Curso Online de Curso Formativo Desafios da Defesa Civil no Brasil

Curso Online de Curso Formativo Desafios da Defesa Civil no Brasil

As atividades da Defesa Civil são um mix de algo que se aprende na prática, nas vivências do dia-a-dia e de uma boa formação. Neste curs...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 12 horas

Por: R$ 70,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

As atividades da Defesa Civil são um mix de algo que se aprende na prática, nas vivências do dia-a-dia e de uma boa formação. Neste curso cada módulo foi planejado de forma a apresentar conceitos teóricos seguidos de orientações práticas, sobretudo de reflexão, sobre as atividades diárias de um agente voluntario ou oficial de defesa civil.
Este curso é valido como carga horaria complementar para cursos e concursos, alem de um dos requisitos para ingresso no NUPREC - Núcleo de Ações Voluntarias em Proteção e Defesa Civil.

Aparecido da Cruz é Especialista em Segurança do Trabalho, Mestre em Pedagogia Cristã; Pós Graduado em Direito Militar e Defesa Civil, Articulista Institucional em Direitos Humanos e Defesa Civil; MBA em Segurança Pública, MBA em Recursos Humanos - Ênfase em Desenvolvimento Humano e Treinamento é autor de diversos artigos, folhetos além de autor independente de onze livros. Certificador de processos MEC em 2016; Tutor Master EaD; Atuou como coordenador de cursos no CEFAP Átrios, onde conquistou o Premio Positivo de Responsabilidade Sócio Ambiental dentre outros. Atua como educador social voluntário em instituições públicas, desenvolvendo cursos de capacitação aberta a comunidade em geral pelo NUPREC. Membro eleito do Conselho Universitário de uma das maiores universidades públicas brasileiras é também Capelão Chefe na Força Tarefa Brasileira e Escola de Comando de Guardas Municipais, além de Coordenador Nacional do NUPREC - Núcleo de Ações Voluntarias em Proteção e Defesa Civil. É coordenador de cursos da empresa Gesest Soluções em Proteção Humana e Educador Policial pelo CESDH e Escola Superior de Ciências Policiais.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
  • DESAFIOS
    DA
    PROTEÇÃO
    DEFESA CIVIL
    TRABALHO – NECESSIDADES – OBJETIVOS – IMPORTANCIA


    PROFESSOR MS. APARECIDO DA CRUZ

  • 2

    BREVE BIOGRAFIA DO AUTOR

    Coordenador Nacional do NUPREC;
    Coordenador Técnico da Divisão SSMA da UNIFESP/GRU
    Doutor em Capelania pelo ISED;
    Mestre em Educação - Ênfase Educação Profissionalizante;
    Pós Graduado em Direito Militar pela EsFCEx;
    Pós Graduado em Segurança do Trabalho e Defesa Civil ;
    Atua como Gestor de Bombeiros e Emergências ;
    Atuou no PAM Santo André/ Mauá
    Bel. Ciências Jurídicas – FDSM Pouso Alegre (MG);
    Técnico em Segurança do Trabalho com Especialização em Enfermagem do Trabalho;
    Auditoria em Segurança Contra Incêndio pela ACS Group;
    Membro do Circuito de Provas Militares do Brasil;
    Docente da Escola Superior de Capelania e Missões;
    Capelão do CAEDIM – Corpo Acadêmico de Direito Militar;
    Comandante da Brigada Pré Militar em São Paulo;
    Educador Social Voluntário.
    “Porque para ensinar tem que primeiro ser apto a aprender”

    GALERIA DE PRESIDENTES DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO

    APARECIDO DA CRUZ

  • INDICE

    Mensagem Inicial
    10 Dicas para organizar e otimizar seus estudos
    Objetivos
    Curiosidade
    Rupturas e Avanços
    Unidade I – Ruptura Histórica e Avanços;
    Unidade II – Ruptura Reativa;
    Unidade III – Ruptura Legislativa ou Ruptura Dinamica;

    6) Unidade IV- Desafios da Proteção e Defesa Civil;
    7) Conhecer para Ajudar;
    8) Unidade V – Conceitos Básicos em Defesa Civil;
    9) Unidade VI – Case de Sucesso NUPREC
    10) Conclusão
    11) Referencias Base.

  • MENSAGEM INICIAL

    Obrigado por escolher mais um de nossos cursos!

    As atividades da Defesa Civil são um mix de algo que se aprende na prática, nas vivências do dia-a-dia e de uma formação acadêmica consistente. Contudo, há muitos aspectos que, quando estamos conscientes, podem contribuir para um desempenho superior. Neste curso cada módulo foi planejado de forma a apresentar conceitos teóricos seguidos de orientações práticas, sobretudo de reflexão, sobre as atividades diárias de um agente de defesa civil.

    O curso é essencialmente auto-instrucional, isto é, não há turma nem professor e você é inteiramente responsável pelo próprio processo de aprendizagem. Assim, poderá ler e reler os conteúdos da maneira que achar mais conveniente, conforme o seu ritmo e disponibilidade, além de realizar pesquisas independentes pela internet.

