Curso Online de Curso de Apicultura Básica
5 estrelas 3 alunos avaliaram

Curso Online de Curso de Apicultura Básica

O objetivo do curso é apresentar informações básicas e necessárias para ter sucesso no manejo do seu apiário. Serão apresentadas as técni...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 11 horas


Por: R$ 23,00
(Pagamento único)

Mais de 100 alunos matriculados no curso.

Certificado digital Com certificado digital incluído

O objetivo do curso é apresentar informações básicas e necessárias para ter sucesso no manejo do seu apiário. Serão apresentadas as técnicas adequadas de manejo realizadas pelos apicultores, e cuidados fundamentais na criação de abelhas.

Curso Técnico Florestal pela Escola Técnica Estadual Visconde de São Leopoldo (2011), Curso Técnico em Agronegócio pelo Instituto Federal Farroupilha (IFFar) no Centro de Referência de São Gabriel/RS (2017), Graduação em Administração pela Universidade Norte do Paraná (2017) e Especialização em Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA - 2018). Foi Professor do curso de Gestão Administrativa na Escola de Cursos Profissionalizantes Rede TC - São Gabriel/RS, no período de novembro/2017 - fevereiro/2020


- Ana MÁrcia De Matos ConceiÇÃo

- Weverson Victor Oliveira Nevado

- Silvia Maria Batista Lima Inacio Costa

  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • CURSO - APICULTURA BÁSICA

    CURSO - APICULTURA BÁSICA

  • Olá! Bem-vindo ao curso - APICULTURA BÁSICA

    O objetivo do curso é apresentar informações básicas e necessárias para ter sucesso no manejo do seu apiário.

    Serão apresentadas as técnicas adequadas de manejo realizadas pelos apicultores, e cuidados fundamentais na criação de abelhas.

    APRESENTAÇÃO DO CURSO

  • Temas abordados na AULA 1
    1. Introdução
    2. Apicultura – atividade milenar
    3. Apicultura racional
    4. Aspecto socioeconômico
    5. Abelhas
    5.1 Abelha Rainha
    5.2 Abelhas operárias
    5.3 Zangões
    6. Colméias
    7. Pastagem apícola

    Aula 1

  • A criação de abelhas é uma atividade lucrativa e pode ser praticada pelo pequeno produtor rural ou agricultor familiar. Para obter resultados significativos é necessário adotar técnicas corretas de manejo (BARBOSA et al., 2007). A criação racional de abelhas está despertando nos últimos anos um crescente interesse dos agricultores, graças principalmente a produção do mel como um dos produtos naturais de maior valor nutritivo para o homem, sendo também utilizado como remédio e sua conseqüente valorização econômica. Esses fatores têm levado muitas pessoas a ingressarem no campo da exploração apícola.

    INTRODUÇÃO

  • A apicultura é uma atividade conhecida há muitos séculos, com origens na Pré-história. Povos da Ásia, África e Europa conheciam as abelhas e utilizavam seus produtos. O homem “caçava o mel”, retirava o mel sem nenhum cuidado e com isso, as abelhas acabavam morrendo ou fugindo. Os homens das cavernas saiam à caça dos insetos, mas não sabiam como separar os produtos do favo. O alimento era ingerido com uma mistura de mel, pólen, crias e cera (OLIVEIRA; SEABRA, apud ALMEIDA, 2012).

    APICULTURA – atividade milenar

  • Homem das cavernas, consumindo o produto com uma mistura de mel, pólen, crias e cera.

  • Pesquisas arqueológicas demonstram que as abelhas já produziam e estocavam mel há 20 milhões de anos antes do surgimento do ser humano na Terra. Os egípcios são os primeiros a manejar as colméias, colocando as abelhas em potes de barro (OLIVEIRA; SEABRA, apud ALMEIDA, 2012).

    A palavra colméia teve origem na Grécia, onde os gregos colocavam enxames em recipientes com forma de sino, feitos de uma palha trançada, chamada colmo (OLIVEIRA; SEABRA, apud ALMEIDA, 2012).

  • A exploração econômica do mel cresceu na Idade Média, quando as abelhas chegaram a ser consideradas símbolos de poder para reis e papas, aparecendo em brasões, coroas, moedas e mantos reais (OLIVEIRA; SEABRA, apud ALMEIDA, 2012).

    Os trabalhos e estudos com a apicultura avançaram através dos séculos, com maior desenvolvimento nos últimos 500 anos (FERREIRA et a., s/a).

  • O homem da antiguidade desenvolveu diversos sistemas para criação das abelhas, as transferindo de ocos de árvores para casa de barro, cestos de vime, colméias de corda, e também de madeira.

  • No Brasil, as abelhas nativas já habitavam o território brasileiro antes da chegada dos colonizadores. Mas a apicultura, como forma organizada de produção, começou com os enxames trazidos pelos imigrantes. A atividade se expandiu a partir de 1956, com o cruzamento das espécies européias e africanas, que resultaram na raça africanizada (OLIVEIRA; SEABRA, apud ALMEIDA, 2012).
    A diversificação da flora brasileira contribuiu para a expansão da atividade, que hoje está presente em todos os estados (SOUZA, 2006).

  • A apicultura racional é entendida pela prática de criação de abelhas, que visa extrair razoável quantidade de mel e outros derivados, através de meios que envolvam a separação das abelhas em caixas específicas de acordo com o tempo de vida e a função a cumprir.

    Esta prática, difere-se da apicultura amadora ou primitiva, que apenas alojava a colmeia em uma única caixa, sem cuidados e técnicas de manejo adequados.

    APICULTURA RACIONAL


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 23,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • CURSO - APICULTURA BÁSICA