Curso Online de Terapias Manipulativas Aliadas a Fisioterapia Dermatofuncional

Curso Online de Terapias Manipulativas Aliadas a Fisioterapia Dermatofuncional

O conteúdo desta aula visa levar informações sobre o uso das terapias manipulativas abordadas na fisioterapia dermatofuncional, bem como ...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 4 horas


Por: R$ 40,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

O conteúdo desta aula visa levar informações sobre o uso das terapias manipulativas abordadas na fisioterapia dermatofuncional, bem como a fisiologia e seus meios de ação.

Bacharel em Fisioterapia, ex-monitor de Avaliação Fisioterapêutica, ex- Membro da Liga de Traumatologia e Ortopedia da Estácio-FATERN,ex- membro da base de pesquisa de Laserterapia de baixa potência em doenças reumatologicas...



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • Terapias de manipulação aliada a fisioterapia dermatofuncional

    Terapias de manipulação aliada a fisioterapia dermatofuncional

    Dr. Iury Douglas Aciole

  • Conceitos:

    Conceitos:

    A manipulação difere da mobilização, já que, na primeira, a força é abrupta e na última, é gradual.

    O resultado é a liberação da articulação em uma posição mais fisiológica e o "realinho" do que estava mal alinhado pelas forças nocivas, causadoras da patologia.

    LADEIRA, 2007

  • Segundo definição da IFOMT (Internacional Federation of Orthopaedic Manipulative Therapists) a Fisioterapia Manipulativa Musculoesquelética ou Terapia Manual Ortopédica é uma área de especialização da Fisioterapia que lida com o manejo de condições neuro-músculo-esqueléticas, embasada no raciocínio clínico, usando abordagens de tratamento altamente específicas incluindo técnicas manuais e exercícios terapêuticos.

  • Terapia Manual Ortopédica ou Fisioterapia Manipulativa Musculoesquelética também abrange e é conduzida pelos dados científicos disponíveis, evidência clínica e pelo quadro biopsicosocial de cada paciente.

  • Parte da fisioterapia constituída por um conjunto de métodos e atos com a finalidade terapêutica e/ou a finalidade preventiva que aplicamos manualmente sobre os tecido musculares, ósseos, conjuntivos e nervosos, obtendo de forma direto e/ou reflexa, reações fisiológicas que equilibram e normalizam as diversas alterações musculares, osteoarticulares, orgânicas e funcionais, assim como suas manifestações dolorosas.

  • Atua sobre restrições de mobilidade de qualquer elemento conjuntivo de desordens mecânicas ou de bloqueios funcionais.
    A ação manual sobre os tecidos é realizada dentro dos limites da mobilidade fisiológica

    Este conjunto de métodos e de atos poderão desencadear assim mesmo respostas vegetativas e estimular também a circulação linfática e/ou sangüínea.

    LADEIRA, 2007

  • A terapia manipulativa é uma especialização dentro da fisioterapia que oferece técnicas conservadoras para a dor e outros sintomas de disfunção neuro-músculo-articular da coluna e das extremidades.

    LADEIRA, 2007

  • Métodos:  Cyriax;Mulligan; Mackenzie; Maitland; Miofascial; Mobilização Neural; Osteopatía; Quiropraxia; Massagem do tecido conjuntivo, entre outros.

  • Técnicas: * Neuromusculares: estiramentos do teno-músculo-aponeuróticos, contração-relaxamento, inibição recíproca, funcional, correção por posicionando, pontos gatilhos. * Articulares: mobilização rítmica articular de baixa velocidade, deslizamentos, oscilações, trações, técnicas combinadas, técnicas com impulso de alta velocidade, diretas, indiretas e combinadas.

  • Unidade I – Efeitos Fisiológicos ;Reflexos e Mecânicos da Terapia Manual.

    -Mobilização de uma articulação dos processos articulares (facetas) que foi comprimida por um movimento não intencional;

    Liberação de uma cápsula sinovial comprimida na articulação dos processos articulares;

    - Restauração do mecanismo dos mecanorreceptores de uma articulação;

    - Efeito sobre os aparelhos fusal e de Golgi, a partir de um movimento abrupto causado pela manipulação, liberando, assim, a contração muscular que imobiliza a articulação;

    - Efeito psicológico da disposição das mãos e da experimentação de sons audíveis (estalos) da manipulação.

        
        



  • - Produz uma resposta analgésica e/ou uma melhora na amplitude do movimento.

    A terapia pelo contato manual, estimula receptores na pele, nos músculos e nas articulações e estes impulsos aferentes, alcançam a medula e centros cerebrais superiores para produzir uma resposta analgésica e uma melhora no movimento. A disfunção dos movimentos funcionais pode ser causada por uma restrição no movimento segmentar. Portanto, a avaliação e o tratamento dessas restrições segmentares, irão possibilitar a reabilitação do movimento funcional.
    (Método Maitland)


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 40,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • Terapias de manipulação aliada a fisioterapia dermatofuncional
  • Conceitos:
  • Drenagem linfática.
  • Referências
  • Obrigado!!!