Curso Online de Medicina Chinesa -Diagnóstico-através-da-língua
5 estrelas 2 alunos avaliaram

Curso Online de Medicina Chinesa -Diagnóstico-através-da-língua

Os antigos médicos realizavam o exame da língua como método auxiliar no diagnóstico das mais variadas doenças, pois a língua e as estrutu...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 5 horas


Por: R$ 24,90
(Pagamento único)

Mais de 70 alunos matriculados no curso.

Certificado digital Com certificado digital incluído

Os antigos médicos realizavam o exame da língua como método auxiliar no diagnóstico das mais variadas doenças, pois a língua e as estruturas adjacentes (bochechas, gengivas, glândulas, saliva, etc.) exibem sinais e sintomas muitas vezes precoces de doenças. Deste modo, é possível diagnosticar uma patologia precocemente e antes de ela ?atingir o seu objetivo?- provocar a falência do órgão ou sistema.

O exame da língua deve ser feito sob a luz natural e deve ter a duração de não mais de 15 segundos para que a tensão não altere o seu formato e cor. Deve ter-se em atenção as substâncias alimentares e medicamentosas sobre a cor da superfície, nunca esquecendo que um paciente que respire pela boca irá apresentar uma língua mais seca.

*Terapeuta naturalista e massagista. *Técnico em medicina chinesa, *Técnico em medicina ayurveda *Técnico em medicina e tibetana *Consultor programação neurolinguística. *Consultor inteligência emocional aplicada em sala de aula. *Técnico em leitura dinâmica, mapas mentais e aprendizagem acelerada. *Formado em química / biologia


- Maria Margarida Oliveira De Sousa

- Ednesia Correia De Matos

  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • DIAGNÓSTICO ATRAVÉS DA LÍNGUA

  • A Medicina Chinesa, desde sua origem, é caracterizada pela observação minuciosa tanto da aparência externa e conduta do paciente quanto os processos internos, pois considera todos estes fatores inter-relacionados ao processo de adoecimento.

    A partir deste conceito a inspeção da língua tornou-se uma das formas mais importantes do diagnóstico Chinês desde 1066 ac (Dinastia Shang).
    DIAGNÓSTICO ATRAVÉS DA LÍNGUA

  • ANATOMIA DA LÍNGUA

  • ANATOMIA DA LÍNGUA
    A língua compõe-se de músculos esqueléticos cobertos por uma membrana mucosa. As elevações na superfície da língua são chamadas papilas e possuem cinco tipos distintos: folhada, filiforme, fungiforme, valada e circunvalada.

    A ponta e o dorso da língua são cobertos por papilas filiformes entremeadas com as papilas fungiformes. Na raiz da língua, há um conjunto de papilas circuncvaladas.

    O diagnóstico Chinês através da língua prioriza as papilas filiformes que dão formação à saburra, já as papilas fungiformes formam a superfície real do corpo da língua, que transformam-se em pontos ou manchas vermelhas sob condições patológicas.

  • EXAME DA LÍNGUA

  • EXAME DA LÍNGUA

    Para um bom exame da língua é necessário que haja uma boa iluminação, a luz natural é a mais indicada. Se esta condição não puder ser realizada é preferível a luz incandescente à luz fluorescente. A luz fluorescente deverá ser de amplo espectro ou lâmpada de halogênio/tungstênio.

    Deve-se solicitar ao paciente que fique com a língua esticada para fora da boca de 15 a 20 segundos no máximo, pois o estiramento prolongado poderá deixar o corpo da língua com alteração na coloração, principalmente na ponta. Devemos também ter cautela ao avaliar o corpo da língua, ou seja, sua coloração real; é necessário nos assegurarmos de que o paciente não consumiu alimentos coloridos artificialmente ou condimentados momentos antes do exame. Alimentos condimentados fazem com que o corpo da língua fique mais vermelho após sua ingestão, que dura até se processar toda a digestão. O cigarro causa alteração na coloração da saburra.

  • AVALIAÇÃO DO DIAGNÓSTICO

  • AVALIAÇÃO DO DIAGNÓSTICO
    A cor do corpo da língua quase sempre reflete a verdadeira condição do paciente, pois as cores do corpo da língua e da saburra são relativamente inalteráveis por eventos de curto prazo ou alterações recentes.
    Problemas emocionais irão alterar a aparência da língua; em particular o corpo da língua.
    A aparência da língua serve de referência para verifIcação da evolução da condição de melhora do paciente, sendo a coloração do corpo da língua referência nas condições de cronicidade e a coloração da saburra nas condições agudas.
    Há correspondência das diferentes áreas da língua com diferentes órgãos.
    Para que haja precisão no diagnóstico pela língua se faz necessário analisar o pulso e observar outros sinais e sintomas relatados ou não pelo paciente.

  • MEDICAMENTOS E SEUS EFEITOS SOBRE A LÍNGUA

  • MEDICAMENTOS E SEUS EFEITOS SOBRE A LÍNGUA
    Antibióticos
    Os antibióticos tendem a lesar o Yin do Estômago afetando a aparência da língua muito rapidamente. Na maioria das vezes a língua fica descascada em pequenas áreas. Nem todos os antibióticos afetam a língua da mesma forma e intensidade; os efeitos surgem depois de 2 a 3 dias após a ingestão e persistem por semanas após a interrupção.

    Tetraciclinas: afetam a língua diretamente
    Clorafenicol, Gentamicina e Aminoglicosídeos: afetam a língua em menor grau.

  • Corticosteróides

    Os esteróides orais fazem com que a língua torne-se vermelha e aumentada após 1 mês da administração. Os esteróides inalados ou tópicos provocam as mesmas alterações na língua porém quando utilizados por longo período.

    Broncodilatadores
    Os estimulantes beta 2-adrenorreceptores ( salbutamol, terbutalina, etc...) deixam a ponta da língua vermelha após uso prolongado; outros broncodilatadores como a teofilina produzem efeito maior sobre a língua em menor período de administração.

    Diuréticos
    Os diuréticos removem os fluídos do corpo drasticamente podendo causar a Deficiência do Yin geral quando de uso prolongado por vários anos; esta deficiência é observada na língua que torna-se seca e descascada.
    MEDICAMENTOS E SEUS EFEITOS SOBRE A LÍNGUA


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 24,90
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • Diagnóstico Através da Língua
  • Anatomia da Língua
  • Exame da Língua
  • Avaliação do Diagnóstico
  • Medicamentos e Seus Efeitos Sobre a Língua
  • Reflexo dos Órgãos Internos na Língua
  • Vitalidade da Cor ou Espírito da Língua
  • Cor do Corpo da Língua
  • Forma do Corpo da Língua
  • Superfície do Corpo da Língua
  • Saburra da Língua
  • Exame das Veias da Base da Língua