Curso Online de Shantala Massagem  Indiana Para Bebês

Curso Online de Shantala Massagem Indiana Para Bebês

Interagir com o bebê e proporcionar momentos de bem-estar a ele são os principais objetivos da técnica chamada de shantala. A massagem de...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 9 horas

Por: R$ 56,98
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

Interagir com o bebê e proporcionar momentos de bem-estar a ele são os principais objetivos da técnica chamada de shantala. A massagem de origem indiana é aplicada por mamães e papais ,em crianças com mais de um mês de idade. Fazendo repetições de movimentos e alongamentos, é possível trabalhar a musculatura do bebê e as articulações.

"A shantala é bastante interessante na fase em que o bebê ainda não tem controle sobre todos os movimentos do corpo, porque serve de estímulo. Quando ainda não rola, não senta, não engatinha", porém, nada impede que continue fazendo a massagem depois dessa fase, dado o bem-estar proporcionado à criança, só precisa de algumas gotinhas de óleo vegetal para deslizar as mãos e aprender os movimentos corretos para atingir objetivos como acalmar o bebê, eliminar gases, cólicas e prisão de ventre ou deixar o sono mais tranquilo.

O número de repetições é bem variável, o ideal é fazer cada um deles por três vezes e aumentar esse número gradativamente, com, no máximo, 10 repetições, seguindo a aceitação do bebê.

*TERAPEUTA NATURALISTA E MASSAGISTA. *TÉCNICO EM MEDICINA CHINESA, *TÉCNICO EM MEDICINA AYURVEDA *TÉCNICO EM MEDICINA E TIBETANA *CONSULTOR PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA. *CONSULTOR INTELIGÊNCIA EMOCIONAL APLICADA EM SALA DE AULA. *TÉCNICO EM LEITURA DINÂMICA ,MAPAS MENTAIS E APRENDIZAGEM ACELERADA. *FORMADO EM QUÍMICA / BIOLOGIA



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
  • SHANTALA   MASSAGEM INDIANA
    PARA BEBÊS

  • INTRODUÇÃO -SHANTALA

    INTRODUÇÃO -SHANTALA

    Na Índia, massagem em bebês é um ato de muito amor e carinho, que você pode encontrar nas ruas e praças públicas: a SHANTALA .
    Massagem é também de grande importância para os bebês. Ela proporciona relaxamento e bem-estar ao bebê
    A massagem apresenta movimentos de suaves compressões, lentos, com a pessoa que aplica a massagem realizando alongamentos por todo o corpo do bebê: peito, braços, mãos, barriga, pernas, pés, costas e rosto.
    A Shantala saiu da Índia e se espalhou pelo mundo, bem como tudo sobre o desenvolvimento do seu bebê e seus cuidados.

  • HISTÓRIA DA SHANTALA

    HISTÓRIA DA SHANTALA

     
     
     
    Início no Sul da Índia, e era tradição uma mãe ensinar a filha a massagear seu bebê.
    A descoberta foi feita por um médico ginecologista e obstetra francês, Dr. Frédérick Leboyer. Em uma de suas viagens para a Índia, se deparou com uma cena habitual nas ruas de lá: uma jovem mãe, de nome Shantala, massageava seu bebê em plena rua de Calcutá. Ela era paralítica e o ambiente que ela estava era uma favela.
     
    O médico achou a cena de amor e carinho entre mãe e bebê maravilhosa, e pediu para fotografá-la. Ele observou que o ambiente era completamente hostil, mas a mágica da massagem, com seus movimentos lentos e harmônicos, fazia com que aquele local fosse transformado.
    Leboyer acompanhou aquela jovem mãe dias a fio, captando todos seus movimentos. Para a mãe aquilo era corriqueiro, mas para Leboyer aquela cena era mágica, e os movimentos e o toque eram precisos.

  • Em plena década de 70 Leboyer lançou um livro mostrando as técnicas dessa massagem, que até então não tinha nenhum nome. Shantala foi escolhido por ele, pois era o nome da mãe que ele havia fotografado nas ruas de Calcutá, e que ilustrarão esta apostila.
    A partir de então, a Shantala vem tomando popularidade devido a seus efeitos. Na Índia esta prática faz parte dos afazeres diários das mamães.
    Na Shantala os pais criam um vínculo maior de amor com seus bebês devido ao toque. Este é um tipo de comunicação, pois a criança se sente amada e protegida.
    O bebê é um espelho dos pais e irá refletir suas imagens, sendo os pais tranqüilos e relaxados ou sendo os pais tensos e nervosos.
    A proposta da Shantala é proporcionar ao bebê um ambiente de intimidade e conforto para que ele possa relaxar, e também uma oportunidade de aprofundar o
    vínculo mãe-filho e pai-filho.

