Curso Online de Gerenciamento de Resíduos
Neste curso, você aprenderá sobre redução, reutilização, coleta seletiva e reciclagem. Exploraremos a integração dos catadores, os incent...
Continue lendo
Com certificado digital incluído
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
Frente
Verso
-
GERENCIAMENTO
DE RESÍDUOS -
Público-alvo
Este curso destina-se a técnicos em segurança do trabalho, profissionais da área de recursos humanos, saúde e segurança no trabalho, estudantes ou outros interessados em conhecer melhor o assunto.
Pré-requisitos: não há pré-requisitos para esse curso, sugere-se ter Ensino Médio completo (não obrigatório).
Vantagens do Certificado:
Atualizar seu Currículo, aumentando suas chances para conquistar um bom emprego;
Aumentar suas chances de promoção no emprego (atual);
Completar horas em atividades Extracurriculares (geralmente exigidas em Faculdades);
Progressão Funcional para Servidores Públicos;
Pré-Requisito para concursos e cursos. -
INFORMAÇÕES DO CURSO
Mercado de Trabalho
Os cuidados com a saúde e a segurança do trabalho assumem cada vez mais importância estratégica para o planejamento das organizações. No entanto, apesar dos crescentes esforços, o Brasil ainda é um dos países que apresenta altos índices de acidentes de trabalho e incidência de doenças ocupacionais, segundo dados da Previdência Social.
O atual padrão de competitividade, o uso de alta tecnologia e a gestão flexível modificaram a forma como o trabalho é realizado, trazendo impactos à saúde dos trabalhadores.
Introdução à NR 18; Campo de Aplicação da NR 18; Responsabilidades no Canteiro de Obras; Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR); Áreas de Vivência; Instalações Elétricas; Etapas da Obra e Seus Riscos; Escadas, Rampas e Passarelas; Medidas de Proteção Contra Quedas de Altura; Máquinas, Equipamentos e Ferramentas; Movimentação e Transporte de Materiais; Andaimes e Plataformas de Trabalho; Sinalização de Segurança; Capacitação dos Trabalhadores; Condições Sanitárias e de Conforto. -
Nunca se esqueça de que o objetivo central é aprender o conteúdo, e não apenas terminar o curso. Qualquer um termina, só os determinados aprendem!
Leia cada trecho do conteúdo com atenção redobrada, não se deixando dominar pela pressa.
Explore profundamente as ilustrações explicativas disponíveis, pois saiba que elas têm uma função bem mais importante que embelezar o texto, são fundamentais para exemplificar e melhorar o entendimento sobre o conteúdo.
Todos têm acesso aos mesmos cursos, mas o aproveitamento que cada aluno faz do seu momento de aprendizagem diferencia os “alunos certificados” dos “alunos capacitados”.
Busque complementar sua formação fora do ambiente virtual onde faz o curso, buscando novas informações e leituras extras, e quando necessário procurando executar atividades práticas que não são possíveis de serem feitas durante o curso.
Dicas importantes
Entenda que a aprendizagem não se faz apenas no momento em que está realizando o curso, mas sim durante todo o dia-a-dia. Ficar atento às coisas que estão à sua volta permite encontrar elementos para reforçar aquilo que foi aprendido.
Critique o que está aprendendo, verificando sempre a aplicação do conteúdo no dia-a-dia.O aprendizado só tem sentido quando pode efetivamente ser colocado em prática.
-
I N T R O D U Ç Ã O
-
Com a Revolução Industrial ocorrida no século XVIII o meio ambiente, como um todo, sentiu os efeitos do desenvolvimento humano. Tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento, o consumo desenfreado e o crescimento desordenado da população das grandes cidades têm gerado diversos problemas ambientais.
Entre esses, destaca-se a geração dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU). Os resíduos sólidos (RS) são de difícil gestão, uma vez que são constituídos de diversos tipos de resíduos. Os RSU causam degradação ambiental e por isso torna-se necessária a busca de soluções adequadas à sua destinação de forma a garantir o desenvolvimento sustentável, atenuando as disfunções ambientais e sociais que os RSU acarretam. Com efeito, os RSU repercutem-se num tripé ambiental: a contaminação difusa, o desperdício de recursos naturais e a necessidade de espaço e tecnologia para sua disposição final.
No Brasil, a cultura do desperdício de materiais diversos é apontada como um entrave à Gestão de Resíduos (Silva e Andreoli, 2010) seja devido ao excesso de embalagens em muitos produtos ou simplesmente pela quantidade e tipos de alimentos disponíveis que faz com que qualquer murchamento ou manchas em determinado produto alimentício seja suficiente para o descarte (Silva, 2008).
O profissional do meio ambiente necessita praticar a gestão de resíduos não somente em seu ambiente laboral e, mais que tudo isso, é preciso ser um exemplo da não geração de resíduos, do não desperdício de materiais e, sobretudo, da prática da gestão ambiental que começa sempre em casa como, por exemplo, a segregação do lixo.
INTRODUÇÃO: -
Existe uma diversidade de conceitos sobre meio ambiente que ao longo do tempo foram sendo construídos. Segundo IBAMA (1996), meio ambiente é “Qualquer espaço de interação e suas consequências entre a sociedade(elementos sociais, recursos humanos) e a Natureza (elementos ou recursos naturais)”. Para Margalef (1989), o meio ambiente é um espaço de interação, e suas consequências entre a natureza e a sociedade, é a soma total de todos os fatores físicos e biológicos que afetam os organismos ou que são por eles influenciados.
