Curso Online de Horticultura orgânica & organopônica
1 estrelas 1 aluno avaliou

Curso Online de Horticultura orgânica & organopônica

Curso livre de Horticultura orgânica e organopônica (Hidroponia orgânica)com uso de substrato e "Microorganismos eficazes"(EM4).Constitue...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 6 horas


Por: R$ 60,00
(Pagamento único)

Mais de 10 alunos matriculados no curso.

Certificado digital Com certificado digital incluído

Curso livre de Horticultura orgânica e organopônica (Hidroponia orgânica)com uso de substrato e "Microorganismos eficazes"(EM4).Constituem 02 módulos.Esse é módulo 01(teoria).Obs:aulas práticas realizadas em nossa horta experimental com dia e horário marcado.henrydutra@bol.com.br Fone:33337358/Elementos verdes3

Professor de ciências biológicas,atua na área de horticultura orgânica e organopônica ministrando cursos,palestras e workshops em escolas e outras instituições...Possui horta experimental onde realiza pesquisas e aulas práticas...Proprietário da Elementos verdes3/orgânicos & organopônicos e conselheiro do PV.Autor do livro "Horticultura orgânica e organopônica".


"muito superficial e nada ilustrativo!"

- Alexandre Tosta Da Silva Torres Lima

  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • Horticultura Experimental Orgânica & Organopônica

    henry dutra

    horticultura experimental orgânica & organopônica

  • Apresentação

    apresentação

    esta obra foi escrita para você estudante, profissional e produtor, de uma maneira bem objetiva, para sua utilização no mundo prático da horticultura orgânica e organopônica em geral.
    mesmo que você não pretenda seguir uma carreira relacionada à horticultura orgânica, aprender as noções básicas dessa modalidade agrícola ampliará sua compreensão do mundo agrário. nenhum livro, por melhor que seja, deve ser fonte única de conhecimento a ser utilizada. seu professor de ciências certamente o orientará e o ajudará a resolver suas dúvidas. além disso, a leitura das seções de ciências agrárias ampliará muito sua visão sobre o tema.
    desejo que esta edição contribua para sua formação, como produtor, cidadão ou cidadã.
    henry dutra - o autor

  • Princípios básicos da agricultura natural

    princípios básicos da agricultura natural

    o que é solo?
    sem dúvida, é uma obra do criador e serve para a cultura de alimentos vegetais e para a manutenção da vida humana. por conseguinte, sua natureza é misteriosa e impossível de ser decifrada pela ciência da matéria.
    quais as propriedades do solo?
    ele é constituído pela união de três elementos: terra, água e fogo. em termos científicos, esses elementos correspondem respectivamente ao oxigênio, hidrogênio e ao nitrogênio; e todos os produtos agrícolas são gerados por eles.

  • Horticultura orgânica

    horticultura orgânica

    é uma modalidade da agricultura natural, na qual são cultivadas árvores (frutíferas ou não), plantas ornamentais, hortaliças folhosas e legumes.
     na horticultura orgânica, utilizamos um mix de microorganismos extraídos da própria natureza, que são chamados de “microorganismos eficazes” (em-4) e bokashi, que é um tipo de adubo confeccionado de farelos fermentados.
    finaliza-se com o uso de húmus de minhoca, que são dejetos eliminados pelas mesmas.

  • Horticultura orgânica

    horticultura orgânica

    considerações:
    não utilizamos “rotação de cultura“ – quebrando esse paradigma.
    a monocultura pode ser utilizada, sim!
    “o solo é um ambiente vivo, tendo os microorganismos eficazes em eterna atividade”.
     em termos de irrigação podemos utilizar diferentes técnicas, sempre visando economia sustentável e higiene. gotejamento é a técnica mais viável em termos de economia e preservação do meio ambiente, juntamente com a “fertirrigação a base de em-4”, bokashi e húmus líquido.

  • Organoponia

    organoponia

    é uma técnica agrícola de hidroponia com o uso de substrato orgânico. em termos de classificação, pode ser também chamada de fertirrigação, dependendo do ponto de vista do autor e produtor. pode-se trabalhar com eletricidade ou não, na qual a planta faz o controle da irrigação através de uma diferença osmótica e pela capilarização.
    estudos recentes estão desenvolvendo modalidades mistas de sistemas, como nft, em substratos a base de turfa na organoponia.

  • Organoponia

    organoponia

    há também a semi-hidroponia, em que se utilizam travesseiros constituídos de substratos orgânicos a base de turfa e outros substratos orgânicos, como na cultura de morangos, por exemplo, saindo dos sistemas ortodoxos de cultura. o que estamos desenvolvendo na atualidade é a utilização de calhas auto-compensadoras produzidas aqui no brasil com experimentos super-desenvolvidos a base de turfa como substrato e solução constituída com em-4, bokashi e húmus.

  • Técnicas: o dia-a-dia na horta

    técnicas: o dia-a-dia na horta

    cultivar hortaliças é uma atividade prazerosa, além de produzir diversos alimentos que fazem bem para a saúde. o plantio não exige grandes investimentos e pode ser realizado em canteiros ou em vasos e pequenos caixotes e telhas. veja a seguir algumas informações básicas sobre esta prática.

  • Técnicas: o dia-a-dia na horta

    técnicas: o dia-a-dia na horta

    local
    o cultivo de hortaliças pode ser em sítios, chácaras e/ou espaços ociosos (jardins, varandas e sacadas de apartamentos, por exemplo). o local deve ser iluminado, pois a incidência de luz solar é importante e fundamental para qualquer tipo de hortaliça. é recomendado meio período do dia de sol no canteiro ou vaso; além da disponibilidade de água limpa e sem cloro, se possível, para assegurar a qualidade.

  • Técnicas: o dia-a-dia na horta

    técnicas: o dia-a-dia na horta

    tamanho
    os tamanhos de uma horta podem ser os mais diversos e em diferentes locais, desde vasos a extensas áreas. uma referência para abastecer toda a família é plantar em espaço de 30 a 40 m2. a área também pode ser calculada a partir da multiplicação do número de pessoas da família por 10. o resultado é a medida para uma horta.

  • Técnicas: o dia-a-dia na horta

    técnicas: o dia-a-dia na horta

    solo
    o mais indicado é o arenoso-argiloso, com textura solta e boa drenagem, rico em matéria orgânica. devem-se evitar solos encharcados, que acumulam água depois da chuva ou que receberam lixo, pois podem contaminar as plantas.
     canteiro
    é o local de plantio das mudas de hortaliças. são neles que as culturas se desenvolvem e permanecem até a colheita. o comprimento pode variar, mas a largura em geral é de 70 cm a 1 m, com a altura próxima de 20 a 30 cm.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 60,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • Horticultura Experimental Orgânica & Organopônica
  • Apresentação
  • Princípios básicos da agricultura natural
  • Horticultura orgânica
  • Organoponia
  • Técnicas: o dia-a-dia na horta
  • Teoria da trofobiose
  • Tratos culturais, manejo do solo, pragas e doenças
  • Cultivo de alface: cultura em campo/ ambiente protegido
  • Dicas de plantio em vasos
  • Irrigação: gotejamento e fertirrigação
  • Solo
  • Bokashi
  • Bibliografia
  • Contato