  • A Shantala alivia as cólicas, gases e prisão de ventre. É extremamente prazerosa, devido suas seqüências de movimentos lentos e que conduzem o corpo
    em uma direção certa, esta massagem ajuda o bebê a dormir melhor.
     O vínculo da mãe e do pai com o filho é o ponto-chave, portando, na hora da massagem preocupe-se mais em proporcionar satisfação ao seu bebê, e não ficar atento somente às técnicas, para que a sua massagem não fique mecânica e fria.
    Para realizar esta massagem a (o) mãe/pai deve se sentir-se bem tranqüila (o) e relaxada (o), pois tudo será passado para o bem-estar do bebê. Este é o melhor indício para realmente saber se os movimentos estão adequados.

  • SENSIBILIDADE DO BEBÊ

    SENSIBILIDADE DO BEBÊ

    Cada bebê ao ser tocado se entrega e relaxa. Esta é a lembrança que ele tem da sensação de estar dentro do útero. O tato da criança começa a se desenvolver quando a mãe entra na 16ª semana da gestação.
    O bebê, dentro da barriga da mãe, é tocado constantemente pelas estruturas do útero. Ele também sente as carícias que a mãe faz na barriga durante toda a gestação.
    Ao reviver este sentido, sendo tocado pela massagem, o bebê se sente seguro e protegido.
    A formação da imagem corporal do bebê é favorecida pela Shantala, pois pela massagem ele começa a ter a proporção do seu tamanho, de sua força, de sua flexibilidade. O bebê começa a sentir os pés, as mãos, as pernas e os bracinhos, descobrindo assim o espaço que seu corpo ocupa.
    Toda essa formação da imagem corporal faz com que o bebê desenvolva-se mais rapidamente, e faz com que ele conheça melhor seu corpo e explore mais o ambiente. Assim, a cada dia que passa ele toma mais consciência do seu corpo.

  • Esta massagem faz com que todo funcionamento no organismo do bebê melhore. O relaxamento faz com que ele durma melhor e descanse. O intestino passa a funcionar melhor, reduzindo cólicas, gases e prisão de ventre.
    Os sistemas imunológicos e respiratórios ficam melhores devido à redução do estresse. Esta massagem auxilia no desenvolvimento neuropsicomotor.
    Toda mãe deve ter este momento diário com seu bebê através da Shantala.
     A realização da massagem ocorre com o bebê sem nenhuma roupa, deitado sobre as pernas estendidas da mãe.
    O local deve ser aquecido e de preferência com música relaxante.
     
    O deslizamento da massagem ocorre com o uso de óleo de origem vegetal.
     
    A Shantala dura de 15 a 30 minutos, dependendo da idade da criança e da aceitação ao toque.
    Os bebês começam a receber a massagem a partir de um mês de vida, respeitando apenas a cicatrização do umbigo.
    Nesses minutos preciosos de massagem os pais podem conversar, brincar e conhecer melhor o filho. O toque desperta confiança do bebê e o faz se sentir
    amado.
    Dê um tempo para você e seu bebê de pura intimidade. Esqueça os problemas diários e se concentre somente em relaxar e interagir com seu bebê, ambos vão sentir-se relaxados após uma boa massagem.

  • DESENVOLVIMENTO DO BEBÊ

    DESENVOLVIMENTO DO BEBÊ

    É preciso saber em qual etapa do desenvolvimento que o bebê está para saber como melhor estimular.
    1º Mês

    A visão do bebê é limitada, enxergando somente o que for colocado próximo aos seus olhos. Mas ele já é capaz de reconhecer a voz e o cheiro da mãe.
    A cada mamada o bebê evacua, mas é um reflexo primitivo que no final do primeiro mês desaparece.
    Devido à imaturidade do aparelho digestivo a cólica é comum até os 3 meses.

    O sono do bebê varia em média 17 horas por dia. Sua mamada ocorre a cada duas ou três horas. 
    O bebê se assusta com barulhos, sons altos e ruídos inesperados.
    O estímulo neste mês, além do toque para que ele relembre as sensações de quando estava no útero, está em conversar com ele e colocar o bebê para ouvir músicas. Este é o estímulo da comunicação que deve ser estabelecida o quanto antes. Peso e altura: Menino – 4,2 kg e 55 cm. Menina – 4 Kg e 53 cm.

  • 2º Mês
    A visão do bebê melhora e neste mês ele já pode acompanhar pessoas e objetos. Alguns são estrábicos, pois os músculos que controlam os olhos ainda estão imaturos. É nesta fase que a mãe deve investir em móbiles coloridos para o berço, estimulando sua visão.
    Nesta fase ele já consegue emitir sons. Esboça sorrisos involuntários e acalma-se ao ouvir vozes e sons. Já tenta levantar o tórax com a cabeça, quando a criança deita de bruços é capaz de levantar o rosto.
    O bebê chora e sorri. O choro é por causa das cólicas e quase sempre com hora marcada: no final da tarde/começo da noite.
    Com a Shantala as cólicas podem ser amenizadas, melhorando o trato intestinal. Pode ser realizada no meio da tarde, para evitar sofrimentos à tardezinha.
    Ele ainda continua dormindo bastante, 15 horas por dia. Nesse período ele já pode passear e tomar banho de sol. Peso e altura: Menino: 5 kg e 57 cm. Menina: 4,8kg e 55 cm.

