Curso Online de Implantação de Programa de Coleta Seletiva de Lixo
5 estrelas 2 alunos avaliaram

Curso Online de Implantação de Programa de Coleta Seletiva de Lixo

Este curso visa capacitar os interessados na implantação de um programa de coleta seletiva de lixo em empresas, condomínios, ONG's, Assoc...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 4 horas


Por: R$ 23,00
(Pagamento único)

Mais de 60 alunos matriculados no curso.

Certificado digital Com certificado digital incluído

Este curso visa capacitar os interessados na implantação de um programa de coleta seletiva de lixo em empresas, condomínios, ONG's, Associações de bairro, entre outros. Curso em linguagem simples e objetiva.

Cursos na área de Segurança do Trabalho, Saúde Ocupacional, Meio Ambiente, Administração, etc. Professor especializado em Ergonomia, Sistemas de Gestão, Auditorias, NR - Normas Regulamentadoras; Gestão de Resíduos, Treinamentos. Atuo como Coordenador de SSMA em SP. Formação Acadêmica: Pós Graduado em Gestão Ambiental de Empresas pela Facuminas; Pós Graduado em Engenharia de Produção pela Descomplica; Pós Graduado em Ergonomia pela Unisa; Pós graduado em Gestão Ambiental pela UBC; Graduado em Tecnologia em Gestão Ambiental e Segurança do Trabalho pela UBC; Graduado em Teologia pela Unifil; Técnico de Segurança do Trabalho pela ETM; Bombeiro Profissional Civil pela Vigili Del Fuoco; Professor de Teologia em Mogi das Cruzes. Cursando Engenharia Ambiental pela Unicsul; Pós graduando em Gestão de Pessoas e Liderança pela Univale; Pós graduando em Saneamento Ambiental pela Univale.


- Caroline Stafoker

- Fernando Jorge Dos Santos Pedrosa

  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • CURSO DE

    COLETA
    SELETIVA

    DE RESÍDUOS

    Gerenciamento de Resíduos Sólidos

  • Este curso tem por objetivo esclarecer dúvidas básicas e propor soluções práticas viáveis para a implantação e gerenciamento de programas de coleta seletiva por prefeituras em todo o território brasileiro. No entanto, as informações aqui disponíveis podem ser transpostas para sistemas de coleta seletiva de menor escala, gerenciados por ONGs, condomínios, escolas, associações de moradores, entre outros, desde que executadas as devidas adaptações relativas à dimensão e aos objetivos do projeto. Cabe ressaltar que a coleta seletiva, parte de um sistema de gerenciamento integrado de lixo, também é uma atividade inteiramente dependente de peculiaridades regionais. Através do extenso território brasileiro, há uma grande diversidade sociocultural e econômica influindo diretamente nos aspectos qualitativos e quantitativos do lixo gerado. Sendo assim, cada município deve buscar os sistemas de coleta seletiva que melhor se adaptem à realidade local. Em muitos casos a reunião de dois ou mais municípios, através da formação de consórcios, poderá gerar resultados significativamente melhores, considerando a relação custo-benefício.

    OBJETIVO DO CURSO

  • Pessoas responsáveis pelo gerenciamento dos resíduos sólidos em condomínios, empresas, cooperativas, associações, organizações não governamentais, profissionais e estudantes de meio ambiente e demais interessados no assunto.

    PUBLICO ALVO

  • CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

    1. Introdução
    2. O que é Coleta Seletiva de lixo
    3. O que é Reciclagem
    4. Reciclável é diferente de Reciclado
    5. Reciclar é diferente de separar
    6. Como colaborar
    7. 3R’s
    8. Reciclagem & Economia
    9. Como elaborar um projeto de reciclagem
    10. Vantagens da Coleta Seletiva
    11. Conhecendo os tipos de resíduos
    12. Roteiro para Implantação da Coleta Seletiva
    13. Informações Importantes

  • Introdução

    A importância da Coleta Seletiva
    O lixo é responsável por um dos mais graves problemas ambientais de nosso tempo. Seu volume principalmente nos grandes centros urbanos é enorme e vem aumentando intensa e progressivamente, atingindo quantidades impressionantes. Na maior parte dos municípios brasileiros (cerca de 76% deles), o lixo é simplesmente jogado no solo, sem qualquer cuidado, formando os lixões, altamente prejudiciais à saúde pública.
    As consequências da disposição inadequada do lixo no meio ambiente são a proliferação de vetores de doenças, a contaminação de lençóis subterrâneos e do solo pelo chorume (líquido escuro, altamente tóxico, formado na decomposição dos resíduos orgânicos do lixo) e a poluição do ar, causada pela fumaça proveniente da queima espontânea do lixo exposto.
    Dentro desse quadro, a coleta seletiva de lixo aparece não como a solução final, mas como uma das possibilidades de redução do problema.

  • O que é coleta seletiva de lixo?

    Coleta seletiva de lixo é um sistema de recolhimento de materiais recicláveis, tais como papéis, plásticos, vidros, metais e orgânicos, previamente separados na fonte geradora. Estes materiais, após um pré-beneficiamento, são então vendidos às indústrias recicladoras ou aos sucateiros. Este manual irá tratar da coleta seletiva de resíduos sólidos urbanos. No entanto, extrapolações poderão ser feitas para o caso de resíduos industriais ou agrícolas, com algumas adaptações. O sistema pode ser implantado em bairros residenciais, escolas, escritórios, centros comerciais ou outros locais que facilitem a coleta de materiais recicláveis. Contudo, é importante que o serviço de limpeza pública do município esteja integrado a este projeto, pois desta forma os resultados serão mais expressivos. Um programa de coleta seletiva deve ser parte de um sistema amplo de gestão integrada do lixo sólido que contempla também a coleta regular, uma eventual segunda etapa de triagem e finalmente a disposição final adequada.

  • O que é coleta seletiva de lixo?

    A coleta seletiva não é uma atividade lucrativa de um ponto de vista de retorno imediato, pois a receita obtida com a venda dos recicláveis não cobrirá as despesas extras do programa. No entanto, é fundamental considerar os custos ambientais e sociais, que podem ser bastante reduzidos. Posteriormente, estes e outros aspectos serão abordados com mais profundidade. A coleta seletiva é parte integrante de um projeto de reciclagem, e quando bem gerenciada contribuirá decisivamente para aumentar sua eficiência.

  • O que é reciclagem?

    É o processo de transformação de um material, cuja primeira utilidade terminou, em outro produto. Por exemplo: transformar o plástico da garrafa PET em cerdas de vassoura ou fibras para moletom. A reciclagem gera economia de matérias-primas, água e energia, é menos poluente e alivia os aterros sanitários, cuja vida útil é aumentada, poupando espaços preciosos da cidade que poderiam ser usados para outros fins como parques, casas, hospitais, etc.

  • Reciclável é diferente de Reciclado

    Reciclável indica que o material pode ser transformado em outro novo material. Reciclado indica que o material já foi transformado. Algumas vezes, o material que foi reciclado pode sofrer o processo de reciclagem novamente. Certos materiais, embora recicláveis, não são aproveitados devido ao custo do processo ou à falta de mercado para o produto resultante.

    Recicláveis

    Reciclado

  • Reciclar é diferente de Separar

    Reciclar consiste em transformar materiais já usados em outros novos, por meio de processo industrial ou artesanal. Separar é deixar fora do lixo tudo que pode ser reaproveitado ou reciclado. A separação ou triagem do lixo pode ser feita em casa, na escola ou na empresa. É importante lembrar que a separação dos materiais de nada adianta se eles não forem coletados separadamente e encaminhados para a reciclagem.

    Reciclar

    Triagem

  • Como colaborar? Praticando os 3Rs


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 23,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • 1. Introdução
  • 2. O que é Coleta Seletiva de lixo
  • 3. O que é Reciclagem
  • 4. Reciclável é diferente de Reciclado
  • 5. Reciclar é diferente de separar
  • 6. Como colaborar
  • 7. 3R?s
  • 8. Reciclagem & Economia
  • 9. Como elaborar um projeto de reciclagem
  • 10. Vantagens da Coleta Seletiva
  • 11. Conhecendo os tipos de resíduos
  • 12. Roteiro para Implantação da Coleta Seletiva
  • 13. Informações Importantes