Curso Online de Biorremediação microbiana
4 estrelas 13 alunos avaliaram

Curso Online de Biorremediação microbiana

Para quem se interessa em Meio Ambiente, a biorremediação é uma técnica moderna de desinfecção aplicada em terrenos e deixá-lo livre de c...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 5 horas


Por: R$ 23,00
(Pagamento único)

Mais de 400 alunos matriculados no curso.

Certificado digital Com certificado digital incluído

Para quem se interessa em Meio Ambiente, a biorremediação é uma técnica moderna de desinfecção aplicada em terrenos e deixá-lo livre de certos poluentes orgânicos. O curso aborda os conceitos teóricos e técnicas para biorremediação microbiana.

Graduação em Engenharia Química e Licenciado em Química. Pós-Graduação (Lato Sensu) em Engenharia de Produção, Gestão de Projetos com ênfase no PMI, Psicopedagogia, Engenharia de Segurança do Trabalho, Engenharia de Sistemas e Engenharia de Petróleo e Gás. Pós-graduando (Lato Sensu) MBA Executivo em Gestão de Produção e Qualidade. Mestrando (Stricto Sensu) em Engenharia Mecânica. Possui trabalhos publicados na área de biocombustíveis, derivados de amoníaco além de diversos artigos relacionados à química, física, gestão empresarial e educacional. Experiência em docência em educação básica (Física) e tutoria em ensino à distância. Atuação como docente em nível superior em Engenharias. Responsável técnico e professor coordenador de curso técnico em química e segurança do trabalho. Representante de curso técnico em química pelo Conselho Regional de Química - 4ª Região.Empresário do ramo de consultoria em gestão industrial e treinamentos corporativos.


- Anderson Carlos Santana Da Silva

- Diego Polonia Weber

"muito bom"

- Renato Pinto Quaresma Cavalcante

"bom!!"

- Leandro Pereira Oliveira

"o curso tem um conteudo muito bom,vale a pena fazer,adorei."

- Silvia E Silva Martins

"Bem explicado"

- Jacyara Corrêa De Oliveira

- José Jesus Da Silva

- Renata Aparecida Branco Silva

"muito legal"

- Sheila Ribeiro De Morais

"FOI FEITO UMA AVALIAÇÃO SUPERFICIAL DO CURSO POIS O MESMO NÃO FOI CONCLUIDO. MAIS GRAVURAS SERIA INTERESSANTE"

- Dayana Coelho Pereira

"O conteúdo estava bom, porém encontrei alguns erros nos slides. Mas de um modo geral, aproveitei bastante o material. Aproveito para comentar sobre o curso de manipulação de animais que também realizei. Esse foi bastante interessante e me acrescentou bastante conhecimento. Pretendo realizar outros."

- Aparecida Cristina Presta Duenha

"bom"

- Mirian De Souza Nobre

- Leila Tatiane Vignotto De Oliveira

  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • Biorremediação microbiana

    biorremediação microbiana

    eng.º quím. renato de marchi vieira dos santos

  • Introdução

    introdução

    a revolução industrial trouxe um enorme aumento da poluição e da produção de resíduos. na realidade, muitos dos problemas ambientais atuais são os resultados de mais de 200 anos de má gestão do lixo industrial, sendo os locais contaminados uma conseqüência freqüente do manuseamento e eliminação inadequados de materiais perigosos.

  • a biorremediação é o processo de tratamento que utiliza a ocorrência natural de microrganismos para degradar substâncias toxicamente perigosas transformando-as em substâncias menos ou não tóxicas.

  • é um mecanismo de estimulação de situações naturais de biodegradação para a limpeza de derramamentos de óleos e tratamento de ambientes terrestres e aquáticos contaminados com compostos xenobióticos (substância sintética que polui o meio ambiente). maior segurança e menos perturbação do meio ambiente são os principais benefícios da biorremediação. os dois maiores enfoques da biorremediação são a estimulação do crescimento microbiano no local contaminado e a adição de microrganismos degradadores de hidrocarbonetos adaptados ou de biosurfactantes.

  • biorremediação é o bom uso de seres vivos ou seus componentes para restaurar ambientes poluídos. geralmente são processos que empregam microorganismos ou suas enzimas para degradar compostos poluentes. na biorremediação utiliza-ea microorganismos, fungos, plantas verdes ou suas enzimas para que o ambiente contaminado retorne a sua condição original. pode ser empregada para atacar contaminantes específicos do solo, tais como a degradação de hidrocarbonetos clorados pelas bactérias. um exemplo mais geral é a limpeza de derramamentos do óleo pela adição dos fertilizantes de nitrato ou de sulfato para facilitar a decomposição do óleo pelas bactérias locais ou exteriores.

  • o processo de biorremediação se da pelo fato de mocroorganismos, como as bactérias, utilizarem carbono orgânico como fonte de alimentação. sendo assim, convertendo os contaminantes em co2 e h2o. a biorremediação e a fitorremediação foram usados por séculos. por exemplo, a desalinação do solo de agricultura pela fitoextração tem uma tradição longa.

  • é uma metodologia atrativa e confiável para o tratamento de solos e cursos d´água contaminados, considerando-se muito eficiente, além de econômica, versátil e principalmente por causar uma menor perturbação ao ambiente, já que é um sistema de estimulação de processos naturais de remediação. enfim é uma estratégia ou processo que emprega microrganismos ou suas enzimas para destoxificar contaminantes no solo ou outros ambientes. esta consiste basicamente na transformação do contaminante a formas que não oferecem riscos de contaminação.

  • portanto, é fundamentada nos processos de degradação microbiana e reações químicas combinadas com processos de engenharia, criando condições para maximizar as transformações dos contaminantes orgânicos do solo. de acordo com a agência de proteção ambiental. as principais categorias de contaminantes do solo são em ordem decrescente: os cloroalifáticos, pesticidas, hidrocarbonetos aromáticos, cloroaromáticos, aromáticos simples e outros.

  • estes originam-se da industrialização do petróleo bruto, industrias químicas diversas e atividades agrícolas, sendo muitos destes produtos de difícil decomposição e, por isto, causam sérios impactos ambientais. alguns representantes mais importantes no âmbito da biorremediação são:

  • a) os hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (pahs), que são orgânicos voláteis com várias ligações tipo benzeno condensadas, representam mais de 100 diferentes compostos­ como antraceno e benzopireno. os pahs são em sua maioria lipofílicos e adsorvendo ­fortemente a superfícies hidrofóbicas. o interesse na biorremediação destes compostos é crescente devido aos efeitos mutagênicos e carcinogênicos dos mesmos.

  • b) os hidrocarbonetos halogenados, especialmente os clorados, são os xenobióticos de grande persistência no solo devido à sua baixa degradabilidade que é resultante da baixa solubilidade, tamanho molecular, toxicidade e elevada energia química de ligação. os contaminantes ­mais estudados são: o pcp (pentaclorofenol), tce (tricloroetileno) e os pcb's (bifenis policlorados).


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 23,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • Biorremediação microbiana
  • Introdução
  • Técnicas de biorremediação
  • Tipos e estratégias para biorremediação do solo
  • Principais Dificuldades para o Sucesso dos Tratamentos Biológicos de Solos Contaminados
  • Aspectos Biológicos das Técnicas mais Comumente Empregadas
  • Landfarming
  • Biorremediação fase sólida
  • Tratamentos" in situ"
  • Bioaumentação
  • Fitorremediação
  • Bibliografia
  • FIM !