  • 3º Mês
    Agora o bebê está mais firme, consegue manter o pescoço ereto e apresenta total controle de cabeça.
    Segura objetos por mais tempo e tenta levá-los à boca.
    Já realiza sorrisos intencionais e responde aos estímulos recebidos, pois já reconhece os pais.
    É nessa etapa que as glândulas lacrimais começam seu funcionamento.
     
    Já consegue ouvir melhor. Conversar com o bebê durante a massagem ajuda a estimular a função auditiva.
    As cólicas começam a desaparecer nesse período.
     
    A criança já consegue se agitar com brincadeiras, já escuta músicas e brinca com suas próprias mãos.
    Nesta fase, a mãe pode oferecer objetos com texturas diferentes. Pode-se sentar o bebê amparado por almofadas. Deve-se brincar com gestos e palavras.
    Peso e altura: Menino – 57 kg e 61 cm. Menina – 55 kg e 60 cm.

  • 4º Mês
    Agora o bebê já se encontra mais ágil. Ergue o tronco e a cabeça, apoiando- se nas mãos. Vira-se de costas e se estica todo para alcançar os objetos.
    Ao ouvir a voz da mãe, vira a cabeça e os olhos a procura dela. Chora ao ser deixado sozinho. É este o primeiro sinal do desenvolvimento da sociabilidade do
    bebê.
     
    Nesta fase sua capacidade visual aumenta e quando segurado pela cintura consegue ficar em pé.
    Reconhece a voz dos familiares e deixa claro quando alguém não é do seu agrado. Demonstra preferência por brinquedos. Grita forte.
    Escuta conversa dos adultos, em silêncio. Quando os adultos param de falar ele emite sons.
    É nessa hora que a mãe deve favorecer a comunicação. Converse, conte histórias.
    Peso e altura: Menino – 6,3 kg e 62 cm. Menina – 6,1 kg e 61 cm.
     
     


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 56,98
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • INTRODUÇÃO -SHANTALA
  • HISTÓRIA DA SHANTALA
  • SENSIBILIDADE DO BEBÊ
  • DESENVOLVIMENTO DO BEBÊ
  • Por que a amamentação é importante
  • ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO
  • OUTRAS VANTAGENS PARA O BEBÊ
  • Vantagens do aleitamento materno para o hospital
  • COMPOSIÇÃO DO LEITE MATERNO
  • TAXA DE CRESCIMENTO DAS DIFERENTES ESPÉCIES
  • LACTOSE
  • VITAMINAS NO LEITE
  • A UNIÃO PERFEITA = QUANTIDADE DE COLOSTRO POR MAMADA E CAPACIDADE DE GÁSTRICA DO RN
  • CUIDADOS COM O BEBÊ
  • BEBÊ NA HORA DO SONO
  • AÇÃO DO HORMÔNIO MELATONINA
  • ESTIMULAÇÃO ATRAVÉS DA SHANTALA
  • REFLEXOS DO BEBÊ
  • REFLEXOS LABIRÍNTICOS TÔNICOS
  • REAÇÃO DE EXTENSÃO PROTETORA
  • REAÇÃO DE PÁRA-QUEDAS OU REAÇÃO DE PRECIPITAÇÃO
  • SHANTALA E SEUS BENEFÍCIOS
  • ENERGÉTICA E TERAPÊUTICA
  • APLICAÇÕES DA SHANTALA
  • SAÚDE GERAL
  • RELAXAMENTO
  • CIRCULAÇÃO E RESPIRAÇÃO
  • DIGESTÃO
  • FUNÇÕES ARTICULARES
  • SISTEMAS HORMONAL, IMUNOLÓGICO E LINFÁTICO
  • TOQUE DE BORBOLETA
  • MAPA REFLEXOLOGIA
  • Sequência de massagem - Toque de Borboleta
  • Motivos bebê chorar:
  • TÉCNICAS DE MASSAGEM
  • DESLIZAMENTO SUPERFICIAL
  • DESLIZAMENTO PROFUNDO
  • PELE DO BEBÊ
  • DIFERENÇA ENTRE ÓLEO ESSENCIAL E ESSÊNCIA
  • DIFERENÇA ENTRE ÓLEO VEGETAL E ÓLEO ESSENCIAL
  • Propriedade dos óleos vegetais
  • SHANTALA ? A SEQÜÊNCIA DE MOVIMENTOS
  • Para realizar esta massagem é preciso cumprir três etapas
  • MASSAGEM NO ROSTO
  • BASE E AS COMISSURAS DO NARIZ E DA BOCA  
  • EXERCÍCIO COM OS BRAÇOS E PERNAS  
  • BANHO AROMATIZADO
  • DICAS IMPORTANTES SOBRE SHANTALA
  • O PAI NA SHANTALA E A PARTICIPAÇÂO
  • BIBLIOGRAFIA