Curso Online de Noções Gerais do Cooperativismo

Curso Online de Noções Gerais do Cooperativismo

O curso aborda sobre o movimento cooperativista e sua origem na cidade de Manchester (Inglaterra), no bairro de Rochdale, quando um grupo...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 4 horas


Por: R$ 30,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

O curso aborda sobre o movimento cooperativista e sua origem na cidade de Manchester (Inglaterra), no bairro de Rochdale, quando um grupo de 28 tecelões, no dia 21 de dezembro de 1844, decidiu fundar a primeira cooperativa do mundo.Com o sucesso da cooperativa de Rochdale, as cooperativas de consumo foram se multiplicando pela Europa e desencadeando em todo o mundo a criação de outras cooperativas de vários ramos da atividade econômica, tendo sempre como base os mesmos princípios estabelecidos pelos pioneiros.

Empresa Brasileira de Ensino Técnico que fornece cursos em diversas áreas. Utilizando de uma linguagem clara e objetiva temos o intuito de facilitar o acesso ao conhecimento.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • Noções Gerais de Cooperativismo

  • Cooperativismo - Origem

    O movimento cooperativista teve origem na cidade de Manchester (Inglaterra), no bairro de Rochdale, quando um grupo de 28 tecelões, no dia 21 de dezembro de 1844, decidiu fundar a primeira cooperativa do mundo.

    Os pioneiros de Rochdale, inicialmente, se reuniram, discutiram suas ideias, estabeleceram condutas, definiram seus objetivos e traçaram metas, que tinham como foco a organização social do grupo.

  • Cooperativismo - Origem

    Após doze meses, esses operários conseguiram economizar 28 libras, valor necessário para abrirem um pequeno armazém cooperativo para oferecer aos seus associados, artigos de primeira necessidade e vários outros serviços promovendo, assim, melhores condições de vida. E aí foi criada a primeira cooperativa de consumo.

    Com o sucesso da cooperativa de Rochdale, as cooperativas de consumo foram se multiplicando pela Europa e desencadeando em todo o mundo a criação de outras cooperativas de vários ramos da atividade econômica, tendo sempre como base os mesmos princípios estabelecidos pelos pioneiros.

  • Cooperativismo - Conceito

    Cooperativismo é um movimento, filosofia de vida e modelo socioeconômico capaz de unir desenvolvimento econômico e bem-estar social (Brasil cooperativo, 2008).

  • Cooperativismo - Conceito

    É uma associação autônoma de no mínimo vinte pessoas, unidas voluntariamente para atender necessidades econômicas, sociais e culturais comuns, por meio de uma empresa de propriedade coletiva e de controle democrático dos associados (MAPA, 2012).

  • Cooperativismo - Conceito

    Estas diferenças fazem do cooperativismo a alternativa socioeconômica que leva ao sucesso com equilíbrio e justiça entre os participantes.

    (Brasil cooperativo, 2008)

  • O Que é Cooperação?

    É o método de ação pelo qual indivíduos, famílias ou comunidades, com interesses comuns, constituem um empreendimento.
    Neste, os direitos de todos são iguais e o resultado alcançado é repartido entre seus integrantes, na proporção de sua participação nas atividades da organização.

    Cooperativismo - Conceito

    (OCB, 2009)

  • O Que é Cooperativa?

    Durante o congresso do Centenário da Aliança Cooperativa Internacional - ACI, realizado em 1995 na cidade de Manchester - Inglaterra, a definição de cooperativa ficou assim estabelecida: “Cooperativa é uma associação autônoma de pessoas que se unem, voluntariamente, para satisfazer aspirações e necessidades econômicas, sociais e culturais comuns, por meio de uma empresa de propriedade coletiva e democraticamente gerida”.

    Cooperativismo - Conceito

    (OCB, 2009)

  • O Que é Cooperante?

    O cooperante também denominado de associado e/ou cooperado, é o trabalhador urbano ou rural, profissional de qualquer atividade socioeconômica, que associa para participar ativamente de uma cooperativa, assumindo as responsabilidades, direitos e deveres que são inerentes.

    Cooperativismo - Conceito

    (OCB, 2009)

  • Diferenças entre Sociedade Cooperativa
    e Sociedade Mercantil

    (MAPA, 2012)

  • A cooperativa se diferencia dos demais tipos de sociedades por ser, ao mesmo tempo, uma associação de pessoas e também um negócio.

    As empresas cooperativas estão baseadas em valores de ajuda mútua, responsabilidade, solidariedade, democracia e participação.

    Tradicionalmente, os cooperados acreditam nos valores éticos de honestidade, responsabilidade social e preocupação com o próximo.

    Diferenças entre Sociedade Cooperativa
    e Sociedade Mercantil

    (MAPA, 2012)


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 30,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.