Curso Online de Medicina Chinesa -Diagnóstico-através-da-língua
Os antigos médicos realizavam o exame da língua como método auxiliar no diagnóstico das mais variadas doenças, pois a língua e as estrutu...
Continue lendoAutor(a): Professor Sérgyo Costa
Carga horária: 5 horas
Por: R$ 24,90
(Pagamento único)
Mais de 80 alunos matriculados no curso.
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
DIAGNÓSTICO ATRAVÉS DA LÍNGUA
-
A Medicina Chinesa, desde sua origem, é caracterizada pela observação minuciosa tanto da aparência externa e conduta do paciente quanto os processos internos, pois considera todos estes fatores inter-relacionados ao processo de adoecimento.
A partir deste conceito a inspeção da língua tornou-se uma das formas mais importantes do diagnóstico Chinês desde 1066 ac (Dinastia Shang).
DIAGNÓSTICO ATRAVÉS DA LÍNGUA -
ANATOMIA DA LÍNGUA
-
ANATOMIA DA LÍNGUA
A língua compõe-se de músculos esqueléticos cobertos por uma membrana mucosa. As elevações na superfície da língua são chamadas papilas e possuem cinco tipos distintos: folhada, filiforme, fungiforme, valada e circunvalada.A ponta e o dorso da língua são cobertos por papilas filiformes entremeadas com as papilas fungiformes. Na raiz da língua, há um conjunto de papilas circuncvaladas.
O diagnóstico Chinês através da língua prioriza as papilas filiformes que dão formação à saburra, já as papilas fungiformes formam a superfície real do corpo da língua, que transformam-se em pontos ou manchas vermelhas sob condições patológicas.
-
EXAME DA LÍNGUA
-
EXAME DA LÍNGUA
Para um bom exame da língua é necessário que haja uma boa iluminação, a luz natural é a mais indicada. Se esta condição não puder ser realizada é preferível a luz incandescente à luz fluorescente. A luz fluorescente deverá ser de amplo espectro ou lâmpada de halogênio/tungstênio.
Deve-se solicitar ao paciente que fique com a língua esticada para fora da boca de 15 a 20 segundos no máximo, pois o estiramento prolongado poderá deixar o corpo da língua com alteração na coloração, principalmente na ponta. Devemos também ter cautela ao avaliar o corpo da língua, ou seja, sua coloração real; é necessário nos assegurarmos de que o paciente não consumiu alimentos coloridos artificialmente ou condimentados momentos antes do exame. Alimentos condimentados fazem com que o corpo da língua fique mais vermelho após sua ingestão, que dura até se processar toda a digestão. O cigarro causa alteração na coloração da saburra.
-
AVALIAÇÃO DO DIAGNÓSTICO
-
AVALIAÇÃO DO DIAGNÓSTICO
A cor do corpo da língua quase sempre reflete a verdadeira condição do paciente, pois as cores do corpo da língua e da saburra são relativamente inalteráveis por eventos de curto prazo ou alterações recentes.
Problemas emocionais irão alterar a aparência da língua; em particular o corpo da língua.
A aparência da língua serve de referência para verifIcação da evolução da condição de melhora do paciente, sendo a coloração do corpo da língua referência nas condições de cronicidade e a coloração da saburra nas condições agudas.
Há correspondência das diferentes áreas da língua com diferentes órgãos.
Para que haja precisão no diagnóstico pela língua se faz necessário analisar o pulso e observar outros sinais e sintomas relatados ou não pelo paciente. -
MEDICAMENTOS E SEUS EFEITOS SOBRE A LÍNGUA
-
MEDICAMENTOS E SEUS EFEITOS SOBRE A LÍNGUA
Antibióticos
Os antibióticos tendem a lesar o Yin do Estômago afetando a aparência da língua muito rapidamente. Na maioria das vezes a língua fica descascada em pequenas áreas. Nem todos os antibióticos afetam a língua da mesma forma e intensidade; os efeitos surgem depois de 2 a 3 dias após a ingestão e persistem por semanas após a interrupção.Tetraciclinas: afetam a língua diretamente
Clorafenicol, Gentamicina e Aminoglicosídeos: afetam a língua em menor grau. -
Corticosteróides
Os esteróides orais fazem com que a língua torne-se vermelha e aumentada após 1 mês da administração. Os esteróides inalados ou tópicos provocam as mesmas alterações na língua porém quando utilizados por longo período.
Broncodilatadores
Os estimulantes beta 2-adrenorreceptores ( salbutamol, terbutalina, etc...) deixam a ponta da língua vermelha após uso prolongado; outros broncodilatadores como a teofilina produzem efeito maior sobre a língua em menor período de administração.Diuréticos
Os diuréticos removem os fluídos do corpo drasticamente podendo causar a Deficiência do Yin geral quando de uso prolongado por vários anos; esta deficiência é observada na língua que torna-se seca e descascada.
MEDICAMENTOS E SEUS EFEITOS SOBRE A LÍNGUA
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Diagnóstico Através da Língua
- Anatomia da Língua
- Exame da Língua
- Avaliação do Diagnóstico
- Medicamentos e Seus Efeitos Sobre a Língua
- Reflexo dos Órgãos Internos na Língua
- Vitalidade da Cor ou Espírito da Língua
- Cor do Corpo da Língua
- Forma do Corpo da Língua
- Superfície do Corpo da Língua
- Saburra da Língua
- Exame das Veias da Base da Língua