Curso Online de Técnica de Redação

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Técnicas de Redação Todos os profissionais, independente da área que atuam, devem se aperfeiçoar na escrita, é uma ferramenta muito impor...

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Técnicas de Redação
Todos os profissionais, independente da área que atuam, devem se aperfeiçoar na escrita, é uma ferramenta muito importante de interação e que as empresas valorizam muito quando e esperam que o profissional consiga expor suas ideias de forma clara e correta.

A proposta deste curso é ensinar ao aluno técnicas importantes para uma boa redação de textos, seja para utilizar esses conhecimentos em seus estudos, no trabalho ou até em concursos públicos que possam vir a prestar.

Conteúdo Programático

Tipos e níveis de linguagem
Estrutura e tipos de texto
Gramática
Redação oficial nos concursos públicos
Redação técnica
Avaliação



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  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
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Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • Técnicas de Redação

  • Índice
    LIÇÃO 1 - TIPOS E NÍVEIS DE LINGUAGEM ........................................ 7
    INTRODUÇÃO ................................................................................. 7
    NÍVEIS DE LINGUAGEM ..................................................................... 7
    COMUNICAÇÃO NAS REDES SOCIAIS ...................................................... 8
    ESTRANGEIRISMO ........................................................................... 9
    TIPOS DE LINGUAGEM ...................................................................... 9
    POEMA .......................................................................................10
    CRÔNICA ....................................................................................10
    LIÇÃO 2 - ESTRUTURA E TIPOS DE TEXTO........................................ 10
    A ESTRUTURA DO TEXTO ..................................................................10
    INTRODUÇÃO ................................................................................11
    DESENVOLVIMENTO ........................................................................11
    CONCLUSÃO .................................................................................11
    ESTRUTURA LINEAR ........................................................................12
    ESTRUTURA CÍCLICA .......................................................................12
    O RACIOCÍNIO ..............................................................................12
    ESTRUTURA NÃO-LINEAR ..................................................................13
    ESTRUTURA CÍCLICO-LINEAR..............................................................13
    NARRAÇÃO ..................................................................................13
    A CONSTRUÇÃO DO ENREDO..............................................................14
    TIPOS DE DISCURSO.......................................................................14
    DISCURSO DIRETO .........................................................................14
    DISCURSO INDIRETO.......................................................................15
    DISCURSO INDIRETO LIVRE ...............................................................15
    CONVERSÃO DE DISCURSOS ..............................................................15
    TIPOS DE NARRATIVA......................................................................15
    DELIMITAÇÃO DO TEMA ...................................................................16
    A ARGUMENTAÇÃO .........................................................................16
    ARGUMENTAÇÃO POR CITAÇÃO ...........................................................17
    ARGUMENTAÇÃO POR COMPROVAÇÃO ....................................................17
    ARGUMENTAÇÃO POR RACIOCÍNIO LÓGICO..............................................17
    COMEÇANDO A ESCREVER .................................................................17
    AMBIGUIDADE...............................................................................17 USO INCORRETO DO PRONOME RELATIVO ...............................................18 MÁ COLOCAÇÃO DE PRONOMES, TERMOS, ORAÇÕES OU FRASES .....................18 PLEONASMO OU TAUTOLOGIA .............................................................18
    PARÁGRAFO .................................................................................18
    TÍTULO E TEMA .............................................................................19
    LIÇÃO 3 - GRAMÁTICA ..................................................................... 20
    COLOCAÇÃO PRONOMINAL .................................................................20 COLOCAÇÃO PRONOMINAL NAS LOCUÇÕES VERBAIS ...................................22 FIGURAS DE PENSAMENTO ................................................................23
    PERSONIFICAÇÃO OU PROSOPOPEIA ......................................................23
    FIGURAS DE PALAVRAS ....................................................................24

