Curso Online de SEGURANÇA E SAUDE NA OPERAÇÃO COM ROÇADEIRA MANUAL

Curso Online de SEGURANÇA E SAUDE NA OPERAÇÃO COM ROÇADEIRA MANUAL

NR 31 SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO NA AGRICULTURA, PECUÁRIA SILVICULTURA, EXPLORAÇÃO FLORESTAL E AQUICULTURA Portaria SEPRT n.º 22.677, ...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 8 horas


Por: R$ 24,90
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

NR 31 SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO NA AGRICULTURA, PECUÁRIA SILVICULTURA, EXPLORAÇÃO FLORESTAL E AQUICULTURA
Portaria SEPRT n.º 22.677, de 22 de outubro de 2020
NR-12 - SEGURANÇA NO TRABALHO EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS
Portaria MTP n.º 4.219, de 20 de dezembro de 2022

TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO MTE/RS ? Nº 23562 TECNÓLOGO EM SEGURANÇA DO TRABALHO TÉCNICO EM ENFERMAGEM SOCORRISTA SAMU SB73 RT14/BM-CCB/2009 - Nº 062 INSTRUTOR DE NR-35 INSTRUTOR DE NR-33 INSTRUTOR DE NR-20



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • OPERAÇÃO SEGURA COM ROÇADEIRAS

  • - Instruir os operadores, à operar roçadeira manual;- Fornecer conhecimentos teóricos e práticos, da forma segura de operar a roçadeira;- Assegurar o conhecimento das formas de adequação dos ambientes de trabalho, quando em operação e/ou manutenção de roçadeira.

    OBJETIVO:

  • NR 01

    1.6 Capacitação e treinamento em Segurança e Saúde no Trabalho
    1.6.1 O empregador deve promover capacitação e treinamento dos trabalhadores em conformidade com o disposto nas NR.
    NORMA REGULAMENTADORA N.º 01 - DISPOSIÇÕES GERAIS

  • NR 31

    31.12.29 As roçadeiras devem possuir dispositivos de proteção contra o arremesso de materiais sólidos.
    NR 31 SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO NA AGRICULTURA, PECUÁRIA SILVICULTURA, EXPLORAÇÃO FLORESTAL E AQUICULTURA
    31.12.28 As máquinas, equipamentos e implementos que ofereçam risco de ruptura de suas partes, projeção de peças ou material em processamento devem possuir proteções que garantam a saúde e a segurança dos trabalhadores, salvo as exceções constantes dos Quadros 1 e 2 do Anexo II desta Norma.
    31.12.30 As máquinas de cortar, picar, triturar, moer, desfibrar e similares devem possuir sistemas de segurança que impossibilitem o contato do operador ou demais pessoas com suas zonas de perigo.

  • Esta Norma Regulamentadora - NR e seus anexos definem referências técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção para resguardar a saúde e a integridade física dos trabalhadores e estabelece requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho nas fases de projeto e de utilização de máquinas e equipamentos, e ainda à sua fabricação, importação, comercialização, exposição e cessão a qualquer título, em todas as atividades econômicas, sem prejuízo da observância do disposto nas demais NRs aprovadas pela Portaria MTb n.º 3.214, de 8 de junho de 1978, nas normas técnicas oficiais ou nas normas internacionais aplicáveis e, na ausência ou omissão destas, opcionalmente, nas normas Europeias tipo “C” harmonizadas
    NR-12 - SEGURANÇA NO TRABALHO EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS
    12.1 Princípios Gerais

  • Observar as indicações de segurança da sua empresa.
    Quem operar a máquina pela primeira vez deve solicitar ao vendedor uma demonstração do uso seguro ou participar de um curso específico.
    Menores de idade não devem trabalhar com a máquina, com exceção de jovens maiores de 16 anos, que estejam sob supervisão.
    Manter afastados crianças, animais e curiosos.
    Quando a máquina não estiver em uso, desligá-la para que ninguém seja colocado em perigo. Assegurar que pessoas não autorizadas não tenham acesso à máquina.

  • O usuário da máquina é responsável por acidentes ou riscos causados a outras pessoas ou às suas propriedades.

    Somente dar ou emprestar a máquina para pessoas que foram treinadas para o manuseio deste equipamento e sempre entregar o manual de instruções de serviços junto.

    Em alguns locais, o trabalho com equipamentos que emitem ruídos pode ter limitações de horário. Observar as leis federais, estaduais ou municipais.
    Quem trabalha com a máquina deve estar descansado, com boas condições de saúde e bem disposto.

    Quem, por motivos de saúde, não pode se submeter a esforço físico, deve consultar um médico antes, para ver se o trabalho com o equipamento é possível.

  • Somente para usuários de marcapasso: o sistema de ignição desta máquina gera um campo magnético muito pequeno. A influência sobre o marcapasso não pode ser totalmente descartada. Para evitar riscos à saúde, sugere que o médico responsável e o fabricante do marcapasso sejam consultados antes de iniciar o uso da máquina.

    Não trabalhar com a máquina após a ingestão de bebidas alcoolicas, medicamentos ou drogas que prejudiquem a capacidade de reação.

    Utilizar a roçadeira somente para roçar capim, bem como cortar, matagal, arbustos, pequenas árvores ou semelhantes, de acordo com a ferramenta de corte montada.

  • Utilizar somente ferramentas e acessórios de alta qualidade, do contrário, pode haver risco de acidentes ou danos na máquina.
    Não efetuar alterações na máquina, pois isto também pode colocar a segurança em risco.
    Para limpeza da máquina, não utilizar lavadora de alta pressão. O jato forte de água pode danificar peças do equipamento.
    A proteção da máquina não pode proteger o operador em todas as situações em que objetos (pedras, vidro, arames, etc.) são arremessados pelo contato com a ferramenta de corte.
    Estes objetos podem rebater e atingir o operador.

  • Lamina Trituradora
    Proteção
    Acelerador
    Trava do Acelerador
    Cinto
    Tanque de Combustível
    Cabeçote de Corte
    Interruptor Combinado
    Manipulo de Arranque
    Terminal da Vela de Ignição
    Tampa do Filtro

  • Símbolos

    AVISO

    Alerta sobre perigo de acidentes e ferimentos de pessoas, bem como graves danos materiais.

    O trabalho com a roçadeira exige medidas de segurança especiais, porque se trabalha com uma rotação da ferramenta de corte muito alta.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 24,90
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • - Instruir os operadores, à operar roçadeira manual; - Fornecer conhecimentos teóricos e práticos, da forma segura de operar a roçadeira; - Assegurar o conhecimento das formas de adequação dos ambientes de trabalho, quando em operação e/ou manutenção de roçadeira.
  • Posição de Trabalho
  • Verificar no local de corte as "condições do solo"; isso protege de surpresas desagradáveis. Por isso, ao roçar não se deve perder de vista a ferramenta de corte.
  • Trabalho em Planos Inclinados
  • Ancoragem para Trabalho em Taludes
  • Para se executar trabalhos em talude
  • Símbolos sobre dispositivos de proteção