento situacional, o sistema ( Conjunto de elementos que interrelacionados que interagem no desempenho de uma função) compreende:
- Os três métodos são coerentes e utilizam categorias equivalentes,mas se diferenciam pelo grau de complexidade
- CARACTERÍSTICAS DO PES
- O sentido estratégico do planejamento supõe formulação de objetivos e superação de dificuldades que outros atores sociais apresentam....
- ...assim, o cálculo estratégico supõe uma relação com o outro “ e isto coloca problemas psicológicos, éticos e afetivos numerosos e complexos”, que dificilmente são tratados nos modelos normativos.(Matus, 1996 )
- O aspecto situacional dessa concepção de planejamento considera que a objetividade pura e simples não existe, pois o sujeito está incluído no objeto de planejamento que por sua vez, inclui outros sujeitos que também planejam....
- .... “há várias explicações à realidade e todas estão condicionadas pela inserção particular de cada ator na mesma realidade...o diagnóstico único e a verdade objetiva já não são possíveis.
- Não é possível predizer comportamentos, mas apenas prever as relações interativas entre adversários e aliados a cada situação.
- Planejar é pactuar com um grupo de pessoas o que se pretende fazer...
- Para o PES “as forças sociais são o centro do plano”...
- Como outros atores também planejam e opõe resistências a quem está planejando, é mais adequado falar em poder ser do que deve ser, em termos de futuro
- MOMENTOS DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SITUACIONAL
- MOMENTO EXPLICATIVO
- MOMENTO NORMATIVO
- MOMENTO ESTRATÉGICO
- MOMENTO TÁTICO-OPERACIONAL
- Para garantir efetividade às ações:
- MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO
- COMO APLICAR O MÉTODO?
- EXEMPLO
- ÁRVORE DE PROBLEMAS E NÓS CRÍTICOS
- NÓS CRÍTICOS
- MÉTODO ALTADIR DE PLANEJAMENTO POPULAR (MAPP) Passo 1 – Seleção dos Problemas
- Passo 2 – Identificação do ator que explica o problema e definição dos descritores e dos indicadores do problema Problema: Alto índice de cárie em escolares Ator: Profissionais (dentistas) Espaço: Escolas municipais do Município de Jaboatão dos Guararapes
- Passo 3 – Identificação de outros atores Problema: Alto índice de cárie em escolares
- Passo 4 e 5 – Árvore Explicativa Explicação do problema, suas conseqüências e identificação dos nós críticos.
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS