Curso Online de  ESPELEOTURISMO

Curso Online de ESPELEOTURISMO

Espeleoturismo é a exploração turística de cavernas. A atividade de exploração turística de cavernas surgiu em definitivo somente no sécu...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 16 horas


Por: R$ 24,90
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

Espeleoturismo é a exploração turística de cavernas. A atividade de exploração turística de cavernas surgiu em definitivo somente no século XIX, por meio do francês Edouard Alfred Martel (1859-1938), considerado o pai da Espeleologia, que foi o responsável pelo desenvolvimento e divulgação deste estudo. As cavernas são as formas de relevo mais conhecidas das paisagens cársticas e possibilitam a realização de inúmeras atividades turísticas, destinadas a diversos públicos. Desta forma, surgem inúmeras práticas turísticas que caracterizam a atividade do espeleoturismo como de um segmento turístico de grande potencial e consolidada no mercado, tendo como base o Ecoturismo.

MINI CURRÍCULO Sou Rosimeire Moreira Quintela, formada em Pedagogia com habilitação em Supervisão Educacional e Pós-Graduada em Educação Especial, Mídias integradas na Educação pelo CIPEAD, e pós em Psicopedagogia em Educação a Distância pela FACINTER, já participei de dois GTR Grupo de Trabalho em Rede pela SEED organizado pelo PDE como cursista e de várias jornadas pedagógicas oferecidas pala UNIOESTE e SEED, trabalho há 28 anos como professora na Escola de Educação Especial Cristian Eduardo Hack Cardozo (ACDD) em Foz do Iguaçu, com alunos Deficientes Físicos Neuromotores, sou concursada 40 horas pela Secretaria de Educação do Estado do Paraná-SEED. Atualmente estou trabalhando na Tutoria Presencial do curso de Pedagogia - UEM/UAB Polo de Foz do Iguaçu e na equipe Pedagógica do Colégio Paganoto e realizando Especialização no Ensino de Ciências. Amo fazer vídeos educativos...



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • CURSO

    ESPELEOTURISMO

  • APRESENTAÇÃO

    OLÁ SOU ROSIMEIRE MOREIRA QUINTELA
    POS GRADUADA EM MÍDIAS INTEGRADAS NA EDUCAÇÃO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
    GRADUADA EM PEDAGOGIA PELA UNOESTE DE PRESIDENTE PRUDENTE SÃO PAULO
    CONHEÇAM OUTROS DA AUTORA
    NA ÁREA DA EDUCAÇÃO, SAÚDE E OUTROS.
    ACESSE www.buzzero.com/autores/rosimeire-quintela?a=rosimeire-quintela

  • ESPELEOTURISMO

  • Espeleoturismo é a exploração turística de cavernas. A atividade de exploração turística de cavernas surgiu em definitivo somente no século XIX, por meio do francês Edouard Alfred Martel (1859-1938), considerado o pai da Espeleologia, que foi o responsável pelo desenvolvimento e divulgação deste estudo.

  • As cavernas são as formas de relevo mais conhecidas das paisagens cársticas e possibilitam a realização de inúmeras atividades turísticas, destinadas a diversos públicos. Desta forma, surgem inúmeras práticas turísticas que caracterizam a atividade do espeleoturismo como de um segmento turístico de grande potencial e consolidada no mercado, tendo como base o Ecoturismo.

  • Conceituado pela ABNT NBR 15503:2008 (Turismo de aventura - Espeleoturismo de aventura - Requisitos para produto) o espeleoturismo se trata das atividades desenvolvidas em cavernas, ofertadas de maneira comercial, de finalidade turística e caráter recreativo.

  • Segundo o Instituto Chico Mendes de conservação da Biodiversidade - ICMBio (2014), a mesma caverna pode abrigar inúmeros perfis de uso, cabendo aos planejadores turísticos a transformação de oportunidades em produtos.

  • Assim, as oportunidades de recreação associadas a estas paisagens são muitas, podendo ser possibilidades contemplativas, educacional, de aventura, místico/religioso, dentre outros.

  • "O espeleoturismo busca nas técnicas de planejamento e manejo mecanismos que permitem a diluição das suas conseqüências negativas, por meio dos métodos de controle de visitação.

  • Estes, baseados em procedimentos técnicos e científicos, visam à proposição de soluções como o zoneamento ambiental e a capacidade de suporte turístico-ambiental. (Moretti, 2009, p. 159)

  •  ESPELEOTURISMO NO BRASIL

     
    O Brasil possui um amplo campo para a prática do espeleoturismo. O Cadastro Nacional de Cavernas (CNC), mantido pela Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE), conta atualmente com mais de cinco mil cavernas cadastradas, embora existam inúmeras cavernas a serem descobertas (SBE, 2015).


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 24,90
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • CURSO
  • APRESENTAÇÃO
  • ESPELEOTURISMO
  •   ESPELEOTURISMO NO BRASIL
  • Referências
  • CONSIDERAÇÕES FINAIS