  • SINAIS DE PONTUAÇÃO ................................................................... 25
    PONTO FINAL (.) ........................................................................... 25
    DOIS-PONTOS (:) ......................................................................... 25
    PONTO DE INTERROGAÇÃO (?) ........................................................... 26
    PONTO DE EXCLAMAÇÃO (!) .............................................................. 26
    PONTO-E-VÍRGULA (;) .................................................................... 26
    ASPAS (" ") ................................................................................ 27
    CÓDIGO ASCII ............................................................................ 27
    RETICÊNCIAS ().......................................................................... 28
    PARÊNTESES ( ) ............................................................................ 28
    GRAFIA DA PALAVRA PORQUÊ ............................................................ 29 NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA ............................. 29
    USANDO CORRETAMENTE ALGUMAS PALAVRAS ......................................... 30
    LIÇÃO 4 - REDAÇÃO OFICIAL NOS CONCURSOS PÚBLICOS...............32
    DICAS PARA ELABORAR UM TEXTO NO PADRÃO OFICIAL ............................. 32
    FORMAS DE TRATAMENTO E ENDEREÇAMENTO ......................................... 32
    CONCORDÂNCIA COM OS PRONOMES DE TRATAMENTO ............................... 35
    ABREVIATURA DAS FORMAS DE TRATAMENTO .......................................... 36 TIPOS DE CARTA ........................................................................... 36
    CARTA COMERCIAL......................................................................... 36
    CARTA DE INFORMAÇÃO................................................................... 38
    CARTA DE RECLAMAÇÃO .................................................................. 38
    CARTA PESSOAL ............................................................................ 38
    CARTA ARGUMENTATIVA................................................................... 39
    LIÇÃO 5 - REDAÇÃO TÉCNICA ...........................................................40
    CERTIFICADO ............................................................................... 40
    CIRCULAR ................................................................................... 40
    ABAIXO-ASSINADO......................................................................... 41
    CONTRATO .................................................................................. 41
    CURRICULUM VITAE ........................................................................ 41
    DECLARAÇÃO ............................................................................... 43
    MEMORANDO ............................................................................... 43
    PARECER .................................................................................... 44
    PROCURAÇÃO ............................................................................... 44
    RECIBO...................................................................................... 45
    RELATÓRIO ................................................................................. 45
    ATESTADO .................................................................................. 45
    REQUERIMENTO ............................................................................ 46

  • Técnicas de Redação V3
    7

    Lição 1 - Tipos e Níveis de Linguagem

    Introdução
    Redigir significa escrever, expressar-se por escrito.

    Tipos de redação: Artigo de jornal ou revista, carta comercial, memorando, relatório, romance, crônica, poema, tese, ata etc.

    Aprende-se a escrever escrevendo. Nada substitui a prática.
    Para escrever é preciso pensar. Quem pensa mais escreve melhor. Para escrever sobre um assunto, deve-se conhecê-lo muito bem.
    Níveis De Linguagem
    O uso da linguagem varia conforme:

    O nível de instrução: Um analfabeto não fala como uma pessoa instruída.

    A idade: Uma criança não fala como um adulto.

    A região: Um baiano não fala como um gaúcho.

    A conversa informal, do dia a dia, é a coloquial, onde não há a preocupação com as normas gramaticais.

    Em ocasiões formais, usamos a linguagem culta, mais obediente às normas gramaticais.

    Exemplos:

    Linguagem Coloquial
    É Nóis!
    Te amo!
    Não vi ele na escola
    A gente vai por aqui

    Linguagem Culta
    Somos nós!
    Amo-te!
    Não o vi na escola
    Nós vamos por aqui

  • 8
    Técnicas de Redação V3

    Comunicação Nas Redes Sociais
    Exemplo: eai, blz? Qdo vc vem aki?

    Significado: E aí, beleza? Quando você vem aqui?

    Outras abreviações de internetês bastante usadas nas redes sociais:
    É comum, em internetês, substituir o "qu" por "k" e o "ch" por "x".

    Assim, criou-se uma linguagem própria na internet, muito criticada pelos educadores.

    O problema é acostumar-se a escrever assim e escrever do mesmo modo em uma prova ou concurso.

    Deve-se, portanto, usar a linguagem adequada ao nível do receptor, a pessoa que receberá a comunicação, para se fazer bem compreendido.

    Exemplo: "Estudar é um condição sine qua non para aprender!"
    Sine qua non ou conditio sine qua non é uma expressão que se originou do termo legal em latim que pode ser traduzido como "sem a/o qual não pode existir". Indispensável, essencial.

    Em e-mails, não use caixa alta, pois parece que você está gritando com a(s) pessoa(s).

    Exemplo: Digite "Preciso que me ajude com a redação" ao invés de "PRECISO QUE ME AJUDE COM A REDAÇÃO".

  • Técnicas de Redação V3
    9

    Estrangeirismo
    Retrata a forte influência exercida por outras culturas, que se manifestam no vestuário, culinária, música, cinema, comportamento, e, sobretudo, na linguagem.

    Algumas palavras estrangeiras nem precisam ser traduzidas, tamanho é seu uso:

    Shopping spray Cappuccino zoom

    Videogame Jeans Karaoke Pizza

    Status Curriculum Hamburger Marketing

    Design Sushi Site Outdoor

    Delivery Chip Laser
    CD
    Tipos De Linguagem
    A linguagem dos textos pode ser conceitual ou poética.

    Exemplo de linguagem poética: poema, crônica, romance.

    Exemplo de linguagem conceitual: livros didáticos, manuais, jornais, revistas, relatórios.

    A principal característica de um texto conceitual é o processo dissertativo.

  • 10
    Técnicas de Redação V3

    Poema
    É muito comum a utilização de palavras no seu sentido conotativo (figurado) ao invés do denotativo (real).

    Exemplo: Flores para uma flor.

    Flores tem o sentido real (denotativo). O poeta comparou a flor a uma mulher (conotativo).
    Crônica
    A crônica é um gênero que tem relação com a ideia de tempo e consiste no registro de fatos do cotidiano em linguagem literária, conotativa.

    A crônica pode receber diferentes classificações: lírica, humorística, filosófica e jornalística.
    Lição 2 - Estrutura e Tipos de Texto

    A Estrutura Do Texto
    Uma redação pode usar o esquema analítico ou dialético.

    No analítico, apresenta-se a tese, expõe-se o ponto de vista, com argumentos, e faz-se a conclusão.
    No dialético há três momentos: Tese, Antítese e Síntese. Tese: É a ideia inicial (tema).

    Antítese: É a ideia contrária à tese (oposição).

    Síntese: é a união dos opostos, resultado do processo de tese e antítese (conclusão).

    O raciocínio dialético deve ser aberto para novas ideias, mas possuir valores sólidos para resistir aos questionamentos.

    Um texto deve ter introdução, desenvolvimento e conclusão ou começo, meio e fim ou ainda prólogo, corpo e epílogo.

    Introdução, desenvolvimento e conclusão são as partes que estruturam um ensaio.
    O ensaio é uma forma de redação que, por meio da exposição, da interpretação e da discussão de ideias, leva o leitor a compreender o
    texto que lê. O ensaio tem linguagem conceitual.

    A maioria dos trabalhos escolares e das redações nos vestibulares são ensaios.

  • Técnicas de Redação V3
    11

    Introdução
    A introdução deve apresentar a ideia principal (tópico frasal) que será discutida não só no primeiro parágrafo (que deve ter, em média, 5 linhas), mas ao longo do texto.

    Nos textos bem redigidos, a introdução não deve exceder a 1/5 do ensaio. Assim, por exemplo, se o ensaio tem 40 linhas, deve-se deixar a introdução com 8 ou 10 linhas.

    A introdução deve ser um convite ao leitor para continuar lendo o texto. Deve ser direta, estimulando o leitor a pensar sobre o conteúdo desde a leitura do título.
    Desenvolvimento
    O desenvolvimento é o chamado "corpo do texto", onde serão desenvolvidas as ideias propostas na introdução. É o momento em que se defende o ponto de vista acerca do tema proposto.

    Pode estar dividido em 2 ou 3 parágrafos e corresponde a umas 20 linhas, aproximadamente.

    Uma boa proporção é de 3/5 do ensaio.

    No desenvolvimento, evite repetições de termos ou orações que tenham o mesmo sentido. Evite também períodos muito longos, pois tendem a tornar a leitura enfadonha, monótona. Além disso, pode fazer com que o escritor se perca em meio às suas próprias argumentações.
    Não queira demonstrar mais do que sabe sobre determinado assunto, pois poderá cair no erro das repetições de ideias. O importante é a qualidade e não a quantidade de argumentos.
    Em ensaios longos o desenvolvimento pode ter capítulos ou subtítulos.
    Conclusão
    A conclusão é o fecho do texto e deve ter, em média, 5 linhas, ou 1/5 do ensaio.
    Em um parágrafo, a conclusão deve reunir as ideias levantadas ao longo do texto, contudo, com um posicionamento por parte do escritor ou uma solução para um problema apresentado.

    Evite expressões como "Portanto", "como já foi dito", "como já vimos" e outras, pois empobrecem a redação.

    Nunca coloque: "Concluímos que", "Concluo que", "Finalizando", "Resumindo" ou equivalentes na conclusão porque não é necessário

  • 12
    Técnicas de Redação V3

    que o escritor avise que irá finalizar o texto, já que esta etapa deve ser percebida pelo leitor e não alertada.

    Em redações curtas, com 15 ou 20 linhas, como as pedidas em vestibulares, pode-se considerar o próprio título como introdução e ir direto ao desenvolvimento.
    Estrutura Linear
    Na estrutura de texto linear temos uma sequência de ideias que levam à conclusão, onde está a ideia principal. Por isso, o leitor vai lendo com um interesse crescente até a conclusão.

    É a estrutura mais usada porque é a que reflete o próprio processo de acúmulo do conhecimento.
    Estrutura Cíclica
    Nesta estrutura o texto começa pela conclusão e as mesmas ideias são resumidas ao final. O que a caracteriza é a coincidência entre a introdução e a conclusão.

