Curso Online de Importância do Planejamento Rural

Curso Online de Importância do Planejamento Rural

Esse curso ressalta a importância do planejamento rural, do que se trata, os benefícios, possíveis problemas enfrentados pelo produtor ru...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 4 horas


Por: R$ 35,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

Esse curso ressalta a importância do planejamento rural, do que se trata, os benefícios, possíveis problemas enfrentados pelo produtor rural, os fatores internos e externos e o que compõem os custos de uma produção. bons estudos!!!

Empresa Brasileira de Ensino Técnico que fornece cursos em diversas áreas. Utilizando de uma linguagem clara e objetiva temos o intuito de facilitar o acesso ao conhecimento.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • Importância do Planejamento Rural

  • Planejamento Rural – Introdução

    Moderno, eficiente e competitivo, o agronegócio brasileiro é uma atividade próspera e rentável. Com um clima diversificado, chuvas regulares, energia solar abundante, o Brasil possui grande quantidade de terras agricultáveis férteis e de alta produtividade.
    Esses fatores fazem do país um lugar de vocação natural para a agropecuária e todos os negócios relacionados à suas cadeias produtivas.
    O agronegócio é hoje a principal locomotiva da economia brasileira e responde por um em cada três reais gerados no país.

  • Planejamento Rural – Introdução

    Nos últimos anos, poucos países tiveram um crescimento tão expressivo no comércio internacional do agronegócio quanto o Brasil. É um dos líderes mundiais na produção e exportação de vários produtos agropecuários.

  • Planejamento Rural – Introdução

    Com o aumento da competitividade, o produtor rural está sendo obrigado a gerir a propriedade rural como uma empresa, estendendo seus esforços para além dos métodos mais eficientes de produção, considerando também as estratégias para identificar e trabalhar os fatores internos e externos que influenciam o funcionamento de sua empresa. Dentro do processo de gestão, o planejamento representa um ponto chave, pois as falhas no planejamento influenciarão decisivamente no desempenho da empresa.

    Vilckas & Nantes

  • Planejamento Rural – Alguns Problemas Enfrentados Pelo Produtor Rural

    1) A produção agropecuária é realizada em condições de incertezas e riscos, pois é afetada por fatores que nem sempre são controláveis pelo produtor, tais como:

    Adversidades do clima (geada, estiagem, granizo );

    Mercado interno e externo;

    Mudanças na legislação;

    Alterações na política econômica.

    FATEC

  • Planejamento Rural – Alguns Problemas Enfrentados Pelo Produtor Rural

    2) A renda do produtor é variável e incerta

    A produtividade e os preços dos produtos agropecuários são instáveis, tornando a renda do setor altamente variável e incerta.
    A produtividade, independentemente da tecnologia utilizada, depende dos fatores climáticos e os preços dependem do mercado interno e externo, afetando o planejamento financeiro da propriedade rural.

    FATEC

  • Planejamento Rural – Alguns Problemas Enfrentados Pelo Produtor Rural

    3) Exigência de infra-estrutura específica

    Cada sistema de produção exige uma infra-estrutura específica, dificultando ao produtor substituir as atividades existentes e em andamento, até mesmo ampliar ou modernizar tecnologicamente seus empreendimentos.
    Logo, a infra-estrutura existente é um dos principais fatores que inibem a mudança das atividades.

    FATEC

  • Planejamento Rural – Alguns Problemas Enfrentados Pelo Produtor Rural

    4) Maior poder de barganha dos setores industrial e comercial

    Poucas são as empresas que produzem e comercializam máquinas, implementos, agrotóxicos, fertilizantes, rações e medicamentos. Elas atuam em sistema, por vezes, de oligopólio, o que lhes permite aumentar o seu poder de barganha e estabelecer o preço “básico “no mercado.
    Também são poucas as empresas que compram a produção agropecuária (frigoríficos, indústrias de óleo, de farinha). Elas atuam, eventualmente, em oligopsônio, o que favorece a determinação de preços “teto “no mercado.

    FATEC

  • Planejamento Rural – Alguns Problemas Enfrentados Pelo Produtor Rural

    4) Maior poder de barganha dos setores industrial e comercial

    Esse mecanismo, conhecido como “dupla pressão “sobre o setor agropecuário, acaba influenciando significativamente os resultados econômicos do setor, reduzindo com isso a renda líquida das atividades rurais.

    O Associativismo, cooperativismo e sindicalismo são instrumentos importantes para minimizar essas desvantagens dos produtores frente às indústrias e os comerciantes no mercado.

    FATEC

  • Planejamento Rural – Alguns Problemas Enfrentados Pelo Produtor Rural

    5) Variação dos preços dos produtos agropecuários

    Os preços dos produtos agropecuários tendem a ser menores na época da safra e maiores na época da entressafra. Isto se explica pela grande oferta de produtos na safra, quando o produtor geralmente necessita de recursos financeiros para liquidar suas dívidas de custeio das lavouras, bem como para a manutenção familiar.
    E também pelo aumento da demanda pelos produtos, por indústrias processadoras, na época da entressafra quando precisam garantir seus estoques.

    FATEC

  • Planejamento Rural – Alguns Problemas Enfrentados Pelo Produtor Rural

    6) O processo produtivo não pode ser paralisado

    A produção agropecuária não pode ser interrompida durante o ciclo produtivo, sem causar prejuízo econômico à produção final.

    7) Opções de produção e de cultivo são regionalizadas

    As opções de produção e de cultivo tendem a concentrar-se em determinadas regiões.
    Isto ocorre em função principalmente do clima, da infraestrutura regional existente e das condições de mercado na região.

    FATEC


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 35,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail: