Curso Online de Curso Como Desenvolver um Plano de Mobilidade Urbana

Curso Online de Curso Como Desenvolver um Plano de Mobilidade Urbana

O curso abordará informações importantes para o desenvolvimento de um Plano Municipal de Mobilidade Urbana, que é instrumento da política...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 10 horas


Por: R$ 49,90
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

O curso abordará informações importantes para o desenvolvimento de um Plano Municipal de Mobilidade Urbana, que é instrumento da política de desenvolvimento urbano de que trata a Lei Federal nº 12.587, de 3 de janeiro de 2012, cujo objetivo é a integração entre os diferentes modos de transporte e a melhoria da acessibilidade e mobilidade das pessoas e cargas no território do Município.

Possui graduação em Matemática pela Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP, com especialização em matemática aplicada, Pós-Graduado como Gerente de Cidades pela Faculdade de Administração da Universidade de Pernambuco - FCAP (UPE) e especialista em Gestão de Petróleo e Gás Natural pela FADEPE - PE. Atualmente é Assessor Técnico da Prefeitura Municipal do Cabo de Santo Agostinho para assuntos de segurança, trânsito e transportes públicos. Diretor do Socuca Colégio e Curso, Professor do Instituto de Gerenciamento das Cidades - IGC e do Núcleo de Pós-Graduação da Faculdade Escritor Osman da Costa Lins - FACOL, e autor de vários Cursos de Formação Profissional publicados nos sites de educação a distancia: www.learncafe.com.br, www.educacursosead.com.br, www.bravacurso.com.br e www.buzzero.com.br. É consultor e palestrante nas áreas de segurança, trânsito, transportes públicos de passageiros e mobilidade urbana.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • Plano Municipal de Mobilidade Urbana

    Plano Municipal de Mobilidade Urbana

    Construindo Soluções para o Futuro de Ferreiros

  • O Sistema de Transporte Público: Análise e Diagnóstico decorrentes das Visitas de Campo

    O Sistema de Transporte Público: Análise e Diagnóstico decorrentes das Visitas de Campo

    DA CARACTERIZAÇÃO INICIAL

    A cidade de Ferreiros tem no transporte coletivo um grau elevado de precariedade, uma vez que a baixa demanda e o espalhamento das moradias pelos bairros mais afastados não conferem o equilíbrio entre passageiros e receita, que obriga a prática de tarifas que não convidam a maior participação de usuários neste modal.

  • A agricultura e o comércio são as principais atividades econômicas do município, e em parte pode responder pelo elevado número de veículos que realizam o transportes alternativo com destino a Itambé e Timbaúba principalmente, bem como os taxis registrados em proporção à população e um pequeno número de mototáxi que atuam clandestinamente no centro comercial.

  • No centro da cidade depara-se com traços da história materializado na arquitetura, e com isto um sistema viário limitado e com restrição de larguras, dificultando ainda mais a circulação de coletivos.

    O Município de Ferreiros é servido com linhas intermunicipais de padrão rodoviário para Timbaúba e Itambé, operadas pela Empresa 1002.

  • DA ABORDAGEM DO TRABALHO

    DA ABORDAGEM DO TRABALHO


    Foram abordadas as dinâmicas da circulação e do transporte coletivo.

    Considerados os aspectos estruturais do padrão urbano de usos e ocupação e dos sistemas viários estruturais foram verificados os deslocamentos da população que devido a condição desfavorável do transporte coletivo, tem neste modal um grau pequeno de utilização pela população.

  • O sub-sistema do transporte coletivo local é o alternativo realizado por veículo tipo passeio que se deslocam para Timbaúba, e muita vezes com excesso de lotação.

    O que sustenta esse sub-sistema é a frequência com que as viagens são realizadas e o número de passageiros transportados, 5 (cinco) em média.

  • Para essa análise, dois estágios de trabalho foram distinguidos:

    1º Estágio:

    trabalhos de campo, com levantamentos e medições em nível amostral, selecionando como alvos os principais eixos estruturais de circulação e de transporte coletivo;

    levantamento e análise dos dados do transporte coletivo, a fim de serem avaliados os quesitos expostos (atendimento à demanda, segurança, qualidade dos meios de transporte, economia e tempo de percurso); e

    sistematização dos dados levantados, mapeados e analisados.

  • 2º Estágio:
    exercício interativo da equipe para análise crítica dos aspectos pertinentes à revisão das diretrizes à futura licitação dos transportes por linhas, táxis e mototáxis;

    os dados levantados permitem distinguir a hierarquia viária e suas principais características (gabaritos, início e fim, principais entroncamentos, eixos de maior circulação;

    obtenção de dados sobre as linhas de transportes, itinerários, pontos de terminais e de embarque e desembarque, e

    verificação dos pontos de conflitos e acidentes de maior frequência: congestionamentos e tráfego com lentidão, repetência de acidentes de tráfego e de atropelamentos.

  • DAS VISITAS DE CAMPO

    DAS VISITAS DE CAMPO


    Nas visitas realizadas foram percorridas toda a cidade, tendo sido visitado os principais pontos de conflito e interesse do transporte da cidade.

    Destacando a necessidade de diversos pontos implantar a sinalização, bem como a adequação de circulação, com criação de sistema binário de circulação, e ainda a necessidade de rever estacionamentos, pontos de parada, buscando qualidade e padronização.

  • A equipe concentrou-se nos aspectos da expansão urbana, dos vetores de crescimento, pois assim terá as bases para a reformulação do transporte, com elementos para uma licitação.

    Foram percorridos os itinerários existentes, estabelecendo levantamentos mínimos de tráfego e sistema viário, com os registros fotográficos a seguir.

  • DOS REGISTROS FOTOGRÁFICOS

    DOS REGISTROS FOTOGRÁFICOS

    Ônibus em operação bastante idosos realizando transporte de trabalhadores


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 49,90
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • Plano Municipal de Mobilidade Urbana
  • O Sistema de Transporte Público: Análise e Diagnóstico decorrentes das Visitas de Campo
  • DA ABORDAGEM DO TRABALHO
  • DAS VISITAS DE CAMPO
  • DOS REGISTROS FOTOGRÁFICOS
  • Principal via de acesso
  • Ondulações e sonorizadores
  • Fim do asfalto
  • Responsável Técnico