As relações estabelecidas entre os indivíduos e o meio natural onde vivem ocorre em estágios de equilíbrio do sistema, obtêm alimento, água e energia, e em troca, produzem outros elementos deste sistema. Estas relações são temporárias, não se mantendo indefinidamente.
O meio ambiente sofre ações antrópicas através das várias atividades desenvolvidas pelo homem que alteram o estado natural. A estas ações chamamos de impactos ambientais que podem ser positivos ou negativos. Uma dessas atividades, a agroindústria, acarreta ao meio ambiente, impactos ambientais que iremos definir a seguir, esclarecendo os impactos negativos e positivos da atividade e as vantagens e desvantagens decorrentes desses impactos.
Conceito de meio ambiente e impacto ambiental -
Conceito de impacto ambiental
A palavra impacto define que ocorrem alterações no sistema, porém não implica necessariamente “impacto negativo”, já que também pode ser um impacto positivo. A Resolução nº 001 do CONAMA, em seu artigo 1º, define impacto ambiental como:
[...] qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que diretamente ou indiretamente afetam a saúde, a segurança e o bem-estar da população; a biota; as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente; e a qualidade dos recursos ambientais.
Então, o impacto ambiental é a alteração nos meios físico, biológico ou antrópico ou de algum componente destes meios por uma ação ou atividade realizada pelo homem. Estas alterações devem ser qualificadas em sua natureza e quantificadas para serem analisadas e compreendidas, somente assim se definem impactos negativos e positivos.
O impacto ambiental serve para avaliar as atividades antrópicas, utilizando dados desse impacto a partir da atividade de agroindústria, por exemplo, pode definir extensão, importância e consequência do impacto. De posse desses dados é possível definir se o impacto (alteração) é positivo ou negativo.
Conceito de meio ambiente e impacto ambiental -
Como exemplo, você pode imaginar a implantação de uma indústria de conservas num município de 6.000 habitantes, onde a economia basicamente é agricultura e fruticultura. Pense numa indústria, ao ser construída, deverá ocorrer o preparo de uma área física, aterramento, construção de prédios, uso de água para produção. Todas essas ações irão causar impactos negativos, haverá supressão de vegetação; o uso da água utilizada na obra e na produção da indústria reduzirá o volume utilizado pela população; em períodos de escassez ou seca, esta água faltará para uso da comunidade; o tratamento de efluentes e o crescimento do volume de resíduos são dois impactos negativos ocasionados pela implantação de agroindústria, mas a gestão ambiental e o uso de tecnologias adequadas e ecologicamente corretas irão propiciar qualidade a estas situações. Porém, como impactos positivos podem ser citados o crescimento de empregos, a comercialização das frutas da localidade, além do crescimento da economia local. Portanto, a definição de impacto ambiental necessita sempre de fatores indicadores para tornar clara a qualificação desses impactos.
Conceito de meio ambiente e impacto ambiental -
Para Ferri (1988), podemos definir poluição ambiental como a ação de contaminar as águas, solos e ar. Esta poluição pode ocorrer com a liberação no meio ambiente de lixo orgânico, industrial, gases poluentes, objetos materiais,elementos químicos, entre outros.
Poluição são alterações indesejáveis no meio ambiente, são degradações que ocorrem, após a introdução de substâncias,provavelmente consequência de atividade antrópica e de um impacto ambiental negativo. Ela também pode ocorrer como consequência de fenômenos naturais, podemos citar o derramamento de lava vulcânica ou materiais arrastados em tsunamis.
A poluição ambiental desequilibra os ecossistemas, podendo ocorrer extinção de espécies animais e vegetais. A sobrevivência das espécies depende do equilíbrio dos ecossistemas.
As atividades antropogênicas podem causar poluição do ar, da água e do solo. Dessa maneira, se não existir uma gestão ambiental de qualidade na agroindústria, essa atividade poderá contribuir para a elevação de poluição em todas as esferas ou em parcela destas. É importante, que depois de conhecer o conceito de poluição, possamos reconhecer a poluição do ar, do solo e das águas.
Conceito de poluição ambiental (ar, solo, água) -
Poluição do ar
Charbonneau (1979) corrobora, isto é, concorda com Ferri, quando diz que a poluição atmosférica consiste em alterações da composição química do ar, seja pela variação dos seus constituintes ou pela presença de substâncias estranhas, que prejudiquem a saúde, e possam provocar alterações na saúde dos seres vivos e na qualidade do meio ambiente.Entre as consequências da poluição atmosférica, temos:
O efeito estufa.
A chuva ácida.
A diminuição da camada de ozônio.
Conceito de poluição ambiental (ar, solo, água)
Pagamento único
Processando...aguarde...
Cursos Relacionados
-
Gerenciamento de Resíduos Sólidos
Curso destinado aperfeiçoamento no gerenciamento de resíduos sólidos
R$ 24,904h
-
Resíduos
O curso aborda classificação dos resíduos, tratamento, periculosidade, etc.
R$ 30,0010h
10+
-
GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS
GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS *Gerenciamento de resíduos; *QUANTIDADE DE RESÍDUOS GERADOS PELO SER HUMANO; *CONSUMO DA SOCIEDADE x desc...
R$ 23,005h
50+
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- - Requisitos legais que devem ser cumpridos para elaborar o PGRS
- - Política Nacional de Resíduos Sólidos
- - Etapas do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS)
- - Classificação de resíduos sólid