    Usa-se esta estrutura para chamar a atenção do leitor logo no início do texto.

    A análise consiste na decomposição de um todo em suas partes.

    A síntese é o oposto da análise. É um método que se vai da parte para o todo.

    Os recursos de análise e síntese, embora opostos, são complementares.

    Na redação, esses mesmos recursos podem ser a base para estruturas dos textos e servem para criarmos duas possibilidades de organização de seu raciocínio.
    O Raciocínio
    Os métodos de análise e síntese traduzem o funcionamento da mente humana ao investigar com objetividade a realidade à sua volta. O raciocínio ligado à análise é o chamado dedutivo e o relacionado à síntese chama-se indutivo.

    Há duas estruturas básicas de texto: Estrutura Linear e Estrutura Cíclica.

    A Estrutura Linear tem como fundamento o método indutivo.

  • A Estrutura Cíclica tem como fundamento o método dedutivo.

    As estruturas Linear e Cíclica são as mais usadas e, durante séculos, serviram como base de todo texto conceitual.

    Redigir cíclica ou linearmente depende da aptidão pessoal. É como se houvesse "pessoas cíclicas" e "pessoas lineares".

    As "pessoas cíclicas", em geral, são mais intuitivas e conseguem antecipar com facilidade as conclusões.
    Estrutura Não-linear
    Apresenta uma linha de raciocínio quebrada. O texto que a utiliza tem uma sequência aparentemente sem lógica.

    Este é um recurso tipicamente literário, característico de muitos romancistas modernos.
    Estrutura Cíclico-linear
    Utiliza o processo indutivo de argumentação da estrutura linear e utiliza a estratégia de repetição da estrutura cíclica.

    O leitor é levado a usar os dois processos de raciocínio indutivo e dedutivo ao mesmo tempo.

    Nesta estrutura, a repetição se dá não apenas no começo e no fim do ensaio, mas também durante o desenvolvimento, como um refrão.

    São processos de redação: Descrição, Narração e Dissertação.
    Narração
    Narrar é contar um fato.
    Todas as vezes que uma história é contada (narrada), o narrador acaba sempre contando onde (espaço), quando (tempo), como (enredo) e com quem ocorreu o episódio (personagem).

    O conjunto de ações que compõem o texto narrativo, ou seja, a história que é contada nesse tipo de texto, recebe o nome de Enredo.

    O enredo, em sua sequência, pode ser linear ou não-linear.

    É linear quando o tempo, o espaço e os personagens são apresentados de maneira lógica e as ações desenvolvem-se cronologicamente, assim, observa-se o começo, o meio e o fim da narrativa.

    O enredo não-linear não segue uma sequência cronológica, desenvolve-se descontinuamente, com saltos, antecipações,
    Técnicas de Redação V3 13

  • 14
    Técnicas de Redação V3

    retrospectivas, cortes e com rupturas do tempo e do espaço em que se desenvolvem as ações.
    A Construção Do Enredo
    O enredo se compõe de 4 partes:

    Apresentação: é onde são apresentados alguns personagens e expostas algumas circunstâncias da história, como o momento e o lugar em que a ação se desenvolverá. Nem todo texto narrativo tem a Apresentação.

    Complicação: é onde as ações e os conflitos são desenvolvidos, conduzindo o enredo ao clímax.

    Clímax: é o ponto em que a ação atinge seu momento crítico, momento de maior tensão.

    Desfecho: é a solução do conflito produzido pelas ações dos personagens.
    A narração deve prender a atenção do leitor, criando uma expectativa sobre a conclusão.

    Uma narração pode ser em primeira pessoa (o narrador faz parte da história) ou em terceira pessoa (o narrador não faz parte da história).
    Tipos De Discurso
    Há 3 tipos de discurso: Discurso Direto, Indireto e Indireto Livre.
    Discurso Direto
    É quando o narrador reproduz exatamente o que a personagem falou.

    Primeira pessoa (eu, nós) é o narrador quem fala, usando aspas ou travessões para demarcar que está reproduzindo a fala de outra pessoa.

    Pode-se separar a fala do narrador e a da personagem por meio da vírgula ou do travessão, exceto se a frase terminar por ponto de exclamação (!) ou de interrogação (?).

    Exemplos:
    Venha cá! bradou o mestre. (Machado de Assis)
    Vamos, vamos depressa, repetia ele ao cocheiro. (Machado de Assis)
    Pode-se, também, usar aspas.

    Exemplo: "Não gosto disso" disse a menina em tom zangado.


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