Curso Online de Atuação do Nutricionista na Atenção Básica à Saúde

Curso Online de Atuação do Nutricionista na Atenção Básica à Saúde

O papel do nutricionista consiste em prevenir doenças e suas complicações, tratar a pessoa, recuperar o estado nutricional adequado ...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 10 horas


Por: R$ 23,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

O papel do nutricionista consiste em prevenir doenças e suas complicações, tratar a pessoa, recuperar o estado nutricional adequado e promover qualidade de vida, podendo trazer benefícios a curto e longo prazo. A alimentação tem grande influência sobre o processo de saúde/doença, desse modo, destaca-se a necessidade da inserção de atividades individuais e coletivas na Unidade Básica de Saúde (UBS). Tais ações, de acordo com a Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) atuam na promoção, prevenção, diagnóstico, assistência, tratamento e reabilitação da saúde. Além do mais, a alimentação adequada e saudável é preconizada pelos direitos humanos e pela Constituição Brasileira de 1988. Nota-se, atualmente, que os hospitais ainda são os que contam mais regularmente com o trabalho do nutricionista, quando comparados à rede básica de saúde, onde a inserção ainda incipiente. Percebe-se que a ausência do nutricionista na rede básica de saúde não se deve a uma falha nas atribuições do profissional descritas na legislação que regulamenta a profissão, tampouco a uma falta de habilidade técnica em participar das equipes de saúde dos Estados brasileiros; trata-se de uma questão histórica e estrutural na política de saúde.

Sou Mestre em Alimentos e Nutrição. Tecnólogo em Gerontologia-Cuidado ao Idoso. Bacharel em Bioquímica. Licenciado em Ciências Biológicas. Especialista em Nutrição nas Doenças Crônicas Não Transmissíveis. Especialista em Nutrição Funcional e Fitoterapia. Especialista em Nutrição, Envelhecimento e Longevidade. Especialista em Nutrição Clínica e Esportiva. Especialista em Fitoterapia e Prescrição de Fitoterápicos. Especialista em Qualidade de Vida e Gerontologia. Especialista em Saúde do Idoso e Gerontologia. Especialista em Atenção e Cuidados com o Idoso. Especialista em Análises Clínicas. Especialista em Metodologia de Ensino de Biologia e Química. Me chamo Walisson Junio Martins da Silva e atualmente sou professor concursado e leciono biologia no Ensino Médio. Meu Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1141431817967324.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • Atuação do Nutricionista na Atenção Básica

  • Sistema Único de Saúde

  • O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado, na década de 1990, com o objetivo de modificar a assistência desigual à saúde da população brasileira, visando substituir o modelo tradicional centrado na figura do médico para um novo modelo de integração interdisciplinar, com a intenção de reorganizar a prática da atenção à saúde.

  • Dada a sua interface com toda a Rede de Atenção à Saúde (RAS) do Sistema Único de Saúde (SUS), a Atenção Primária à Saúde (APS), é tida como espaço propício para o acompanhamento dos indivíduos com doença crônica, a exemplo da obesidade, tendo em vista sua maior proximidade com a vida das pessoas e atuação mediante a dinâmica da Estratégia Saúde da Família (ESF) que visa o cuidado integral à saúde, propondo um modelo de assistência à saúde diferente do que oferece o modelo biomédico.

  • Em 1994, foi criado o Programa Saúde da Família (PSF), com o intuito de promover a reorganização das ações da Atenção Básica à Saúde (ABS) no país. Ainda com a finalidade de melhorar este nível de atenção, por meio do fortalecimento do PSF, o Ministério da Saúde criou o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), por meio da Portaria GM no 154, de 24 de janeiro de 2008, para melhorar a qualidade da ABS por intermédio de equipes compostas por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, dentre eles o nutricionista, contribuindo principalmente para a promoção de práticas alimentares saudáveis.

  • Com a implantação do Sistema Único de Saúde (SUS) na década de 1990, houve uma crescente busca por promover equidade, universalidade e integralidade dos serviços de saúde pública para a comunidade. Ademais, identificou-se que as questões alimentares influenciam o bem-estar e saúde do indivíduo, sendo importante garantir segurança alimentar e nutricional com a finalidade de promover saúde e prevenir agravos relacionados a alimentação e nutrição.

  • A alimentação foi instituída como um direito constitucional no Brasil, devendo ser assegurada através da efetivação de políticas públicas governamentais. Desde a criação da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) em 1999, a organização de ações e estratégias de alimentação e nutrição foram inseridas no SUS, baseando-se em desenvolver e aprimorar as condições de alimentação, nutrição e saúde da população.

  • As diretrizes da PNAN norteiam ações estratégicas para promover práticas alimentares saudáveis individuais e coletivas em todos os períodos de vida; realizar diagnóstico alimentar e nutricional da população, identificando grupo de risco; e promover a Segurança Alimenta e Nutricional (SAN) com vistas a assegurar o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA); Contribuir com respostas às demandas assistenciais nos agravos nutricionais; desenvolver projetos terapêuticos focados nas Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT).

  • Esta Política desde 1999 vem articulando e propondo ações para o cumprimento do direito constitucional da alimentação e o fortalecimento da atenção nutricional, a partir da Atenção Básica, com foco na vigilância, promoção, prevenção e cuidado integral de agravos relacionados à alimentação e nutrição.

  • Diante da influência da alimentação sobre o processo saúde-doença, os NASF-AB propõem algumas ações como capacitar à equipe de saúde da família e participar de ações vinculadas aos programas de controle e prevenção dos distúrbios nutricionais, estimular o consumo dos alimentos saudáveis produzidos regionalmente, elaborar em conjunto com as equipes de saúde da família rotinas de atenção nutricional e atendimento para doenças relacionadas à alimentação e nutrição.

  • Essas atividades ampliam a qualidade dos planos de intervenção, em especial às doenças crônicas não transmissíveis, no crescimento e desenvolvimento na infância, gestação, comprovando que a promoção de hábitos alimentares saudáveis constitui como elemento essencial em todas as fases da vida. Assim, as ações de Alimentação e Nutrição integram o compromisso da Atenção Básica de garantir o essencial à população, a segurança alimentar e nutricional.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 23,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • Sistema Único de Saúde
  • Atenção Básica à Saúde
  • Nutricionista
  • Alimentação e Saúde
  • Má Alimentação e DCNT
  • NASF-AB
  • Promoção da Saúde
  • Referências