    Contudo, para facilitar a aprendizagem, sugere-se que os módulos sejam estudados na sequencia apresentada, como também há diversas imagens ilustrativas para melhorar o aprendizado e a dinâmica multifacetada do conhecimento. Recomendamos ainda uma leitura atenta de todo o material, não incorrendo em dúvidas que claramente foram tratadas neste curso.

    Mais adiante oferecemos a você, algumas dicas sobre como melhorar seu desempenho durante seus estudos.

  • 10 dicas para organizar e otimizar seus estudos:
    1) Leia o conteúdo e faça todas atividades propostas.

    2) Procure lembrar do motivo que o levou a buscar o curso. 3) Avalie a contribuição que você terá em concluir este curso para seu aprimoramento pessoal e profissional. 4) Reflita sobre as vantagens que lhe trarão novos conhecimentos, seja por meio do conteúdo estudado, das dicas do autor ou das discussões com seus colegas, caso esteja realizando este curso de forma presencial. 5) Lembre-se de que não há mais espaço no mercado para pessoas que não se atualizam, seja qual for o seu campo de atuação.

  • Dicas para organizar e otimizar seus estudos (continuação)
    6) Lembre-se de que a disciplina e empenho pessoal são peças-chave para o seu sucesso neste curso. 7) Organize sua agenda diária e semanal de modo a separar o tempo necessário para fazer o curso. Você pode estudar 1 hora por dia útil, ou concentrá-las nos finais de semana. 8) Tente evitar concentrar todas as horas semanais em 2 dias apenas, por exemplo. A natureza assíncrona do curso, em que você estuda no horário de sua conveniência, exigirá um acompanhamento freqüente e, se possível, diário, para evitar acúmulo de tarefas. 9) Oriente-se pela sugestão do Plano de Estudos, sugerida pelo autor. 10) Interaja por meio das ferramentas disponíveis e pesquisa sistemática.

  • Identificar as principais dificuldades da defesa civil sob o prisma de quem atua no sistema, de forma voluntaria e integrada as ações institucionais e governamentais desta atividade.
    Promover, incentivar, articular, defender e contemplar a educação para a Proteção e Defesa Civil Voluntaria, nos atuais moldes internacionais; através de pessoas qualificadas, preparadas e capacitadas para tal fim, tendo como atividades essenciais a prática do voluntariado consciente e integrador, no formato operacional, gestão inovadora e multiplicação social com o jeito de ser NUPREC.

    OBJETIVOS MACRO

  • OBJETIVOS ESPECIFICOS

    Este curso tem como objetivo especifico, contribuir para que ações voluntárias em proteção e defesa civil, bem como ações individuais, sejam dotadas do conhecimento necessário para atuarem em conformidade com a normatização e legislação em vigor e possam se preparar melhor, a partir do conjunto de conhecimentos histórico, empírico, filosófico e prático, para atuação em situações de eventos adversos.

    Para tanto, tomamos como referencia, alguns desastres que mais afetaram os territórios e populações, bem como as dificuldades e desafios no trabalho da defesa civil institucionalizada em manter políticas públicas eficazes e a continuidade de programas no sentido de atenuar a exposição e vulnerabilidade das populações, assegurando o direito a vida e a manutenção da continuidade e normalidade cidadã.

  • 'wei-chi'

    Kiki

    CURIOSIDADE

    "O ideograma para crise é composto de 2 caracteres, um significa "perigo" e outro "oportunidade".
    Ele nos lembra que quando as coisas vão mal, não devemos pensar que está tudo perdido, pois as crises refletem que existe um problema que está ameaçando o que estamos fazendo, mas é muito importante lembrar que temos que ficar atentos, e otimistas no sentindo de pensar que juntos com os problemas, vão inevitavelmente aparecer oportunidades. Crise, portanto, não é algo para se imaginar como algo mau, mas também com otimismo pois elas são um ponto de mudança. Todas as transformações ocorridas em curto prazo passam por uma crise ou um caos. O homem sábio deve saber ver os dois lados das situações, e há sempre razões para se ter também uma visão otimista dos acontecimentos, por pior que eles possam parecer... e mantermos nosso coração alegre e satisfeito independente do que possa ocorrer...“

  • DESAFIOS DA DEFESA CIVIL - REFLEXÃO

  • I
    RUPTURA HISTORICA E AVANÇOS


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 70,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • TRAGETORIA DO NUPREC
  • VISÃO DO NUPREC
  • MISSÃO DO NUPREC
  • ATUAÇÕES OPERACIONAIS E INSTITUCIONAIS Atuando onde mais se precisa atuar,m colaborando com organismos públicos e privados na manutenção da paz e da tranquilidade.
  • ATIVIDADES INSTITUCIONAIS
  • FORÇA E UNIÃO COLETIVAS
  • APOIO AS EQUIPES DE BUSCA E SALVAMENTO
  • SOMOS GRATOS POR SUA VALIOSA ATENÇÃO